Passar maquiagem todos os dias ? uma tarefa demorada e uma m?quina que pudesse fazer essa tarefa certamente ia facilitar muito a vida dos mais vaidosos, certo? Um projeto criado por duas estudantes de design de Viena colocou essa ideia na pr?tica. O Beautification ? uma esp?cie de rob? que maquia qualquer um. O resultado, no entanto, n?o ? dos mais agrad?veis (lembra pinturas ind?genas), mas pode ser o in?cio de um futuro onde se maquiar n?o ser? problema.

Nada de shape: ?skate do futuro? tem dois aros independentes; entenda

Rob? aplica maquiagem no rosto do usu?rio automaticamente (Foto: Divulga??o/Beautification)

O aparelho foi criado pelas alunas?Maya Pindeus e Johanna Pichlbauer, da Universidade de Arte Aplicada de Viena. Ele ? o resultado de uma tarefa feita para uma disciplina e busca explorar a rela??o entre humanos e m?quinas, al?m de refletir sobre como a sociedade pensa os padr?es de beleza.

?Sem que n?s prestemos aten??o, muitos processos e rituais de nossas vidas foram substitu?dos por m?quinas que s?o frias e distantes, programadas para funcionar apenas com o que ? normativo e sem falhas. As nossas m?quinas tem suas pr?prias ideias. N?s queremos que nossos usu?rios sejam maquiados por rob?s para experimentar o que acontece quando decis?es importantes, que geralmente s?o feitas por eles mesmos, passam a ser determinados por m?quinas?, contam as alunas no tumblr do projeto.

O processo de maquiagem? ? composto de tr?s etapas. A primeira delas conta com um espelho e com uma roda mecanizada que tem um batom na ponta. A segunda possui um bra?o mec?nico que mergulha um pincel em um pote de maquiagem e em seguida o aplica no usu?rio. J? a ?ltima ? uma m?scara impressa em 3D com v?rias luzes de fibra ?ptica, que analisa os resultados e ilumina os pontos que considera bons.

Primeira etapa do processo aplica o batom (Foto: Divulga??o/Beautification)

A ideia apresentada por Pindeus e Pichlbauer ? que as m?quinas s?o boas para lidar o padr?o programado nelas, mas t?m dificuldade para se adequar a algo t?o vari?vel quanto o rosto humano, que ? diferente para cada pessoa. A prova disso ? que as tr?s esta??es do projeto foram criadas para reproduzir sempre o mesmo resultado: o batom sempre se move em c?rculos, o bra?o mec?nico pincela o mesmo ponto e a m?scara de luzes possui um formato espec?fico que n?o cabe na maior parte dos rostos. O resultado disso a gente v? nas fotos: maquiagens um tanto quanto r?sticas.?

Qual maior improviso ou gambiarra que voc? j? fez para consertar eletr?nicos? Participe no F?rum do TechTudo.

... qtkdqnm1uo95o8o1_1280.jpg" alt="Beautification (Foto: Divulga??o/Beautification)" height="521" width="695" title="Beautification (Foto: Divulga??o/Beautification)">Resultado da Beautification foge das maquiagens convencionais (Foto: Divulga??o/Beautification)

O projeto ainda est? em fase inicial, mas as criadoras n?o revelaram se pretendem comercializ?-lo. Mesmo que isso n?o ocorra, nada impede que outras empresas se interessem pela ideia e a combinem com outras tecnologias, como a de reconhecimento facial, para criar um produto mais completo. Ser? que essa ideia pode dar certo?

Via CNet e Beautification

Colaborou Tainah Tavares



>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.