O Snapdragon 8cx (Computer Xtreme) é o primeiro processador de 7 nanômetros para computadores com Windows, anunciado pela Qualcomm nesta quinta-feira (06), durante o Snapdragon Tech Summit. A plataforma foi criada para a próxima geração dos notebooks Always On, Always Connected, e promete combinar alta performance e bateria que dura por vários dias.

Outro destaque do processador é a possibilidade de acessar a Internet por meio da rede LTE. A expectativa é que o novo Snapdragon esteja presente em notebooks lançados a partir do terceiro trimestre de 2019.

Quer comprar notebook barato? Encontre os melhores preços no Compare TechTudo

Em relação à ficha técnica, o processador vem com a CPU Kryo 495 com 10 MB de cache, a mais rápida produzida pela Qualcomm. Já a unidade de processamento gráfico é uma GPU Adreno 680 que promete ser mais poderosa e econômica. A plataforma é também compatível com memórias LPDDR4x e armazenamento em SSD, no padrão NVMe. Vale lembrar que os processadores com arquitetura ARM de 7nm ocupam menos espaço no dispositivo e garantem melhor desempenho e eficiência energética. Assim, o notebook não precisa de um ventilador e fica muito mais fino e silencioso.

Segundo a fabricante, a bateria de um computador com Snapdragon 8cx pode durar por vários dias. Além disso, ele utiliza o padrão Quick Charge 4+ e oferece recarga rápida. O processador também suporta até duas telas com resolução 4K, Bluetooth 5.0, NFC e a segunda geração do USB 3.1. Ele ainda conta com a tecnologia aptX, que diminui a latência em reprodução de música sem fios.

Além do tradicional Wi-Fi, o processador permite que os computadores acessem à Internet por meio da rede 4G. Para isso, ele utiliza o modem X24 LTE, que funciona em redes com velocidade de até 2Gb/s. A empresa também afirmou que o os PCs também poderão contar com o modem para Internet 5G.

O processador é compatível com o Windows 10 Enterprise, sistema mais seguro da Microsoft e voltado para uso profissional. Além disso, os aplicativos funcionam de forma integrada para oferecer mais produtividade em tarefas. A Qualcomm também está trabalhando com a Mozilla para otimizar o Firefox para o Snapdragon 8cx. Outra novidade para a plataforma é o suporte às assistentes Alexa e Cortana.

Always On, Always Connected PC

Os computadores da linha Always On, Always Connected trazem uma proposta diferente, combinando as experiências de dispositivos mobile e PC. As fabricantes prometem aparelhos com alto desempenho, eficiência energética e entrada para chips de celulares. Assim, eles funcionam com Internet 4G e ficam sempre conectados. A ideia é que o usuário apenas abra o dispositivo e comece a usar.

A família de PCs foi introduzida em 2017. Na ocasião, a Qualcomm apresentou três notebooks em parceria com as fabricantes Lenovo, Asus e HP, são eles: Lenovo Mix 630, Asus Nova Go e HP Envy X2, ambos com uma versão especial para PCs do Snapdragon 835. Já este ano, a linha foi atualizada com dois novos produtos, em parceria com a Samsung e Lenovo. Os Galaxy Book2 e o Yoga C630 chegaram com a plataforma Snapdragon 850.

Vale ressaltar que o novo processador não deve substituir a geração anterior. A ideia é produzir dispositivos com o Snapragon 850 e com o 8cx para diferentes faixas de preço, de acordo com o Diretor de Marketing de Produtos, Peter Burns.

A expectativa era de que a companhia exibisse produtos com o novo processador durante o Snapdragon Tech Summit, mas isso não aconteceu. A previsão é de que notebooks com o 8cx estejam disponíveis para o consumidor final somente no terceiro tr

... imestre de 2019. Durante o evento, a Qualcomm mostrou apenas o design usado como referência para os próximos PCs.

Os PCs da linha Always On, Always Connected ainda não foram lançados no Brasil e, por enquanto, não há previsão de chegada dos produtos. A prioridade das empresas está nos mercados chinês, norte-americano e erupeu. Apesar disso, a Qualcomm diz estar em negociação com fabricantes de computadores e operadoras de celular no país.

*A jornalista viajou para o Havaí a convite da Qualcomm.

Qual é o melhor notebook barato de 2018? Comente no Fórum do TechTudo



>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.