Clarice Lispector é homenageada pelo Doodle do Google desta segunda (10). Para celebrar a data, que contemplaria o 98º aniversário da escritora e jornalista, o tradicional logo do buscador foi substituído por uma colagem feita por sua neta, a designer Mariana Valente. Na imagem estática, a artista buscou contar parte da trajetória da avó.

Há referências à Ucrânia, país de nascimento de Lispector, sua perigosa saída da Europa de navio como refugiada e a chegada ao cálido nordeste brasileiro. Em seguida, é representada sua ascensão como elogiada escritora internacional. Até hoje frases de Clarice Lispector são compartilhadas em redes sociais, e "A Hora da Estrela" é o livro mais conhecido da autora.

Quer comprar celular, TV e outros produtos com desconto? Conheça o Compare TechTudo

A colagem, feita à mão, reúne ainda outros detalhes sobre a vida da homenageada. “A marca do Jardim Botânico do Rio de Janeiro, um de seus santuários favoritos, uma barata escondida e o prédio onde ela começou seu primeiro emprego no centro do Rio, representam suas epifanias vindas de cenas cotidianas”, explica Valente, que revelou ter aprendido com a avó “a redefinição do significado das palavras na própria palavra e a ressignificação das imagens na colagem”. O Doodle pode ser visualizado por usuários do buscador no Brasil, Argentina, Portugal, Japão e Islândia.

Biografia de Clarice Lispector

Clarice Lispector é considerada uma das escritoras brasileiras mais importantes do século XX e a maior escritora judia desde Franz Kafka. Nasceu em 10 de dezembro de 1920 em Chechelnyk, Ucrânia, de onde fugiu ainda bebê com os pais e as duas irmãs, devido à perseguição religiosa no pós-Primeira Guerra Mundial. Após passarem pela Romênia e Moldávia, em 1922, conseguiriam passaportes válidos para a imigração ao Brasil, onde aportaram em Maceió, Alagoas.

Em 1929, a família se mudou para Recife, Pernambuco, e, em 1935, para a cidade do Rio de Janeiro. Em uma época em que poucas mulheres cursavam o ensino superior, Clarice Lispector ingressou, em 1939, no curso de Direito da Universidade Federal do Rio de Janeiro, enquanto trabalhava como secretária em um escritório de advocacia e em um laboratório e também realizava tração de textos científicos para revistas. Em 1940, aos 19 anos, publicou na revista Pan seu primeiro conto conhecido, “Triunfo”, no qual narra os pensamentos de uma mulher abandonada por seu companheiro.

Seu primeiro romance, “Perto do Coração Selvagem”, foi publicado em 1943, no qual a protagonista Joana narra sua história em dois planos: sua infância e o início de sua vida adulta. A obra conquistou o Prêmio Graça Aranha de melhor romance do ano. Desde então, Clarice publicou uma série de romances, contos, crônicas e novelas, que tinham como principal características as cenas cotidianas simples e tramas psicológicas.

Os títulos que mais marcaram a carreira da escritora foram “Perto do Coração Selvagem”, “Laços de família”, “A paixão segundo G.H.”, “A Hora da estrela” e “Um Sopro de vida”, sendo traduzidos para diversos idiomas, incluindo japonês e tcheco. Ao todo, sua obra recebeu mais de 200 traduções.

Aos 57 anos, na véspera de seu aniversário de 1977, Clarice Lispector faleceu em deco

... rrência de um câncer no ovário. Entretanto, seu trabalho é referência até hoje e, nos últimos anos, passou a dominar redes sociais, como o Facebook e Twitter, com a postam de frases creditadas à escritora. Como é comum na Internet, muitas delas, entretanto, não foram escritas por ela, sendo recomendável pesquisar a autoria antes de compartilhar um texto atribuído à artista.

Qual o melhor Doodle do Google? Deixe sua opinião no Fórum do TechTudo.



>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.