O uso da tecnologia há 10 anos atrás, em 2009, era muito diferente. O Facebook ainda não era tão popular no Brasil, e Instagram e Whatsapp nem existiam – para conversar na Internet, por exemplo, o MSN era uma das principais ferramentas. Ouvir músicas novas também era algo mais complicado, e o usuário tinha duas opções: baixar em programas como eMule e LimeWire, ou recorrer ao CD.

Além disso, os consoles do momento eram Wii, PS3 e Xbox 360, e a novidade da Microsoft para sistemas operacionais era o Windows 7. Confira a seguir dez tecnologias e práticas que eram comuns há dez anos atrás.

Quer comprar celular, TV e outros produtos com desconto? Conheça o Compare TechTudo

1. Baixava músicas no eMule para ouvir no MP3

Os MP3 players eram a forma mais moderna de curtir música em 2009. Na época, era comum encontrar dispositivos com armazenamento de 256 e 512 MB, algo que inimaginável nos dias de hoje. E na hora de adicionar os arquivos era necessário recorrer ao PC para converter os CDs ou baixar músicas na web.

Os softwares mais populares eram os compartilhadores de arquivos P2P, como eMule, Kazaa e LimeWire. Já os downloads demoravam algumas horas, ou até dias. Com sorte, era possível ter discografias completas de suas bandas preferidas, mas provavelmente faltaria espaço no MP3 para ouvir na rua.

Hoje em dia existem players de música em dispositivos móveis, mas o download dos arquivos já não é tão comum. Serviços de streaming como Spotify, Deezer e Apple Music se popularizaram e permitem que você curta suas músicas de maneira legal e muito mais cômoda. Além disso, essas plataformas garantem o repasse dos direitos autorais dos artistas sem pesar tanto no bolso de quem está ouvindo, algo muito debatido há 10 anos.

2. Reclamou do Novo Orkut

Quem conseguiu ganhar um convite do Orkut provavelmente fez parte do coro dos que reclamaram das modificações realizadas pelo Google quando adquiriu o serviço. Entre as novidades do "novo Orkut", a possibilidade de personalizar sua página de perfil ganhou destaque, mesmo sem muito apelo entre os usuários.

A rede social não resistiu à concorrência e acabou sucumbindo ao Facebook, e alguns de seus recursos deixaram saudades, como as comunidades, que funcionavam em sistema de fórum. Seu criador e homônimo tentou criar um novo serviço parecido, chamado Hello, mas não teve o mesmo sucesso.

3. Teve um celular Nokia

Os celulares da Nokia eram conhecidos pela resistência. A fabricante, líder de mercado no segmento à época, contava com modelos populares e praticamente indestrutíveis. Com o crescimento dos sistemas Android e iOS, do iPhone, a marca acabou tendo parte de suas operações adquiridas pela Microsoft, trazendo smartphones Windows Phone. Atualmente, a empresa aposta em dispositivos Android, além de oferecer câmeras de qualidade como diferencial.

4. MSN: botão de atenção, winks e webcam

Em 2009, o MSN era o principal mensageiro online, e contava com alguns recursos curiosos. Um deles era a possibilidade de chamar a atenção de outro usuário na conversa, o que fazia a janela do programa tremer. Além disso, existiam as animações que quebravam o silêncio e tomavam toda a tela: os chamados winks.

Também existiam as conversas por vídeo, que só eram possíveis se pelo menos um dos usuários tivesse uma webcam. O Skype, plataforma própria para videochamadas, incorporou o mensageiro, mas o formato irreverente do MSN acabou ficando para trás.

5. Assistia a filmes no DVD

... popular pelo baixo custo e prometia som e imagem de cinema. Vale lembrar que na época as TVs de tubo ainda eram comuns e o sinal digital era apenas um projeto. Portanto, ver filmes em 4:3 e escolher idioma de áudio e legenda era algo muito melhor em relação aos canais de televisão, por exemplo.

As mídias físicas como um todo perderam espaço para o streaming e serviços on-demand nos últimos 10 anos. Nesse período, chegaram ainda os discos Blu-ray, com alta definição de imagem e outras tecnologias de som, substituindo aos poucos os tradicionais DVDs.

6. Jogava no PS3, Xbox 360 ou Nintendo Wii

Os consoles em alta no ano de 2009 receberam bons jogos. Os usuários do PS3, por exemplo, tiveram o Uncharted 2 com exclusividade, enquanto a Nintendo era líder de vendas com o Wii, trazendo games como New Super Mario Bros e Wii Sports Resort. Além disso, outros títulos foram lançados para mais de uma plataforma, como o Batman: Arkham Asylum, Resident Evil 5 e Call of Duty: Modern Warfare 2.

Hoje, em 2019, uma nova geração de consoles já chegou, e a expectativa é pela vinda de novos modelos. A geração atual conta com PS4 Pro e Xbox One X, versões com suporte à resolução 4K UHD, além do Nintendo Switch, sucessor do Wii U.

7. Jogava Farmville no Facebook e no Orkut

Orkut e Facebook eram bem diferentes, mas tinham algo em comum. Farmville, entre outros jogos sociais, levavam seus amigos a enviar solicitações para conseguir prêmios no game, como mudas de cenoura ou quem sabe um pacote de adubos, por exemplo.

Esses títulos eram tão populares que provavelmente muitos usuários criaram contas apenas para jogar. Hoje ainda existem opções disponíveis no Facebook, assim como muitos desses viraram aplicativos para smartphone ou ganharam versões para jogar na web.

8. Usava o Twitter

O Twitter teve um ano intenso em 2009. Um dos motivos foi a adesão de muitos portais e redes de notícias à rede social, visto como uma forma diferente de propagar as notícias mais rapidamente. A morte de Michael Jackson, por exemplo, foi um dos assuntos mais comentados na plataforma há 10 anos atrás, impulsionando também o uso das hashtags (#). Atualmente, o Twitter está consolidado, permite mais de 140 caracteres e continua propagando as hashtags.

9. Amava o Windows XP

O Windows XP ainda era uma unanimidade em 2009, já que o Windows Vista, lançado em 2006, não agradou ao público. O sistema operacional só deixou de ser o mais usado em 2012, segundo relatório da Net Applications, substituído pelo Windows 7, que foi anuciado justamente há 10 anos.

O XP marcou época com jogos como Paciência e 3D Space Cadet Pinball, além de seu icônico papel de parede. Em 2014, o sistema perdeu o suporte oficial da fabricante, mas ainda há quem prefira a plataforma, que estreou em 2001. Vale ressaltar que, com uma edição simples, é possível deixar a área de trabalho do Windows 10 com aparência de XP.

10. Usava câmera digital para tirar foto

As câmeras digitais eram bem populares em 2009. Mesmo com alguns celulares sendo capazes de tirar foto, a qualidade da imagem não era boa, e recorrer às máquinas era uma solução interessante para postar fotos na Internet com melhor resolução. Com o passar do tempo, os smartphones incorporaram câmeras, MP3 players, entre outras ferramentas que possuíam dispositivos próprios para serem usadas. Atualmente, modelos digitais ainda existem, mas são voltados para criação de conteúdo profissional e não fazem o mesmo sucesso de antes.

*Colaborou Yuri Hildebrand

Via CNN

Quem tem saudades do MSN? Comente no Fórum do TechTudo



>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.