A preocupa??o em ter um computador com qualidade o suficiente para jogar est? muito al?m de uma CPU robusta. A preocupa??o na hora de comprar novos componentes tamb?m deve estar na escolha do monitor correto para os games. Por isso, o Techtudo reuniu dicas para te ajudar a entender qual o monitor mais indicado para voc?.

FireWire: entenda a tecnologia, quais suas principais fun??es e pre?o

Entenda os principais fatores decisivos para comprar um monitor (Foto: Anna Kellen Bull/TechTudo)

LCD ou LED?

Apesar da pergunta parecer mais comum para quem est? procurando uma televis?o, a quest?o tamb?m deve ser tirada a limpo na compra de um monitor. A principal diferen?a entre eles ? o contraste e qualidade de diferen?a de cores. A tela de LCD, que normalmente ? mais barata, ? indicada para jogos que sejam muito coloridos.

As tecnologias de TVs LED e OLED t?m diferen?a de espessura (Foto: Paulo Alves/TechTudo)

J? a tecnologia LED, apesar de ser um pouco mais cara, ? mais indicada para jogos escuros e sombrios. Isso porque as telas possuem LEDs em volta da tela, melhorando a reprodu??o de tons e cores e, por consequ?ncia, real?ar os contrastes.

Como escolher entre uma TV LED e uma OLED? Entenda a diferen?a

Tempo de resposta

O tempo de resposta ? quanto um monitor leva para reproduzir uma imagem. Se ele for demorado, o gamer pode ser prejudicado. Por exemplo, se o seu personagem est? levando um tiro, mas o monitor n?o o reproduz, voc? pode perder um jogo e nem saber disso. As altas taxas podem ser respons?veis, tamb?m, por borr?es e fantasmas no jogo.

O tempo ? medido a partir dos milissegundos que um pixel ?totalmente preto? leva para atingir o ?branco mais puro? e, em seguida, voltar a ser preto. Quanto menor for esse n?mero, melhor. A prefer?ncia ? que seja abaixo dos 2ms.

Taxa de atualiza??o

Essa taxa ? a ?melhor amiga? do tempo de resposta. Ou seja, os dois fatores trabalham juntos para ter alta qualidade no jogo. ? a taxa de atualiza??o que revela a capacidade do dispositivo de atualizar as informa??es da tela.

Taxas de atualiza??o s?o respons?veis por travamento em jogos (Foto: Laura Martins/TechTudo)

Quanto maior o n?mero, mais rapidez ser? entregue pelo monitor. Dessa forma, h? mais nitidez e flu?ncia, principalmente em cenas onde muitas coisas acontecem. Quando a taxa de atualiza??o n?o ? o suficiente, acontecem dois erros comuns nos games: tear (quando duas cenas s?o exibidas ao mesmo tempo) ou delay.

O mais comum ? encontrar monitores com taxa de 60 Hz, que na maior parte das vezes ? o suficiente para que as imagens sejam entregues da maneira correta.

Resolu??o

Os monitores devem atender ? alta tecnologia gr?fica dos jogos. Exatamente por isso ? importante ter aten??o na resolu??o do componente. ? esse quesito que mede o n?mero de pixels que o monitor exibe na tela.

De maneira mais simples, as imagens t?m mais detalhes quando os n?meros s?o maiores. Por isso, o mais recomendado para um gamer ? um monitor que tenha qualidade FullHD (1920?1080).

Monitor 4K

Ainda pensando nas resolu??es, uma das principais novidades para os

... entusiastas s?o a possibilidade de jogar em um monitor 4K. Ele tem resolu??o 4 vezes maior do que a FullHD. Somente essa informa??o enche os olhos de muita gente. Mas ser? que realmente vale a pena investir nele?
Tecnologia 4K ganha espa?o no mercado, mas pode n?o ser a melhor escolha (Foto: Fabr?cio Vitorino/TechTudo)

Apesar da grande tecnologia em resolu??o, a maior parte dos monitores tem tempo de resposta de 30Hz, a metade do recomendado para jogar. Al?m disso, entre os que oferecem 60 Hz, as especifica??es dizem que, para isso, ? preciso jogar em FullHD.

TVs OLED ou 4K: qual vale mais a pena? Participe do F?rum do TechTudo.

Dessa maneira, talvez seja melhor repensar em investir mais ? os monitores s?o mais caros que os comuns ? e esperar novas especifica??es.

Contraste Est?tico

N?o muito comentado, ? esse fator que direciona como ser? a ilumina??o de um jogo. Na pr?tica, ? o contraste est?tico que revela a taxa real de contraste de um monitor ? uma compara??o entre luz branca e negra.

Tamanho

Ainda que pensar em telas enormes seja o mais comum, nem sempre ? a maior ? a melhor op??o. Isso porque o tamanho da tela anda junto com o espa?o onde ela estar?. Ou seja, uma tela gigante em um espa?o onde voc? ficar? ?grudado? no monitor, poder? atrapalhar o game inv?s de ajudar.

Para ter uma no??o melhor, a m?dia de tamanho dos monitores mais comercializados s?o entre 19 e 24 polegadas.

Para jogar, monitores grandes nem sempre s?o a melhor op??o (Foto: Anna Kellen Bull/TechTudo)

3 dimens?es

Cada vez mais a ind?stria de games apresenta novos jogos com op??o 3D. Se voc? quer ter uma imers?o ainda maior no seu jogo, tenha em mente alguns pontos para a compra do monitor correto. A primeira delas ? a taxa de atualiza??o. Inv?s de 60 Hz, ? preciso ter ao menos 120 Hz.

Dicas para montar um PC Gamer compativel em 2015! Participe no F?rum do TechTudo.

A explica??o ? simples: como a imagem precisa ser gerada duas vezes, o monitor tem que ser capaz de dividir as duas imagens em 60 Hz cada. Al?m disso, tenha em mente que sua placa de v?deo tem que ser compat?vel com a tecnologia 3D.

Monitores 3D ajudam em imers?o de jogos (Foto: Divulga??o)

Placa de v?deo

Citada no requisito acima, ela trabalha diretamente com o seu monitor. Ou seja, de nada adianta ter um super monitor se a sua placa de v?deo n?o responder a altura. Diferentes marcas oferecem componentes espec?ficos para games. ? importante, tamb?m, sempre estar com os drivers atualizados.

Monitor Gamer

A grande procura por monitores que tenham especifica??es para games fez com que grandes empresas lan?assem telas espec?ficas para jogadores. Nelas s?o embutidas tecnologias que ajudam na experi?ncia do usu?rio.

Diversas empresas oferecem monitores exclusivos para gamers (Foto: Divulga??o/Asus)

A BenQ, por exemplo, tem tecnologias para melhorar as movimenta??es r?pidas e melhorar foco em shooters, al?m de prometer melhores taxas de atualiza??o e ajuste em n?veis de brilho para n?o causar desconforto ap?s muitas horas de jogo.

J? a Nvidia traz uma tecnologia que faz o monitor conversar com a GPU de uma nova maneira, minimizando drasticamente os delays e imagens travadas.

?



>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.