O primeiro relatório divulgado pela empresa de testes de velocidade OpenSignal neste ano mostra a Claro em primeiro lugar quando o assunto é internet móvel no Brasil. O levantamento considera cinco indicadores distintos, dos quais a empresa de origem mexicana desponta em quatro: vídeos, velocidade de download, velocidade de upload e latência. A TIM vence em disponibilidade de 4G. Oi e Vivo não se destacam em nenhuma categoria.

De acordo com o documento, a experiência de usuários ao acessar vídeos “deixa muito a desejar” mas vem melhorando, ao menos na Claro. A OpenSignal destaca que o progresso está relacionado com o 4G na faixa de 700 MHz, uma nova modalidade que aos poucos ganha força no país. Neste mês, a Vivo anunciou a ampliação da cobertura em cidades de Paraná, Santa Catarina e São Paulo.

Nos segmentos a seguir, saiba como cada operadora se saiu no levantamento. Foram considerados testes de velocímetro realizados por quase 400 mil usuários entre setembro e novembro de 2018.

Disponibilidade de 4G

A tecnologia de 4G em 700 MHz faz com que o alcance do sinal seja mais amplo, o que traz benefícios especialmente para quem está dentro de prédios ou em áreas rurais. Todas as operadoras avançaram neste quesito.

  1. TIM: 78,6%
  2. Vivo: 68%
  3. Claro: 67,9%
  4. Oi: 59,7%

Vídeo

O índice de Experiência em Vídeo leva em consideração o tempo de espera para reprodução do conteúdo, velocidade e eventuais falhas, entre outros aspectos de ver filmes, séries e clipes de YouTube, Netflix, Globoplay e plataformas similares.

A pontuanção começa em zero e pode chegar a cem:

  1. Claro: 55,7 pontos
  2. TIM: 53,2 pontos
  3. Vivo: 50,5 pontos
  4. Oi: 44,9 pontos

O relatório aponta que as operadoras de telefonia se saem bem ou muito bem quando o assunto é vídeo por meio da rede 4G. Já no 3G, todas apresentam experiência classificada como “ruim”.

Velocidade de download

O 4G de 700 MHz dá as caras novamente: a ampliação da cobertura com esta tecnologia possibilita velocidades mais altas na hora de copiar arquivos para o celular. O índice considera a velocidade média em Megabits por segundo.

  1. Claro: 18,8 Mb/s
  2. Vivo: 13,0 Mb/s
  3. TIM: 10,3 Mb/s
  4. Oi: 7,7 Mb/s

Velocidade de upload

Enviar arquivos pelo smartphone leva mais tempo do que baixá-los, conforme o indicador de velocidade de upload. A Claro se sai melhor mais uma vez.

  1. Claro: 6,3 Mb/s
  2. Vivo: 4,0 Mb/s
  3. TIM: 3,5 Mb/s
  4. Oi: 2,8 Mb/s

Latência

Quanto menor latência de uma rede, melhor é o uso em diversas aplicações, desde navegar na web até fazer ligações por vídeo, como as oferecidas pelo WhatsApp. Segundo a OpenSignal, a Claro fica em primeiro lugar, mas numa competição acirrada co

... m a TIM.
  1. Claro: 68 milissegundos
  2. TIM: 68,8 milissegundos
  3. Vivo: 78,9 milissegundos
  4. Oi: 79 milissegundos

O estudo considera médias nacionais. A OpenSignal também publicou uma página online que mostra o desempenho de cada operadora em diversas cidades, entre elas São Paulo, Salvador, Porto Alegre, Manaus e Goiânia. Os rankings podem variar de acordo com a região. No Rio de Janeiro, por exemplo, a Nextel tem a maior disponibilidade de 4G. Já a TIM tem o upload mais rápido de Belo Horizonte.



>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.