O Linux ? um dos sistemas operacionais mais usados no mundo, ao lado do Windows e do OS X. Ele ? conhecido por ser adotado mais por servidores que por usu?rios finais e isso d? a ele a fama de ser dif?cil para pessoas sem grandes conhecimentos de inform?tica. O que, felizmente, ? falso. Se voc? est? pensando em come?ar a usar o Linux no seu computador pessoal, confira algumas dicas iniciais.

Veja tamb?m: O que ? WHOIS?

O pinguim Tux ? a mascote do sistema operacional Linux criado por Larry Ewing em 1996 (Foto: Reprodu??o/Linux Fundation)

O que ? Linux

O Linux, da mesma forma que o Windows (Microsoft) e o Mac OS (Apple), ? um sistema operacional baseado em Unix criado para desktops, mas que tamb?m ? usado em servidores, smartphones, tablets e outros tipos de dispositivos, incluindo caixas banc?rios.? Ao contr?rio de seus concorrentes mais famosos, o Linux n?o foi desenvolvido para fins comerciais e seu software e desenvolvimento s?o feitos em c?digo aberto, o que significa que qualquer pessoa pode criar e distribuir aplicativos para ele.

A parte b?sica do Linux ? composta de um kernel, software criado para fazer a comunica??o de outros programas e traduzi-los em comandos para a unidade de processamento e outros componentes eletr?nicos. Para funcionar, por?m, tamb?m ? necess?rio aplicativos e bibliotecas espec?ficas para eles.

Isto significa que um usu?rio de Linux pode escolher entre diversos aplicativos para executar a mesma fun??o, sejam eles editores de texto, interfaces gr?ficas ou mesmo prompts de comando. O processo ? semelhante ? escolha entre Chrome e Firefox: os dois s?o navegadores, capazes de fazer a mesma coisa, mas de formas e apar?ncia distintas.

Vers?es

A parte necess?ria e obrigat?ria do Linux ? pequena, mas insuficiente para garantir uma experi?ncia completa. A ideia ? que cada usu?rio customize o uso com seus programas favoritos mas, na pr?tica, isso ? dif?cil e demorado. Para simplificar este processo existem v?rias vers?es do sistema operacional j? montadas e dispon?veis para o usu?rio, chamadas distribui??es, com suas pr?prias interfaces.

Interface gr?fica pode ser diferente em distribui??es (Foto: Reprodu??o/Xubuntu)

Uma distribui??o ? composta por v?rios softwares, como interfaces gr?ficas, editores de texto e navegadores j? instalados, al?m de um gerenciador de pacotes ? um sistema usado para instalar, desinstalar e atualizar programas. As distros (distribui??es) s?o compostas do Kernel, ferramentas e bibliotecas GNU, software adicional, documenta??es, uma interface gr?fica,?um sistema de janelas (usado para controlar a interface gr?fica), al?m de um gerenciador de desktop.

Uma forma de entender as distribui??es ? comparando com as varia??es do Android encontradas em v?rias marcas e operadoras de smartphones: embora elas venham com diferentes apar?ncias e aplicativos instalados, continuam sendo, em ess?ncia, o mesmo sistema operacional.

A grande variedade de distros faz com que seja natural a exist?ncia de variantes espec?ficas para determinados nichos. O

... ink-do-autolink-semantico">Ubuntu, por exemplo, ? voltado para usu?rios iniciantes, automatizando v?rios processos que em outras vers?es precisariam de conhecimentos maiores de programa??o. J? o Slackware ? voltado para usu?rios avan?ados e suporta uma quantidade maior de customiza??o.

As distribui??es s?o mantidas por comunidades de usu?rios ou empresas, que s?o respons?veis por fornecer atualiza??es de software e corre??es de problemas. O site do Linux (linux.com)?registra mais de 80 distribui??es diferentes, cada uma com suas pr?prias particularidades.

Quanto custa e como obter uma vers?o atualizada

As distribui??es do Linux costumam ser disponibilizadas de gra?a nos sites das mantenedoras. O Linux.com possui uma se??o com os links para o download de mais de 80 vers?es diferentes. Elas geralmente est?o em arquivos ISO e devem ser gravadas em um DVD para serem instaladas depois.

Cada distro possui um sistema de atualiza??o diferente e ? recomendado que ele seja usado ap?s a instala??o para garantir que as vers?es mais recentes sejam instaladas. Depois de algum tempo, ou quando o sistema recebe uma atualiza??o maior, o arquivo de instala??o pode ser atualizado. Estas mudan?as podem ser conseguidas atrav?s do atualizador, sem a necessidade de reinstalar o Linux.

O que deve ser levado em considera??o antes de escolher

As distros de Linux possuem p?blicos-alvo diferentes e ? importante se informar sobre as caracter?sticas de cada uma antes de escolher qual instalar. Os usu?rios avan?ados, que est?o acostumados a programar ou mesmo digitar comandos em um prompt de comando podem escolher vers?es como o Slackware, uma das mais antigas ainda mantidas. J? os novatos podem optar pelo Ubuntu, que foi desenhado para ser mais amig?vel e configurado sem a necessidade de enfrentar telas de texto.

Ubuntu ? uma das distribui??es de Linux mais f?ceis para usu?rios iniciantes (Foto: Reprodu??o/Ubuntu)

O conhecimento t?cnico, por?m, n?o ? o ?nico fator decisivo para escolher uma distribui??o. Algumas vezes, o fator diferencial pode ser os softwares que s?o inclusos. Por exemplo: O Ubuntu usa um programa de interface gr?fica chamado Unity, mas existe uma outra vers?o dele chamado Kubuntu, que usa a KDE.

