O Adobe Photoshop é um programa que traz funções básicas para edição de imagem, além de recursos mais profissionais. O programa permite recortar e redimensionar imagens, aplicar filtros e regular parâmetros de cores, fazer ajustes de exposição e brilho em fotografias.

Além disso, usuários iniciantes podem usar o Photosop para remover manchas e espinhas da pele, inserir textos sobre imagens e simular o efeito modo retrato encontrado em aplicativos e recursos da câmera de celulares. Para saber como usar alguns recursos básicos para editar suas fotos usando o Adobe Photoshop em computadores com Windows e no MacOS, confira nossas dicas.

Quer comprar celular, TV e outros produtos com desconto? Conheça o Compare TechTudo

Como cortar foto no Photoshop

Função encontrada em diversos outros editores, a ferramenta de cortar imagens é um dos pilares do Photoshop. O software da Adobe conta com quatro recursos para sua ferramenta de corte; saiba a seguir como usar a opção principal que permite cortar imagens a partir das extremidades do arquivo.

Passo 1. Abra uma imagem no programa e mantenha o clique esquerdo do mouse pressionado sobre o ícone em destaque na imagem abaixo. Note que a ferramenta de corte fica na barrra de ferramentas na lateral da tela;

Passo 2. Selecione a opção "Crop Tool" para ativar a ferramenta de corte padrão do software;

Passo 3. Clique e arraste para dentro do enquadramento qualquer ponto das extremidades da imagem. Quando definir seu corte, basta pressionar o botão "Enter" de seu teclado e salvar a imagem em seu PC.

Como configurar o brilho e contraste nas imagens

Esse é um ajuste que proporciona melhorias importantes na escala de tons das imagens. O ajuste de brilho pode aumentar ou diminuar valores de tons, realce e sombras. Já o ajuste de contraste trata da faixa geral de valores de tonalidade das imagens.

Passo 1. Abra uma imagem para edição e acesse "Image" no menu superior do software;

Passo 2. Repouse o mouse sobre "Adjustments" e, em seguida, em "Brigtness/Contrast";

Passo 3. Basta usar os controles deslizantes para controlar esses parâmetros. Para ver o resultado dos ajustes em tempo real, mantenha a opção "Preview" selecionada na área inferior da janela. Lembre-se que o ajuste será salvo apenas quando você pressionar o botão "OK".

Como ajustar saturação de foto

Esse recurso permite alterar o matiz, a saturação e o brilho de cores específicas ou ajustar simultaneamente todas as cores presentes em uma imagem. O recurso pode funcionar como um ajuste fino e rápido para fotos que necessitem de cores mais vivas.

Passo 1. Abra uma imagem e clique sobre o menu "Image". Em seguida, repouse o ponteiro do mouse sobre "Adjustments" e escolha "Hue/Saturation";

Passo 2. Você pode escolher usar um preset na parte de cima da ferramenta. Porém, o ajuste padronizado pode não combinar com sua imagem. A ferramenta é configurada por padrão para que os ajustes "Hue", "Saturation" e "Lightness" realizem alteração em todas as cores quando a opção "Master" estiver selecionada. Para verificar as opções por tonalidades, clique sobre o ícone de setas azuis ao lado de "Master";

Passo 3. Nesse momento, escolha um dos padrões de cores. Para esse exemplo, utilizaremos a opção "Blues" para alterar tons em azul;

Passo 4. Use os botões deslizantes e confira como a imagem é alterada ao fundo. Quando estiver satisfeito com os ajustes, pressione "OK" para salvá-los.

Como ajustar exposição de uma foto

... div>

Exposição é a quantidade de luz captada pela câmera para criar a imagem. Esse fator pode ser alterado durante o processo de edição no Photoshop. Quando uma imagem está muito escura, dizemos que ela está subexposta. Quando há claridão em excesso, dizemos que ela está superexposta. Veja como resolver esse problema usando o Photoshop.

