Final Fantasy 15 ? o novo e promissor cap?tulo da famosa s?rie de RPGs da Square Enix para Xbox One e PS4. O jogo ainda n?o tem previs?o de lan?amento, mas recebeu uma demonstra??o limitada, com cerca de quatro horas de aventura, mostrando o que vem por a?. O TechTudo fez um teste e conta o que esperar da novidade.

Final Fantasy XV tem personagens e hist?ria revelados pela Square Enix

Produ??o lend?ria

No come?o, Final Fantasy 15 se chamava Final Fantasy Versus 13, al?m de ter sido anunciado em 2006 para PS3. Contudo, muitas coisas mudaram de l? para c?, incluindo os planos da Square Enix. Ap?s tanto tempo em produ??o, o jogo mudou de nome e tamb?m de plataforma: abandonou o PS3 pela atual gera??o de consoles.

Final Fantasy 15 se chamava Final Fantasy Versus 13 (Foto: Divulga??o)

Isso decepcionou bastante quem esperava jogar o game no antigo console da Sony. Apesar disso, pela demonstra??o, seria realmente complicado para o velho aparelho aguentar e produzir uma qualidade t?o grande.

Fantasia moderna

Chamada de Episode Duscae, essa demonstra??o de Final Fantasy 15 foi disponibilizada com a pr?-venda de Final Fantasy Type-0 HD, outro t?tulo lan?ado recentemente da famosa s?rie de RPGs. Ela se inicia em um ponto da hist?ria avan?ado, mas ainda n?o detalhado. Contudo, aqui j? temos uma ideia dos personagens centrais.

Essa demonstra??o de Final Fantasy 15 foi disponibilizada com a pr?-venda de Final Fantasay Type-0 HD (Foto: Divulga??o)

O her?i ainda ? Noctis, o mesmo jovem que apareceu nos primeiros trailers em 2006. Mas ele est? um pouco diferente: menos experiente e menos amea?ador. Contudo, logo nos primeiros di?logos, d? para perceber que Noctis ? uma esp?cie de pr?ncipe que fugiu do reinado por conta de algum objetivo insano e improv?vel. Al?m disso, ele ainda se junta a um grupo de amigos rebeldes: Gladio, Ignis e Prompto.

Os tr?s se juntam na ca?ada por um Behemot, uma gigantesca criatura que amea?a as redondezas ? um local aberto e inicialmente pouco povoado ?, com o principal objetivo de conseguir uma grande quantia de dinheiro de recompensa. O objetivo final, ent?o, seria consertar o ve?culo com uma mec?nica local.

Noctis ? o her?i (Foto: Divulga??o)

Final Fantasy volta novamente a se concentrar em uma ?fantasia medieval moderna?, com elementos que remetem a um estilo mais medieval, como pr?ncipes, magias e imp?rios, mas com cen?rio moderno e cheio de tecnologia. O pr?prio estilo visual do grupo - todos com roupas de couro e acess?rios da moda - ? algo que remete a uma situa??o bem moderna e atual.

Contudo, isso n?o tira o ar de Final Fantasy, j? que as caracter?sticas principais ainda est?o l?: gr?ficos impressionantes, personagens carism?ticos, hist?ria ?pica e m?sica excelente, acompanhando o tom que o game necessita. ? claro que, quando comparado a jogos mais cl?ssicos, Final Fantasy 15 pode causar estranheza, mas isso logo passa.

Final Fantasy 15 pode causar estranheza, mas isso logo passa (Foto: Divulga??o)

O que podemos dizer ? que a demonstra??o passa uma impress?o errada nos primeiros minutos, com um sistema de jogo aparentement

... e fraco e confuso, mas que logo se torna uma maravilha de se controlar e de se administrar.

Mais uma mudan?a nos combates

Final Fantasy 15 passa por outra mudan?a radical de combate. Novamente, controlamos apenas um personagem, assim como em Lightning Returns: Final Fantasy 13, mas aqui as coisas s?o totalmente voltadas para a a??o.

