O Instagram é uma vitrine de informações pessoais para os seguidores, mas, muitas vezes, o usuário deseja restringir suas fotos e vídeos para pessoas mais íntimas, evitando stalkers e seguidores indesejados. Para isso, o perfil na rede social pode ser protegido com passos simples. Há quem recorra a contas no estilo "Priv", também conhecido como Dix ou Finstagram, em que um segundo perfil é criado para compartilhar apenas momentos mais reservados ou secretos. A moda faz sucesso entre adolescentes no Brasil e no mundo.

Além de deixar o perfil em modo privado, ações como bloquear pessoas e comentários, criar uma lista de Melhores Amigos e desativar o status “online” ajudam a manter a privacidade do perfil. Confira, a seguir, dez formas de deixar o Instagram com informações mais escondidas de curiosos.

Quer comprar celular, TV e outros produtos com desconto? Conheça o Compare TechTudo

1. Desvincular o perfil do Facebook

Instagram e Facebook pertencem ao mesmo grupo empresarial, liderado por Mark Zuckerberg. Além de os dados pessoais serem compartilhados nas duas redes sociais, atualmente, é possível publicar posts do feed e dos Stories simultaneamente nas duas plataformas. Por se tratar de serviços com finalidades diferentes, desvincular o perfil do Instagram do Facebook pode tornar a experiência mais isolada.

Para isso, acesse o menu de Configurações e vá em “Conta”, depois acesse “Contas vinculadas”. Por fim, desative a opção do Facebook e de outras redes sociais que não desejar compartilhar informações.

2. Colocar o perfil no modo privado

Deixar o perfil no modo privado é a maneira mais efetiva de proteger seu perfil, pois vai restringir suas informações apenas para quem você aceitar como seu seguidor. Neste modo, é preciso dar uma autorização para que alguém consiga seguir sua conta e ver suas fotos e vídeos. Para ativar o modo privado, acesse as Configurações, vá em “Privacidade e segurança” e, depois, em “Privacidade da conta”. Por fim, ative a chave “Conta privada”.

3. Criar um perfil "dix"

Um Instagram Dix ou Finstagram (Instagram Falso, em inglês) nada mais é do que um perfil extra criado para publicar fotos e vídeos considerados engraçados ou polêmicos. O objetivo desta conta secundária é aceitar apenas pessoas muito íntimas como seguidores, para que os conteúdos possam ser publicados sem constrangimento e sem a necessidade de excluir o perfil original, que contém as mídias mais “tradicionais”. Esse tipo de Instagram é muito comum entre os adolescentes, usado para postar particularidades escondidos dos pais ou familiares.

Para fazer um perfil Dix, basta criar uma nova conta no Instagram. Vale destacar que é preciso usar e-mail e nome de usuário diferentes da conta original.

4. Ocultar Stories de perfis indesejados

O Instagram dá total controle dos Stories para o usuário, permitindo ocultar a visualização das histórias por pessoas específicas, além de desabilitar as respostas e compartilhamentos dos itens como mensagem direta. Para isso, vá em Configurações, depois “Privacidade e segurança” e, por fim “Controles do Story”.

5. Criar uma lista de Melhores Amigos

A lista de Melhores Amigos dos Stories permite compartilhar histórias apenas com pessoas selecionadas, sem publicá-las para todos os seus seguidores. O recurso é útil para fazer posts mais íntimos sem precisar enviar por Direct para cada um e sem expor sua privacidade para todos os contatos. Para criar uma lista, acesse o menu lateral e depois vá em “Melhores Amigos”. Em seguida, adicione os perfis desejados.

6. Desativar Status da Atividade (status online)

O Status da Atividade mostra quando voc�

... � está online no Direct. Desativando a opção, seus seguidores não saberão se você está disponível nas conversas, dando a liberdade de respondê-los quando quiser. Para desativar o Status da Atividade, acesse as Configurações, vá em “Status da atividade” e desabilite a opção.

7. Bloquear perfis indesejados

É possível bloquear qualquer perfil no Instagram. Ao realizar a ação, a pessoa não conseguirá encontrar seu perfil na busca nem acessar seu perfil. Desta forma, você não precisará se preocupar em esconder conteúdos dessas contas. Para bloquear um contato, acesse o perfil desejado, toque nos três pontinhos do canto superior direito e selecione a opção “Bloquear”.

8. Bloquear comentários

O Instagram permite que você decida quem pode ou não comentar nas suas fotos. Além disso, é possível ativar filtros ocultar comentários ofensivos com palavras ou frases que você determinar. Para ativar a opção, acesse as Configurações, vá em “Privacidade e segurança” e depois em “Controles de comentários”.

9. Desativar a marcação automática em fotos

Você pode escolher não ser marcado em uma foto quando um amigo tentar realizar a ação. Isso previne associar seu perfil a fotos constrangedoras e indesejadas. Desta forma, a marcação só será liberada e incluída no seu perfil após a sua aprovação. Para isso, vá em “Configurações”, depois em “Privacidade e segurança” e, em seguida, “Fotos e vídeos com você”. Você também pode ocultar marcações em fotos específicas manualmente.

10. Desativar a localização

Sua localização é uma das informações mais importantes captadas pelos aplicativos. Elas podem ser utilizadas para fins de serviços de publicidade e também para exploração por outros usuários. No entanto, é possível desativar o serviço através das configurações do sistema do celular.

No iOS, vá em “Ajustes”, selecione “Privacidade” e depois “Serviço de localização”. Por fim, selecione o Instagram e desative a opção. No Android, acesse as Configurações e vá em “Localização”. Depois, selecione o Instagram e assinale “Permissões. Por fim, desabilite a chave de Localização.

Via MakeUseOf

Como resolver erro stories com GIF instagram? Tire dúvidas no Fórum do TechTudo.



>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.