Tirar o passaporte para cidadãos brasileiros é um processo que envolve várias etapas e envio de documentos, tanto online quanto presenciais. O procedimento para requisição é iniciado no site da Política Federal, e é o mesmo para quem tira pela primeira vez ou para pessoas que desejam renová-lo — na prática, sempre se emite um novo documento. O valor para tirar o passaporte é de R$ 257,25, com validade de 10 anos para solicitantes com 18 anos ou mais.

O prazo de entrega do passaporte brasileiro é de seis dias úteis após a apresentação dos documentos originais no atendimento presencial da PF. Veja a seguir o passo a passo para obter a documentação para viagem ao exterior.

Quer comprar celular, TV e outros produtos com desconto? Conheça o Compare TechTudo

Confira a documentação

Antes de solicitar o passaporte, é preciso reunir alguns documentos originais que deverão ser levados até o atendimento presencial da Polícia Federal. São eles:

  • Documento de identificação com foto: RG, carteira funcional de órgão público, carteira militar ou expedida por órgão fiscalizador, carteira de trabalho, passaporte brasileiro anterior ou carteira de habilitação;
  • Título de eleitor e comprovante de votação, caso haja alguma irregularidade eleitoral junto ao TSE;
  • Documento que comprove quitação com o serviço militar, para o caso de haver divergência ou impossibilidade de consulta online no ato do atendimento;
  • Passaporte anterior válido, se houver;
  • CPF, inscrito em um documento de identificação ou em cartões de bancos, assistência social ou serviços previdenciários. É possível também apresentar o Comprovante de Inscrição no CPF obtido via Internet.

Preencha o formulário online

Passo 1. Se você tem todos os documentos originais em dia, acesse a página de solicitação do passaporte e selecione a opção “Emissão do passaporte”;

Passo 2. Na primeira tela, preencha com suas informações pessoais;

Passo 3. Na segunda aba, informe os dados dos seus documentos;

Passo 4. Na mesma tela, tenha atenção especial ao preencher a informação sobre o passaporte anterior. Se for o primeiro passaporte, marque a opção “Nunca teve passaporte comum”. Quem for renovar o documento deve ter a versão antiga em mãos para inserir o número;

Passo 5. Em “Dados complementares”, informe sua profissão, e-mail, endereço e telefone para prosseguir;

Passo 6. Ao final, revise as informações com cautela e marque a caixa de diálogo no rodapé. Pressione “Enviar”;

Passo 7. Na sequência, feche o alerta na parte de cima e selecione “Imprimir” para gerar a GRU, a guia de pagamento que você deve usar para pagar a taxa de emissão.

Agende o atendimento

Passo 1. Com a guia devidamente paga e munido dos documentos originais requeridos pela Polícia Feder

... al, acesse a página do passaporte no site da PF e selecione “Agende seu atendimento” para marcar o atendimento;

Passo 2. Informe CPF, o protocolo recebido por e-mail e a data de nascimento para avançar. Se o pagamento já tiver sido compensado pelo banco, o que ocorre entre 24 e 72 horas, o site irá oferecer um calendário de datas para agendar a visita presencial ao posto da Polícia Federal.

Micro SD corrompe todos os arquivos; o que fazer? Tire dúvidas no Fórum do TechTudo.



>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.