Os emojis Natal deixam as mensagens ainda mais especiais nesta época do ano. O que pouca gente sabe é que algumas dessas carinhas e símbolos têm curiosidades desde a criação até a evolução para o seu aspecto atual. O emoji de Papai Noel, por exemplo, tinha uma expressão de tristeza em sua primeira versão para Android. Já a Mamãe Noel só foi criada seis anos após o lançamento da versão masculina. Além disso, o ícone de rena, animal que puxa o trenó do bom velhinho, é, na verdade, um cervo.

Confira, a seguir, a lista completa com os emojis de Natal, além do significado e curiosidades sobre os principais símbolos natalinos disponíveis, divulgados pela Emojipedia, catálogo que registra todos as carinhas utilizadas pelos sistemas.

Quer comprar celular, TV e outros produtos com desconto? Conheça o Compare TechTudo

Todos os emojis de Natal

Para a Emojipedia, os motivos que constituem os emojis de Natal podem variar de pessoa para pessoa. Então, a lista a seguir segue uma tendência de maior utilização no período, indicando uma correlação com a data para muitas pessoas.

???? Bebê

???? Bebê Anjo

???? Papai Noel

???? Mamãe Noel

????‍♀️ Elfa

????‍♂️ Elfo

???? Família

???? Meias

???? Cervo (ou rena)

???? Cookie

???? Copo de Leite

???? Copo de Vinho

???? Garfo e Faca

⛪ Igreja

???? Estrela Brilhante

❄ Floco de Neve

☃ Boneco de neve

⛄ Boneco de neve sem neve

???? Fogo

???? Árvore de Natal

???? Presente embrulhado

???? Sino

???? Notas Musicais

???? Vela

???? Local de culto

✝ Cruz Latina

???? ???? ???? ???? ❄️ ???? ⛄️ ???? ???? ???? ???? ???? ????‍ ???? ⛪ ???? ???? ✝️ ???? ???? ???? ????

Papai Noel ????

O emoji de Papai Noel foi criado em 2010 e, apesar de ter uma aparência diferente em cada sistema, segue o padrão mais conhecido em todos eles, com gorro vermelho e barba branca. Mas nem sempre foi assim.

Em 2012, um bug foi reportado ao Android alegando que o Papai Noel tinha uma expressão triste, e que deveria ser feliz, representando a alegria do feriado. O sorriso só chegou ao ícone dois anos depois, na atualização de 2014. Neste mesmo ano, o gorro do bom velhinho também foi alterado, recebendo a tradicional cor vermelha – até então, ele era laranja, pois a cor vermelha não era permitida nos emojis do Google.

Na Apple, o tom de pele do ícone deixou de ser branco e passou a ser amarelo por padrão no ano de 2015, para que o usuário pudesse escolher a etnia que o representasse. A partir de então, a barba do personagem também ficou amarela. No ano seguinte, o Papai Noel ganhou uma versão renderizada em 3D, quando uma revisão completa deixou todos os emojis do sistema em alta resolução.

O Facebook vem aperfeiçoando seu conjunto de emojis e, em 2018, também deixou a pele do personagem amarela. Já a versão mais recente da Microsoft insere um traço de contorno muito espesso nas bordas dos emojis, deixando o Papai Noel com uma barba “branca e preta”.

Mamãe Noel ????

Seis anos depois da criação da versão masculina, foi lançado o emoji da Mamãe Noel, chamada no exterior de Sra. Claus. O ícone mantém o mesmo padrão em todos os sistemas, representado por uma simpática senhora de cabelos brancos, óculos de grau e um gorro vermelho. De acordo com a Emojipedia, o emoji feminino é usado com menos frequência do que o do Papai Noel.

...

Ainda segundo a empresa, o esboço do ícone foi desenvolvido em 2015, em uma tentativa inicial de adicionar “pares de gêneros” a alguns emojis. Outra justificativa, desta vez mais lúdica, é de que ninguém deseja ver o Papai Noel solitário.

Árvore de Natal ????

O emoji de Árvore de Natal existe desde 2010 e está disponível nos principais sistemas, com uma representação muito parecida em todos eles. O ícone traz uma árvore verde, semelhante a um pinheiro, decorada com luzes, bolas coloridas e faixas. Todas elas também trazem uma estrela dourada no topo.

Rena (ou cervo) ????

Para a Emojipedia, é difícil encontrar a diferença entre uma rena e um cervo e, em se tratando de emojis, isso não faria tanta diferença assim. Desa forma, o ícone de cervo (ou veado) é muito utilizado no Natal representando as renas que puxam o trenó do Papai Noel. Os ícones são diferentes, a depender do sistema, mostrando o animal de corpo inteiro ou apenas sua cabeça com chifres. Somente a figura do Google faz referência ao animal natalino, mostrando um nariz vermelho tradicionalmente relacionado às renas.

Caixa de Presente ????

O emoji de Caixa de Presente Embrulhado é diferente em cada sistema. No entanto, eles seguem o padrão: uma caixa quadrada embrulhada em papel colorido e decorado com um laço no topo. De acordo com a Emojipedia, apenas o emoji da LG representaria um presente de Natal, pois é o único decorado nas cores verde e vermelho, comumente relacionadas à data.

Boneco de neve ⛄

O boneco de neve tem duas representações: com e sem neve caindo no ambiente. O ícone sem neve existe desde 2009. No entanto, antes dele existiu uma versão rústica, com traços rudimentares, que fazia parte dos ícones Unicode desde 1993, e só recebeu status de emoji em 2015, quando foram inseridos flocos de neve caindo ao seu redor.

Nos últimos anos, as figuras foram modernizadas e ganharam novos adereços, como uma cartola, adotada pela maioria dos sistemas, e luvas coloridas. A Apple foi além nos detalhes e fez o desenho da boca utilizando pedrinhas pretas – antes disso, havia apenas uma cavidade no rosto representando a boca. Segundo a Emojipedia, os bonecos de neve também são conhecidos na plataforma como Olaf, referência ao personagem do filme "Frozen – Uma Aventura Congelante", da Disney.

Via Emojipedia (1 e 2)

Qual é o significado das luas do WhatsApp? Descubra no Fórum do TechTudo.



>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.