Com o tempo, o usu?rio que desejar conhecer mais a fundo o sistema operacional pode escolher outra distribui??o e aumentar a complexidade de seu sistema de forma controlada. A melhor maneira de escolher uma vers?o ? se informar sobre quais programas ela inclui e para quem ela foi desenvolvida, adotando aquela que melhor se adequar ?s suas necessidades como usu?rio.

Benef?cios do Linux

Um dos grandes benef?cios do Linux ? que ele ? desenvolvido para funcionar em qualquer computador, mesmo antigo. Claro que uma m?quina de 20 anos n?o vai ficar r?pida o suficiente como uma nova, mas vai ser beneficiada por um sistema operacional atualizado e que ainda possui suporte.

O Linux tamb?m ? gratuito, o que significa que um PC antigo n?o precisa de uma vers?o pirata e antiga do Windows. Ao mesmo tempo, o sistema permite transformar o computador em uma m?quina especializada, como um servidor que baixa arquivos automaticamente ou um v?deogame rudimentar.

Outro grande benef?cio do Linux ? que a maior parte dos golpes praticados contra usu?rios comuns s?o voltados ao Windows ou OS X. Caso um usu?rio baixe um arquivo execut?vel malicioso por engano, ele n?o vai funcionar no sistema operacional. Da mesma forma, a maior parte dos v?rus existentes na Internet n?o afeta o Linux. Isto n?o significa que ele seja imune a falhas de seguran?a, como demonstrado em 2014 com o Shellshock, uma vulnerabilidade grave no prompt de comando Bash.

Contras do Linux

O fato de o Linux n?o suportar programas do Windows tamb?m pode ser ruim, j? que isso significa que muitos softwares n?o estar?o dispon?veis. Este problema ? mais aparente em jogos que n?o possuem vers?es espec?ficas para o sistema operacional. Se voc? joga no PC, a mudan?a pode ser ruim.

Outro aplicativo que n?o possui uma vers?o espec?fica ? o pacote Microsoft Office. Felizmente, estas limita??es no uso de outros programas podem ser resolvidas com a loja de aplicativos do Ubuntu, que possui muitos jogos que mesmo com nomes diferentes s?o iguais aos encontrados no Windows. J? o problema do Office pode ser resolvido usando softwares como Apache OpenOffice, Google Docs ou mesmo o Microsoft Office Online.

Al?m da compatibilidade de software, muitos problemas que ocorrem no Linux possuem solu??es diferentes das encontradas no Windows, o que pode fazer com que uma tarefa que antes era intuitiva se torne mais demorada e com uma solu??o menos clara. Outro problema ? o modo de superusu?rio, que parte do pressuposto que o usu?rio sabe o que est? fazendo, mas cujo mau uso pode resultar no apagamento de informa??es do computador e levar at? mesmo ? reinstala??o do Linux.

Como instalar

Se voc? optar mesmo pelo sistema ? preciso baixar o arquivo ISO contendo a distribui??o escolhida e gravar a m?dia em um disco para rod?-lo na inicializa??o do computador. Isto vai inicializar o sistema a partir do DVD e fazer a instala??o. Algumas distros, como o Ubuntu, permitem que o Linux seja usado diretamente sem instala??o, o que torna poss?vel experimentar sem comprometer o PC.

Instala??o pode ser feita a partir de DVDs das distribui??es (Foto: Reprodu??o/Slackware)

Um detalhe importante ? que o Linux n?o espera ser o ?nico sistema operacional instalado no computador e possui um software que permite escolher qual SO ser? inicializado quando o computador ? ligado. Ele tamb?m n?o pode ser usado em parti??es do tipo FAT.

? recomendado que o usu?rio tenha um pouco de conhecimento sobre particionamento de disco r?gido (HD) para fazer a instala??o. A boa not?cia ? que como o Linux n?o precisa da parti??o em FAT, n?o h? a necessidade de formatar a parti??o e nenhum dado ? perdido no processo.

? dif?cil se familiarizar com o sistema?

Quem est? interessado em come?ar a usar Linux deve manter algumas coisas em mente. Em primeiro lugar, certas distribui??es procuram tornar seus sistemas parecidos com o Windows para facilitar a migra??o, mas por baixo dos panos est? um sistema diferente que opera de outra forma, apesar de similar.

O processo de adapta??o ao Linux pode ser comparado a aprender a dirigir. Um motorista iniciante precisa se lembrar dos pedais e de trocar a marcha e prestar aten??o em cada movimento, mas com o tempo estas a??es v?o se tornando autom?ticas e mais naturais.

O primeiro impacto para o usu?rio novo ? a diferen?a na interface gr?fica. Alguns aplicativos v?o ter atalhos de teclado diferentes dos que ele est? acostumado no Windows, ou o processo para inicializar um software ? diferente devido ?s posi??es deles no menu, o que pode desacelerar um pouco a produtividade.

Por baixo dos panos, o sistema operacional tamb?m vai funcionar de forma diferente e v?rios problemas podem aparecer n?o por falha no sistema, mas por inexperi?ncia do usu?rio. Ao inv?s de clicar em um bot?o, ele vai precisar acessar f?runs e descobrir uma solu??o para seus problemas sozinho.

Um exemplo s?o alguns dispositivos que necessitam de drivers de terceiros. Equipamentos mais antigos podem n?o ter o software espec?fico para o Linux, o que vai resultar em um bom tempo de pesquisa para encontrar uma vers?o gen?rica e n?o-oficial, mas que seja compat?vel.

Tem v?rus no Linux? Comente no F?rum do TechTudo.



>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.