Final Fantasy 15 passa por outra mudan?a radical de combate (Foto: Divulga??o)

Com um bot?o, Noctis pode atacar os inimigos, enquanto o outro ativa um golpe especial e poderoso, que por sua vez pode ser selecionado no direcional digital do controle. Com o tempo, a energia de golpes especiais do jogador pode se esvair, o que obriga o usu?rio a buscar cobertura para recuperar e n?o ficar tonto no meio da luta.

Esse tipo de recupera??o soa cansativa e repetitiva no in?cio mas, depois que ? entendida,? faz todo o sentido. Tudo acontece de forma din?mica, sem muitas interrup??es durante a batalha, de forma bem suave. ? claro que a demonstra??o n?o nos deixou evoluir muito ou adicionar novos poderes aos j? existentes de Noctis, mas tudo indica que, com o tempo, a coisa pode ficar ainda melhor, j? que os personagens ficam sempre mais poderosos e com mais magias.

Noctis pode atacar os inimigos, enquanto o outro ativa um golpe especial e poderoso (Foto: Divulga??o)

H? ainda um esquema de equipar armas que ? bem curioso e ?nico. Aqui, cada arma d? um benef?cio a Noctis: uma pode sugar energia do inimigo, enquanto outra melhora a velocidade do personagem. Nos ataques, o her?i invoca uma arma diferente em cada golpe, dando ainda um efeito visual muito bonito e igualmente fluido.

Todos os detalhes do combate s?o explicados em um demorado tutorial no in?cio da demonstra??o, onde os jogadores aprendem os comandos iniciais de combate. ? estranho de aprender e entender, mas faz todo o sentido quando chegamos ao fim.

Final Fantasy 15 traz um tutorial demorado (Foto: Divulga??o)

Exageradamente bonito

Se tem algo que impressiona em Final Fantasy 15, este ?algo? est? nos gr?ficos. O visual ? ainda melhor do que esper?vamos dos primeiros v?deos. O jogo ? bonito em todos os aspectos, desde a ilumina??o, passando pelos modelos 3D dos personagens aos efeitos das lutas e monstros.

? claro que isso vem com um custo e, por ser ?exageradamente bonito?, Final Fantasy 15 ainda consome um pouco de sua performance. Foram v?rios os momentos em que encaramos derrapadas na taxa de quadros do jogo, prejudicando as anima??es e alguns pequenos detalhes. Obviamente, estamos falando de uma demonstra??o, ainda bem distante do lan?amento final. Ent?o, podemos assumir que vai demorar algum tempo para que tudo fique pronto e para que esses defeitos sejam melhorados.

Final Fantasy 15 traz gr?fico exageradamente bonito (Foto: Divulga??o)

Mas, mesmo com essas quest?es, o jogo impressiona visualmente e coloca em d?vida a capacidade do PS3 rodar essa grande produ??o, o que, por fim, levou sua adapta??o para o PS4 e Xbox One. Podemos ver melhorias significativas ao longo do desenvolvimento e a tend?ncia ? melhorar ainda mais.

Infelizmente, a demonstra??o dura pouco para os padr?es de um ?Final Fantasy?, que costuma ser um jogo bem demorado. Mas deu para entender um pouco mais do game, que at? ent?o era muito misterioso. O teste deu um "gostinho" do que esperar, al?m dos personagens e batalhas que teremos pela frente.

A demonstra??o dura pouco para os padr?es de um Final Fantasy (Foto: Divulga??o)

Vale o aviso: h? algumas surpresas na demonstra??o que n?o citamos aqui, propositalmente, para n?o estragar a experi?ncia. Se voc? obteve acesso por meio de Final Fantasy Type-0 HD, v? jogar e se deixe impressionar com uma sequ?ncia ou outra, principalmente perto da batalha final, que fecha essa demo inicial de ?Episode Duscae?.

Qual ? o melhor jogo da s?rie Final Fantasy??D? sua opini?o no F?rum do TechTudo!?



>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.