A operadora inglesa Vodafone estuda o uso de tampas de bueiros com antenas de telefonia para melhorar a cobertura do atual sinal 4G e do futuro 5G em grandes cidades. Em testes na cidade de Newbury, a iniciativa em parceria com a Ericsson tem por objetivo criar um sistema de antenas mais baratas e fáceis de serem instaladas. Elas seriam capazes de ampliar a oferta de internet móvel devido à capacidade de disseminar o sinal num raio de até 200 metros, a partir de cada bueiro conectado à rede.

Segundo a operadora, as vantagens da ideia ficam por conta da maior facilidade de se instalar antenas no subsolo: a burocracia é menor, assim como os custos, já que não é necessário ocupar uma área na superfície com a infraestrutura típica dessas instalações.

A preocupação pode ser decisiva na construção de redes 5G, já que uma das abordagens para a montagem dessas estruturas prevê a necessidade de milhares de pequenas antenas para atender vastas regiões. A instalação das antenas na superfície pode esbarrar na resistência de comunidades locais, além dos altos custos para contratar espaço em cidades.

O projeto tem parceria da Ericsson, antiga fabricante de celulares que se retirou desse mercado para focar em infraestrutura de telecomunicações. A empresa participa do projeto devido aos componentes que tiram proveito do metal usado nas tampas dos bueiros para propagar sinal.

Embora a cobertura de apenas 200 metros por bueiro pareça pouca coisa, a ideia da Vodafone pode fazer mais sentido se colocada no contexto de uma área urbana densamente povoada, em que milhares de bueiros atuam como antenas para melhorar a cobertura de rede, combater as chamadas sombras de sinal e garantir que o consumidor tenha acesso às altas velocidades prometidas para o 5G.

... div>

A operadora também tem instalado as micro-antenas em cabines telefônicas, lâmpadas e postes. De acordo com a Ericsson, o 5G chegará a 1,5 bilhão de usuários até 2024.



>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.