O AirPlay é um sistema da Apple para transmitir conteúdo de um dispositivo emissor para um receptor wireless. O recurso foi lançado originalmente em 2004 com nome de AirTunes, e agora está em sua segunda geração, batizada de AirPlay 2. A nova versão foi lançada em maio de 2018, e tem como principal recurso a capacidade de reproduzir som em mais de um dispositivo ao mesmo tempo. Durante a CES 2019, empresas como Sony, LG e Samsung anunciaram que seus futuros televisores terão compatibilidade com essa tecnologia. Além disso, marcas como Denon, Marantz e Libratone também lançaram caixas de som e receivers com AirPlay 2 integrado.

Para fazer o streaming para o AirPlay 2 é preciso ter um dispositivo da maçã com sistema iOS a partir do 11.4 (iPhone, iPad ou HomePod), tvOS 11.4 (Apple TV, Apple TV 4K) ou computador (macOS ou Windows) com iTunes 12.8 instalado. Conheça melhor a seguir a função de streaming da Apple e saiba como funciona.

Quer comprar celular, TV e outros produtos com desconto? Conheça o Compare TechTudo

O que é e como funciona?

Explicando de maneira simples, o Apple AirPlay tem a mesma função do Chromecast ou do Miracast: fazer streaming de áudio e vídeo a partir de um dispositivo (como celular ou tablet) para outro (televisões ou aparelhos de som), usando apenas a rede wireless. Outra funcionalidade é poder espelhar a tela do iPhone, do iPad ou de um computador com sistema macOS no televisor.

Por exemplo: caso a ideia seja assistir a um filme na Netflix pela Apple TV, basta abrir o app no iPhone ou iPad e selecionar o ícone de transmissão (lembrando que os dois dispositivos precisam estar conectados à mesma rede Wi-Fi). Após feito o pareamento, todo o controle é feito pelo dispositivo móvel.

Já para espelhar a imagem do celular ou tablet é preciso entrar na Central de Controle do iOS e tocar na opção "Espelhar a Tela". O recurso é interessante para quem quer jogar games em tela grande. Nos Macs, essa opção fica na barra superior.

No caso de transmissão de áudio, o funcionamento é praticamente o mesmo. Se estiver usando um app compatível, como Spotify ou Apple Music, basta apertar o ícone em forma de antena para transmitir a música para uma caixa de som ou receiver compatível.

Quais são as diferenças entre o AirPlay 1 e 2?

O AirPlay 2, lançado junto com a versão iOS 11.4 em maio de 2018, foi a primeira atualização da tecnologia desde 2010 e representa uma grande evolução na parte de controle de dispositivos inteligentes. Entre suas novidades está a capacidade de reproduzir áudio em modo multi-cômodos, ou seja, tocar em mais de um dispositivo ao mesmo tempo.

Esse recurso foi criado tendo em mente a caixa de som inteligente Apple HomePod. Quem tem mais de um HomePod em casa pode reproduzir ao mesmo tempo uma playlist na sala e no quarto, por exemplo. Além disso, é possível sincronizar dois HomePods para tocarem em estéreo, algo feito sem ajustes, já que as caixinhas conseguem detectar a distância do ouvinte e ajustam automaticamente o volume para que a experiência seja a mais natural possível.

O AirPlay 2 também é compatível com o sistema Apple HomeKit, que conecta diversos eletrônicos inteligentes, como lâmpadas, fechaduras e câmeras de segurança, aos dispositivos iOS. Em outras palavras, o iPhone pode se transformar em um “controle remoto do lar”, permitindo manusear desde caixas de som e televisores até o ventilador de teto sem precisar sair da cama.

Por fim, o recurso pode ser comandado também pela assistente virtual Siri. Sendo assim, é possível pedir ao dispositivo iOS reproduza algum podcast em uma caixa de som específica apenas usando comandos de voz, por exemplo.

Quais são os dispositivos compat�

... �veis?

Grande parte dos produtos lançados pela Apple desde 2010 são compatíveis com o AirPlay 1, incluindo o roteador AirPort Express. Além disso, caixas de sons de outras empresas também permitem usar o protocolo wireless. Para identificá-las é só procurar pelo selo “Works with Apple AirPlay” (Compatível com AirPlay da Apple, em tradução livre). No entanto, como se trata de uma tecnologia antiga, hoje não faz muito sentido investir em acessórios compatíveis, principalmente quando o Bluetooth mostra ser uma opção muito melhor e mais abrangente.

Quanto ao AirPlay 2, por ser uma tecnologia recente, por enquanto não há muitos opções no mercado. O HomePod, o Apple TV (4K e 4ª geração) e o AirPort Express (versão 2012) são alguns deles – lembrando que o roteador foi descontinuado pela empresa em 2018. Porém, novos aparelhos compatíveis com o recurso estão começando a chegar nas lojas.

Um deles é a caixa de som Home Speaker 500 da Bose. Segundo a empresa, a compatibilidade com o AirPlay 2 deverá sair por meio de uma atualização no começo de 2019. Outras marcas, como Denon, Sonos e BlueSound, já anunciaram modelos que virão com a tecnologia AirPlay 2 de forma nativa.

Durante a feira de eletrônicos CES 2019, foram anunciadas novas smart TVs que também contarão com o AirPlay 2 como opção de transmissão de conteúdo. Sony, Samsung e LG anunciaram que os próximos modelos de resolução 4K e 8K farão uso da tecnologia.

Com isso, dizem as fabricantes, será possível integrar os televisores a dispositivos iOS, dando ao usuário a possibilidade de ver fotos e vídeos do celular na tela grande, além de usar caixas de som inteligentes para fazer a função de um soundbar, por exemplo.

Só funciona em dispositivos iOS?

Sim, para ter acesso às funcionalidades do AirPlay 2 é necessário ter um dispositivo com sistema iOS em mãos. Segundo a Apple, o requisito mínimo é um dispositivo com iOS 11.4, Apple TV com tvOS 11.4 ou HomePod com iOS 11.4.

Se o firmware do seu smartphone ou tablet for mais antigo, só será possível utilizar o AirPlay 1. No caso dos celulares com Android, também é possível usar aplicativos, como o AllCast, para transmitir conteúdos para Apple TV.

Por outro lado, é possível usar o iTunes 12.8 ou posterior para fazer o streaming de músicas via AirPlay 2. Assim que o sistema detecta detecta um dispositivo compatível em sua rede, um ícone aparece no canto superior do programa. Então, é só fazer o pareamento e selecionar a caixa de som para transmitir.

Qual smartphone da Apple vale mais a pena comprar? Comente no Fórum do TechTudo



>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.