O Enoff é um novo aplicativo de feedbacks anônimos, desenvolvido pelo mesmo criador do Sarahah. Para quem não se lembra, a rede social que virou febre em 2017 permitia o envio de mensagens sem identificação e causou polêmica por ser usada para a prática de cyberbullying. Disponível para download desde quinta-feira (31), o Enoff tem uma proposta um pouco diferente. Seu objetivo é que funcionários de empresas dêem feedbacks em casos de assédio, corrupção e outras situações indevidas no ambiente profissional.

Segundo a descrição oficial, as mensagens são enviadas anonimamente para chefes e representantes de recursos humanos da companhia. Nos testes feitos pelo TechTudo, a plataforma não mostrou quais empresas brasileiras estão cadastradas no serviço. Por enquanto, só é possível usar a versão web ou baixar o Enoff no iPhone (iOS), mas o app para Android deve chegar em breve. Vale lembrar que o Sarahah foi retirado da App Store em janeiro de 2018, após ser usado para propagar mensagens agressivas e discurso de ódio.

Quer comprar celular, TV e outros produtos com desconto? Conheça o Compare TechTudo

Como funciona o Enoff?

A proposta do Sarahah é transformar o Enoff em um local seguro para que pessoas se sintam à vontade em relatar incidentes e reclamações sobre o ambiente de trabalho.

Inicialmente, é necessário que a empresa ou a organização – inclusive instituições educacionais – faça o registro na plataforma. O cadastro inclui um documento de identificação para confirmar que a pessoa é realmente a representante da companhia. Após concluir a inscrição, o Enoff fornece um código para que o representante consiga se comunicar com funcionários, clientes ou parceiros. Os colaboradores podem, então, fazer o login e dar o feedback sobre o local de trabalho ou estudo.

A plataforma permite ainda que os usuários e representantes da empresa participem de uma conversa privada para obter detalhes necessários sobre problemas e incidentes. É importante ressaltar que as mensagens anônimas só serão compartilhadas com o administrador da organização.

Apesar de estar disponível na App Store do Brasil, não foi possível encontrar empresas brasileiras no campo de busca do aplicativo. O TechTudo entrou em contato com o Sarahah para descobrir se há alguma companhia cadastrada no serviço, porém ainda não houve resposta.

Relembre o Sarahah

O Sarahah teve seu auge em 2017, com alta popularidade não só no Brasil, mas também em outros países. Na época, o mensageiro ultrapassou o número de downloads do YouTube e Instagram nos Estados Unidos.

O principal destaque da rede social era a possibilidade de enviar mensagens de forma anônima. O mensageiro, no entanto, não contava com uma forma nativa de resposta – por isso, usuários buscavam outras redes sociais para expor os recados recebidos e fazer comentários sobre eles, como no Instagram Stories e Fa

... cebook.

O anonimato do Sarahah atraiu algumas pessoas mal-intencionadas responsáveis por propagar comentários agressivos e discurso de ódio pelo mensageiro. Após muitas polêmicas, o aplicativo para iPhone (iOS) saiu do ar na App Store em janeiro de 2018. Procurada pelo TechTudo na época, a Apple afirmou que o próprio desenvolvedor havia retirado o conteúdo do ar.

Como recuperar uma mensagem bloqueada no Sarahah? Descubra no Fórum do TechTudo.



>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.