Cortar vídeos diretamente no celular facilita o compartilhamento de clipes nas redes sociais. Editores grátis como Google Fotos, Filmora Go e Adobe Premiere Clip prometem realizar a tarefa de maneira simples em celulares Android e iPhone (iOS). Com um sistema de navegação intuitivo, as ferramentas podem ser usadas, inclusive, por usuários sem experiência com edição de vídeos. A ideia é otimizar o processo e entregar um resultado com acabamento eficiente.

Para os interessados em encontrar serviços de corte de vídeos para smartphone, o TechTudo selecionou cinco opções de aplicativos que exercem a função de maneira fácil. Todos os serviços listados são gratuitos para usar e estão disponíveis nos sistemas operacionais do Google e da Apple. Confira as dicas e agilize as edições dos seus clipes pessoais ou profissionais.

Quer comprar celular, TV e outros produtos com desconto? Conheça o Compare TechTudo

1. Google Fotos

O Google Fotos é uma das opções mais simples e diretas para cortar vídeo no celular. Já instalado de fábrica em aparelhos Android e com versão disponível para iPhone, o aplicativo do Google exibe um menu de edição objetivo assim que o clipe é aberto. Ao entrar, na linha de edição, o usuário pode arrastar as bordas da direita e esquerda para o centro e selecionar a parte da filmagem que interessa. Depois, basta clicar em "Salvar" para que o vídeo cortado seja armazenado no dispositivo.

2. VideoShow

O VideoShow é um editor completo para iPhone e Android, com ferramentas capazes de criar vídeos com fotos e outros recursos avançados. Para cortar um vídeo, o usuário pode acessar o atalho "Trim" ("Aparar") na tela inicial, escolher a opção "Cortar" e selecionar o arquivo desejado. A mecânica de edição é a mesma da maioria dos apps do gênero, com a exigência de ajuste das bordas para definir a parte da gravação que será mantida.

3. FilmoraGo

O FilmoraGo é outra alternativa com interface intuitiva. Sem necessidade de cadastro, o aplicativo exibe um grande botão de "+" assim que aberto. Depois de tocar nele, o usuário precisa apenas escolher o vídeo, definir o intervalo a ser extrair, apertar "Adicionar" e, por fim, pressionar "Seguinte". Com o resultado pronto, é possível acrescentar música, aplicar efeitos e realizar outras operações antes de compartilhar o vídeo nas redes sociais, como Instagram e Facebook.

4. Adobe Premiere Clip

O Adobe Premiere Clip é um app grátis, mas exige cadastro como todo software para celular da Adobe. Uma vez logado, o usuário precisa apenas fazer escolher o vídeo, que pode ser capturado na hora ou carregado do armazenamento. Em seguida, basta acessar a opção "Formato livre" para fazer o corte manualmente. Quando o resultado estiver pronto, toque no botão de compartilhamento e selecione se deseja salvar o clipe cortado no celular, fazer upload para o Creative Cloud, publicar na comunidade Adobe, enviar para o Premiere

... Pro CC ou compartilhar no YouTube ou Twitter.

5. Quik

O Quik é um editor de vídeos da GoPro, mas não é restrito para os donos da câmera de ação. Esse serviço grátis também pode ser usado por qualquer pessoa para criar clipes especiais no Android, iPhone e no PC. No celular, a ferramenta "Cortar" é acessível ao acessar o botão de ajustes e depois, selecionar a caneta de edição.

Photoshop ou Lightroom: quando usar um ou outro? Comente no Fórum do TechTudo.



>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.