O aplicativo de videochamadas Google Duo ultrapassou um bilhão de downloads na Google Play Store, no fim de dezembro. A plataforma do Google já vem instalada em diversos dispositivos Android, mas mesmo assim o número é um marco – o único aplicativo não pré-instalado a atingir essa quantidade é o jogo Subway Surfers. Também disponível para iPhone (iOS) e outros aparelhos da Apple, a ferramenta grátis permite chamadas simultâneas entre usuários dos dois sistemas. Além disso, há um modo de economia de Internet e a promessa de uma nova função, capaz de realizar ligações em grupo.

O fator que chama atenção do Duo é a velocidade de crescimento do Duo nos últimos seis meses, desde que foi lançado em 2016. Em junho do ano passado, ele tinha sido baixado 500 milhões de vezes, ou seja, dobrou seus downloads em um semestre – com os mais de um bilhão de instalações. O app pode ser uma opção interessante para quem gosta de conversar por vídeo com amigos e familiares. Para te ajudar a conhecê-lo melhor, o TechTudo preparou uma lista com oito coisas que você precisa saber sobre o aplicativo do Google.

Quer comprar celular, TV e outros aparelhos com desconto? Conheça o Compare TechTudo

1. Basta o número do telefone para utilizar o app

Entrar no Duo é simples, o sistema dispensa até mesmo ter uma conta do Google. O usuário só precisa adicionar o número de telefone e, para fazer a verificação, inserir o código enviado por SMS. Com o mesmo número é possível acessar o aplicativo em múltiplos dispositivos. O app importa a lista de contatos do celular e, se preciso, um número pode ser bloqueado e impedido de fazer chamadas. Essa função é útil caso o usuário perca o aparelho ou seja roubado.

2. Usuários de Android e iOS podem se conectar

Um dos objetivos do Google com o lançamento do aplicativo foi proporcionar um software de chamadas de vídeo que unisse usuários de diferentes sistemas operacionais. Diferente do FaceTime, por exemplo, exclusivo do sistema iOS, o Google Duo está disponível tanto para proprietários de iPhone quanto para smartphones Android. O serviço opera sem problemas entre as plataformas.

3. Também há suporte para tablets e smart displays

Além de celulares, o aplicativo também funciona em outros dispositivos. Você pode fazer e receber ligações em vídeo pelo iPad, por tablets com Android e ainda por smart displays que usam o sistema móvel do Google. Em cada tipo de aparelho, a interface do app é adaptada para se adequar ao formato e tamanho da tela. O recurso é prático para usuários que manipulam diversos tipos de suportes tecnológicos durante o dia.

4. Quem liga pode ser visto antes da chamada começar

Um diferencial do Duo é a função Knock Knock, que permite à pessoa que recebe a chamada ver o vídeo ao vivo de quem solicitou a ligação antes de atender. Então, os usuáriso devem estar preparados assim que fizerem a ligação. Porém, se preferirem, essa prévia pode ser desativada nas configurações do aplicativo. Já o receptor não consegue ver nenhum vídeo até que a chamada seja aceita. Durante a conversa, o usuário pode ver a si mesmo em uma miniatura retangular no canto da tela. Ela pode ser arrastada para outras partes do display ou visualizada em tela cheia.

5. As ligações são criptografadas

Todas as chamadas realizadas pelo Google Duo são protegidas por criptografia ponta-a-ponta e por uma tecnologia que transfere os dados entre os usuários sem qualquer plugin ou software adicional. Dessa forma, as ligações de vídeo e áudio se mantêm sempre seguras e privadas. O mecanismo que impede a interceptação dos dados também é utilizado no WhatsApp, o mensageiro adotou a medida de proteção em abril de 2016.

6. O app economiza dados

... móveis

Quando o smartphone não está conectado a uma rede Wi-Fi, o aplicativo automaticamente diminui a velocidade da conexão para 1 Mbps, a fim de economizar os dados móveis do aparelho. No entanto, a ação restringe a qualidade de imagem e vídeo do chat. Os interessados em desabilitar o recurso devem ir aos ajustes do celular e desativar a opção "Limitar o uso de dados móveis". Vale também notar que, quando necessário, o Duo faz a transição automática entre Wi-Fi e redes 3G/4G, sem interrupções.

7. É possível mandar recados em vídeo ou áudio

Outro possibilidade do Duo é a gravação e envio de mensagens em vídeo ou voz para seus contatos. Funciona como uma espécie de caixa postal, para aqueles momentos em que o amigo não puder atender uma ligação. Os recados ficam disponíveis por 24 horas após a visualização e o conteúdo também é criptografado. Além disso, na plataforma há uma ferramenta nativa para salvar o arquivo antes que ele desapareça.

8. Chamadas em grupo podem chegar em breve

Até o momento, o aplicativo só faz ligações entre duas pessoas, mas segundo o site Android Police, o Google está em fase de testes para adicionar a função de chamada em grupo. As videoconferências teriam suporte para até sete usuários simultâneos. De acordo com o veículo, para iniciar uma ligação coletiva, seria preciso primeiro criar um grupo com todos os contatos desejados. Esses grupos poderiam ser salvos para acesso fácil posteriormente.

Como ganhar dinheiro com o Google? Veja dicas no Fórum do TechTudo.



>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.