Verificar a temperatura do processador é importante para saber se o computador está trabalhando corretamente. Se a temperatura estiver muito alta, além de aumentar o desgaste da CPU, o clock é reduzido para preservar o componente. Como resultado, o seu PC pode ficar lento e travar. No caso de notebooks, o dispositivo também pode esquentar e incomodar o usuário.

No tutorial a seguir, confira como descobrir a temperatura do processador usando o app Core Temp. O utilitário é gratuito e compatível com o Windows XP e versões superiores, incluindo o Windows 10. As dicas valem para qualquer computador, independente da versão do sistema.

Quer comprar celular, TV e outros produtos com desconto? Conheça o Compare TechTudo

Como verificar a temperatura

Passo 1. Baixe e instale o aplicativo Core Temp. O programa mostra a temperatura de cada núcleo (core) do seu processador. Na primeira coluna, está o valor atual, seguida pela mínima e máxima registrada durante o monitoramento;

Passo 2. Você pode minimizar o aplicativo e continuar monitorando o processador em segundo plano. A temperatura atual é exibida à esquerda do relógio, na barra de tarefas do Windows.

Qual a temperatura ideal do processador?

A temperatura ideal para o processador varia de acordo com a marca e modelo do componente. Em termos gerais, a regra é quanto menor, melhor. Primeiro, verifique as especificações técnicas e recomendações da Intel ou AMD para a CPU do seu computador. Geralmente, o componente deve trabalhar com aproximadamente metade da temperatura máxima estipulada pelo fabricante, deixando uma folga para aplicações que exijam maior poder de processamento, como jogos. Lembre-se de realizar o teste acima nestes momentos.

Como reduzir a temperatura do processador

Abra o gerenciador de tarefas do Windows e, na aba "Processos", clique em "CPU" para exibir os aplicativos que mais estão exigindo do processador no início da lista. Feche os programas com maior carga de processamento.

No caso de notebook, evite apoiá-lo sobre superfícies irregulares, que podem obstruir o fluxo de ar, como travesseiros e almofadas. O ideal é sempre usar o computador sobre a mesa.

Além disso, faça uma limpeza interna no computador. O acúmulo de sujeira pode prejudicar a refrigeração do processador. Caso necessário, aproveite para troc

... ar a pasta térmica da CPU.

Substitua o cooler antigo do processador por um novo e mais potente. No caso de notebooks, é possível usar bases com coolers para auxiliar na refrigeração.

Aproveite as dicas para verificar e diminuir a temperatura do processador do seu PC.

Qual é o melhor processador para jogos? Descubra no Fórum do TechTudo



>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.