Em 2018, a Internet esteve recheada de imagens e conteúdos misteriosos que confundiram os usuários. Alguns casos geraram milhares de compartilhamentos no WhatsApp e nas redes sociais, criando discussões e deixando muita gente intrigada, como o áudio que falava “Yanny ou Laurel”, a imagem que mostrava um animal parecido com um gato e um corvo ao mesmo tempo, e a ilusão de ótica psicodélica que fazia uma imagem se mexer ao movimentar dos olhos.

Assim como o polêmico vestido que alguns viam azul e preto e outros branco e dourado, famoso em 2015, a lista abaixo reúne sete casos inusitados que geraram dúvidas neste ano, mas que foram explicados com a ajuda de especialistas e tiveram os segredos revelados pelo TechTudo. Confira a retrospectiva a seguir.

Quer comprar celular, TV e outros produtos com desconto? Conheça o Compare TechTudo

1. Yanny ou Laurel?

Um áudio compartilhado no Reddit criou muita polêmica no mês de maio. Uma voz metalizada falava um nome, que algumas pessoas entendiam ser “Yanny”, e outras “Laurel”. A polêmica foi compartilhada nas redes sociais, em programas de TV e movimentou as rodas de discussão. Depois de muita especulação, um especialista explicou ao The Verge que a confusão era, na verdade, um estímulo de percepção ambíguo, causado pela diferente mecânica individual da audição de cada pessoa. No fim das contas, o The New York Times descobriu que a palavra era “Laurel”, uma espécie de coroa de flores usada na cabeça, geralmente em sinal de vitória.

2. Porta ou Praia?

No mês de agosto, usuários do Twitter, Instagram e Facebook se depararam com uma foto que gerou dúvida: afinal, trata-se de uma porta azul com batente verde ou uma praia? Mesmo depois de gerar milhares de compartilhamentos nas redes sociais, o mistério ainda não foi resolvido. Especialistas consultados pelo TechTudo sugerem que a figura foi modificada em programas de edição para parecer uma praia, e que há uma maior probabilidade de ser uma porta. No entanto, o fotógrafo responsável pela captura da imagem não foi encontrado para sanar a dúvida.

3. Foto que muda de cor

A foto de uma boca coberta com três dedos de unhas pintadas movimentou o WhatsApp em setembro. A cor do batom e do esmalte das unhas da personagem mudava a cada ação executada pelo usuário na imagem, como baixar, abrir ou encaminhar. A variação de tonalidade acontecia por conta da extensão da foto, salva em PNG, formato que permite adicionar elementos de transparência. Neste caso, a transparência foi aplicada na boca e nas unhas, fazendo com que elas mudassem de cor de acordo com o fundo no qual estivessem inseridas.

4. Carro invisível ou espelho?

Também em setembro, a foto de um carro “transparente” gerou dúvidas nas redes sociais. Um automóvel preto estava tão bem polido que refletia a imagem do jardim ao seu redor, como um espelho, fazendo com que o veículo “desaparecesse” na cena. Muitos duvidaram da veracidade da imagem, que acusaram o efeito de ser montagem por conta de distorções no reflexo. De acordo com especialistas consultados pelo TechTudo, as chances de a foto ser real são altas, já que as distorções são causadas pelas curvas da lataria do veículo, e que o ângulo da captura da imagem favoreceu o espelhamento perfeito.

5. A foto que se mexe

No Twitter, usuários ficaram em dúvida se uma imagem que contém elementos geométricos com cores vibrantes era uma foto, um vídeo ou um GIF, já que ela parece estar em movimento. Essa movimentação, segundo uma cientista, nada mais é do que uma ilusão de ótica que ocorre dentro do córtex visual. Ela explicou que uma competição entre os neurônios que cor e forma abre espaço para que os neurônios responsáveis pelo movimento comecem a atuar, dando a sensação de que a figura está se mexend

... o.

6. Gato ou corvo?

Em novembro, a foto de um animal confundiu até o mecanismo de busca de imagens do Google. A figura mostra um gato preto sentado no chão com a cabeça inclinada, mas uma ilusão de ótica faz com que o bicho pareça um corvo. Um olhar mais atento entregará que se trata de um felino, mas o Google não identificou a diferença e, ao pesquisar a imagem na busca reversa, a ferramenta mostrou como resultado a ave. A confusão aconteceu porque o sistema analisa pontos de referência, como linhas e texturas, e, de forma genérica, o animal fotografado se assemelha mais a um corvo, e não um gato.

7. Fotos assustadoras no Google Maps

O Google Street View, serviço que mapeia e captura imagens de ruas de todo o mundo para o Google Maps, registrou diversas imagens macabras. As imagens mostram sombras, acidentes, aparições e fotos psicodélicas. Para desvendas os mistérios, o Google explicou que as fotos bizarras foram causadas por falta de iluminação, efeitos de sombra, fotos panorâmicas cortadas, entre outros motivos simples.



>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.