O Virtualizer ? um aparelho que transforma um sonho de jogadores de videogame em realidade: ele usa todos os movimentos do corpo para controlar os games. O joystick "coloca" voc? dentro do jogo, permitindo caminhar, correr e metralhar livremente em todas as dire??es. A mente brilhante por tr?s do projeto chama-se Tuncay Cakmak, um austr?aco que contou ao TechTudo como surgiu a ideia de produzir o dispositivo e como ele funciona.

Gran Turismo: veja curiosidades da s?rie de corridas exclusiva da Sony

Assista ao v?deo do Virtualizer em a??o abaixo:

Tudo come?ou com o tema da tese de mestrado em F?sica do Tuncay, em junho de 2012. De acordo com o austr?aco, a ideia apareceu quando ele pediu o Wii Remote do irm?o, conseguiu lig?-lo ao computador e come?ou a us?-lo para jogar Quake 3.

"Controlar a mira com o controle parecia mais natural do que usar um mouse e eu podia sentir o n?vel de adrenalina crescendo de imediato. Assim, ap?s esta experi?ncia, eu pensei em maneiras poss?veis para aumentar a imers?o ainda mais. E o que parecia mais gratificante para mim era ser realmente capaz de estar dentro de meus jogos favoritos", conta.

Virtualizer ? um joystick que 'coloca' o jogador no game (Foto: Reprodu??o/Cyberith)

Desse modo, Tuncay, de 27 anos, fundou a empresa Cyberith com o s?cio Holger Hager e iniciou a campanha de financiamento do Virtualizer no Kickstarter. Em agosto do ano passado, eles alcan?aram a meta com sucesso e venderam mais de 300 Virtualizers aos apoiadores no site, arrecadando cerca de R$ 929 mil.

O perif?rico nada mais ? do que uma base acompanhada por tr?s pilares. Al?m disso, ele traz um anel que fica em volta do corpo e detecta todos os seus movimentos. Com o sistema de fric??o, o joystick permite que voc? ande, corra, pule, se abaixe e ainda ande abaixado. Tamb?m h? um sistema de vibra??o que faz a base tremer de acordo com o jogo e suas a??es.?

Tuncay Cakmak, inventor do Virtualizer, conta como funciona o aparelho (Foto: Divulga??o/Cyberith)

Para usar o joystick, basta lig?-lo em uma porta USB e ter um gancho para passar os fios dos ?culos de realidade virtual, como Oculus Rift ou Samsung Gear VR, por cima do jogador.?Por outro lado, se voc? n?o tiver um game com suporte para o acess?rio, ? poss?vel utilizar um programa pr?prio para traduzir suas a??es para comandos de teclado. O produto requer apenas que o jogo seja em primeira pessoa, como Battlefield 4, GTA 5 e The Elder Scrolls V: Skyrim.

Infelizmente, ele n?o ? compat?vel com t?tulos famosos de futebol, como PES 2015 e Fifa 2015.?Uma vantagem ? que o gadget dispensa o uso de sapatos especiais - diferente de outros controles semelhantes, como o Vir

... tuix Omni. A ?nica recomenda??o ? colocar meias para que os p?s deslizem bem pela superf?cie.

Qual ? o melhor jogo de realidade virtual online? Comente no F?rum do TechTudo.

O pre?o e a data de lan?amento, por?m, ainda n?o foram divulgados. A ?nica informa??o confirmada ? que eles come?ar?o a vender o produto em breve no mundo todo por meio da loja online oficial.

"O movimento de Realidade Virtual est? apenas come?ando, mas estou convencido de que ele ser? a maior revolu??o tecnol?gica desde a Internet. Fazer parte dessa revolu??o ?, em si, um grande sucesso. Recebemos muitas repostas positivas em rela??o ao Virtualizer e n?s da Cyberith estamos muito confiantes. A nossa empresa est? olhando para um futuro brilhante", conclui Tuncay Cakmak.



>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.