Revolta nas redes sociais, vinda principalmente de fãs, fez com que a Apple alterasse as regras de um concurso fotográfico. A companhia começou a divulgar nesta semana a disputa “Shot on iPhone Challenge”, em que as melhores fotos feitas com iPhones apareceriam em destaque na rede de lojas Apple, no site oficial e no perfil da empresa no Instagram, entre outros ambientes online.

O problema percebido por internautas tinha a ver com a forma de compensação. O regulamento original não mencionava dinheiro para os ganhadores do concurso – aqueles que postassem as mais belas fotos feitas com iPhone XR, iPhone XS e iPhone XS Max. Depois da polêmica, a Apple voltou atrás e disse que vai pagar pelo trabalho dos artistas.

Conforme nota o site especializado The Verge, inicialmente a cláusula sobre premiação informava o seguinte: “O prêmio não tem valor financeiro”. Dias depois, o texto foi alterado para: “Os vencedores vão receber uma taxa de licenciamento pelo uso em outdoors e outros canais de marketing da Apple”. Cifras não foram mencionadas.

Em nota, a companhia originária de Cupertino acrescentou o seguinte: “A Apple acredita fortemente que os artistas devem ser recompensados pelo seu trabalho.”

Fotografias da campanha “Shot on iPhone” (algo como “Clicado com iPhone” em português) são bastante populares. No passado, a gigante da tecnologia repetiu a mesma mecânica. Ganhadores costumam receber um kit recheado de produtos com a marca da maçã.

O escritório da Apple Brasil destaca a presença de uma conterrânea no comitê que escolherá as dez melhores fotos: fotógrafa Luísa Dörr, nascida no Rio Grande do Sul e atualmente baseada na Bahia. A profissional ganhou notoriedade depois de fotografar toda uma edição da revista Time utilizando somente o iPhone. O projeto foi escolhido pela Escola de Jornalismo de Missouri como parte do Pictures of the Year International, com as melhores fotos do ano.

Também são avaliadores convidados o fotógrafo Pete Souza, famoso por registrar o governo do presidente Barack Obama; o fotógrafo e cineasta Austinn Mann; a fotógrafa holandesa Annet de Graaf; e o artista visual chinês Chen Man, além de lideranças da Apple.

Qualquer do

... no de celular Apple pode participar do concurso, inclusive no Brasil. É preciso postar a imagem no Instagram ou Twitter com a hashtag #ShotOniPhone até 7 de fevereiro. A empresa pede que o usuário mencione o modelo de iPhone na legenda. As regras permitem editar as fotografias com software da própria Apple ou de terceiros.


>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.