A Oi é a primeira operadora de celular do Brasil a adotar o padrão RCS (Rich Communication Services) de troca de mensagens. A tecnologia é considerada a próxima geração do SMS e do MMS, criada pela associação internacional do setor, a GSMA. Os recursos se aproximam dos vistos atualmente no WhatsApp e Messenger, entre outros apps, ao permitir o envio imagens de alta resolução, vídeos, áudio, chats em grupo e recibo de leitura.

A empresa decidiu liberar o serviço aos poucos. De acordo com o site especializado Mobile Time, atualmente cerca de 20% da base de aparelhos conectados à rede da Oi estão habilitados a usar a novidade.

A Oi utiliza uma solução criada pelo Google e anunciada no mercado brasileiro em dezembro de 2017. Na ocasião, Claro e Vivo também estavam na lista de empresas parceiras. Devido à parceria com o gigante das buscas, os usuários precisam instalar o app oficial de Mensagens do Android.

Alguns clientes da operadora receberam uma mensagem avisando sobre a nova tecnologia. O texto destacava os novos recursos, que permitiam ver quando os amigos estavam digitando, além da possibilidade de compartilhar fotos de alta resolução e “muito mais”.

A empresa tem planos de integrar bots à nova plataforma ao longo do primeiro trimestre, tal qual acontece no Facebook Messenger. Assim, será possível levar ao canal o mesmo tipo de interação que já é realizada através de plataformas como WhatsApp e Messenger.

Como enviar mensagens por RCS

Para que duas ou mais pessoas utilizem a tecnologia RCS, é necessário que todas tenham o Mensagens instalado e seja assinante de uma operadora que ofereça o serviço. Caso contrário, o conteúdo será recebido como SMS ou MMS. Por enquanto, por aqui, somente a Oi conta com essa oferta.

A tendên

... cia, entretanto, é que outras empresas da área adiram ao padrão de comunicação em breve. A controladora da Claro América Móvil, adotou a plataforma do Google no México e o presidente da Nextel, Roberto Rittes, também demonstrou interesse pelo recurso.

Via Mobile Time (1 e 2)



>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.