Passo 1. Abra uma imagem e vá até "Image" no menu superior. Em seguida, repouse o ponteiro do mouse em "Adjustments" e acesse "Exposure";

Passo 2. Use os controles deslizantes "Exposure", "Offset" e "Gamma" para resolver a subexposição ou superexposição na imagem.

Como redimensionar imagens no Photoshop

Passo 1. Abra uma imagem e acesse a aba "Image". Em seguida, acesse o recurso "Image Size";

Passo 2. O redimensionamento é feito inserindo valores para Pixels da imagem sem efetuar cortes. Sendo assim, o enquadramento original da imagem é mantido. Mantenha selecionada a opção "Constrain Proportions" para que a proporção da imagem seja mantida.

Como aplicar filtros no Photoshop

Assim como em aplicativos famosos para celular como o Instagram, o Photoshop também oferece filtros. A ferramenta é capaz de amplificar cores para alterar a tonalidade de imagens de forma simples. Confira.

Passo 1. Abra a imagem e selecione "Image" no menu superior do software. Em seguida, repouse o ponteiro do mouse sobre "Adjustments" e escolha "Photo Filter";

Passo 2. Nesse momento, clique sobre o nome do filtro atual para ver mais opções, como mostra a imagem abaixo;

Passo 3. Escolha um dos filtros disponíveis no Photoshop;

Passo 4. Use o ajuste deslizante "Density" para definir a intensidade de efeito aplicado na imagem.

Como escrever em imagens do Photoshop

O programa também permite adicionar textos sobre imagens para criar mensagens, propagandas e criar diferentes tipos de arquivos que necessitam de informações em texto. Usuários podem redefinir tamanho, fontes, cores e formatação dos caracteres.

Passo 1. Abra a imagem e pressione o ícone "T" na barra de ferramentas na lateral esquerda da tela. Em seguida, clique sobre o local da imagem que deseja adicionar o texto e use o teclado para digitar a informação;

Passo 2. Use as opções na parte superior da tela para redefinir fontes, tamanho dos caracteres, formatação e cores.

Como borrar pessoas e objetos

Essa é uma dica que pode ajudar a retirar visibilidade e pontos específicos de uma imagem ou borrar rostos e objetos indesejados. A ferramenta também é útil para retirar o foco do fundo de uma imagem, reproduzindo assim, de forma não natural, o efeito obtido em câmeras DSLR e em smartphones que usam a configuração modo retrato.

Passo 1. Mantenha o clique do mouse pressionado no ícone de pingo na barra de ferramentas na lateral esquerda da tela e escolha a opção "Smudge Tool", que é representada por um ícone de dedo;

Passo 2. Regule o tamanho da área de atuação da ferramenta em "Size" e a intensidade do efeito em "Hardness". Em seguida, dê um clique na imagem para fechar a barra de regulagem;

Passo 3. Clique e arraste o ponteiro do mouse sobre um ponto da imagem para aplicar o efeito de acordo com a intensidade que configurou anteriormente.

Como remover manchas e espinhas da pele

Manchas na pele podem ser retiradas facilmente usando o Adobe Photoshop. O software conta com uma ferramenta específica que, com apenas um clique, entrelaça pixels tornando regiões uniformes. O procedimento pode ser usado para remover manchas e espinhas.

Passo 1. Pressione o ícone de curativo na barra de ferramenta na lateral esquerda da tela para habilitar o recurso;

Passo 2. Selecione a mancha ou espinha usando a indicação do efeito que substitui o ponteiro do mouse;

Passo 3. A ferramenta retira a mancha automaticamente, como mostra a imagem abaixo.

Use as dicas para usar ferramentas básicas e editar sozinho suas fotos usando o Adobe Photoshop em seu PC.

Como resolver problemas com fonte no Photoshop? Tire dúvidas no Fórum do TechTudo.



>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.