Pro Evolution Soccer, o PES, é uma das principais franquias de jogos de futebol do mundo. O game da desenvolvedora japonesa Konami surgiu como Winning Eleven, em 1996, e seu último lançamento foi o PES 2019. De lá para cá, o jogo conquistou uma legião de fãs, marcou gerações e teve uma grande evolução nos gráficos. Com destaque para torneios como PES League e o e-Brasileirão, o game também se consagrou nos esportes eletrônicos. Veja, a seguir, a evolução do jogo ao decorrer dos últimos anos, seus principais atletas e campeonatos.

Evolução e grandes mudanças

Embora Winning Eleven já fizesse sucesso na década de 90, só em 2001 o game recebeu o nome de Pro Evolution Soccer. O jogo, que era exclusivo para PlayStation, passou a incluir outras plataformas em 2003. Desde então, PES já foi disponibilizado em versões para PC, mobile, Xbox, PSP, Nintendo DS e Nintendo Wii.

A franquia também ganhou edições anuais e apresentou uma verdadeira evolução em termos gráficos. Com craques famosos como Ronaldo, Rivaldo, Pelé e Pepe, o game se tornou um dos mais famosos da categoria de futebol e conquistou um espaço importante nos esportes eletrônicos.

Quer comprar jogos, consoles e PCs com desconto? Conheça o Compare TechTudo

PES no competitivo

O principal circuito de competições de Pro Evolution Soccer é a PES League. A liga traz torneios diversos para definir um campeão mundial todo ano. Iniciada em 2004, a competição é uma das principais do cenário de jogos de futebol e uma das pioneiras no esporte eletrônico. Sua primeira edição teve como vencedor o francês Sebou, que jogava em casa, e venceu o duelo contra o britânico Osman "Oz" Idris.

Nos anos seguintes se consagraram principalmente alemães: Mike "El Matador" Linden, em 2006, Sven 'S-Butcher' Wehmeier, em 2008, e Patrick "Phayton" Maier, em 2013. O país é o maior detentor de medalhas no torneio. Na edição de 2013, foi contra o brasileiro Allison "Allison Black" Pereira que o alemão Phayton disputou a final, levando o título por 4-1.

Ao longo de sua história, a PES League teve diversas edições mundo afora, coroando também campeões gregos, portugueses, belgas, poloneses, peruanos, entre outros. Um dos maiores destaques do torneio até hoje é o francês Walid "usmakabyle" Teban. Consagrado como o primeiro bicampeão da PES League, o jogador venceu a competição por dois anos seguidos, em 2015 e 2016.

Em 2017, foi a vez do brasileiro Guilherme "GuiFera" Fonseca ser o campeão do torneio. Levando para casa uma premiação de US$ 200 mil (cerca de R$ 760 mil), o jogador foi o primeiro brasileiro a conquistar o título de campeão da PES League. O representante do Santos chegou a ser vice-campeão do torneio em 2016.

Já o atual campeão da mais importante competição de PES do mundo é o italiano Ettore "Ettorito97" Giannuzzi. O jogador venceu o torneio que ocorreu na Espanha, em 2018, em um duelo contra Alex "AlexAlguacil_8" Alguacil, que jogava em casa. Assim como Guilherme "GuiFera" Fonseca, o atual vencedor da PES League havia sido vice-campeão no edição anterior da competição.

Outras competições

Além da tradicional PES League, o jogo também promove outros torneios mundo afora. Na Europa, muitos clubes tradicionais e profissionais de esportes patrocinam eventos e competições de PES. Um exemplo é a eFootball.Pro, patrocinado pelo jogador de futebol Ge

... rard Piqué.

No Brasil, o destaque fica para o torneio e-Brasileirão. Iniciado em 2016, a competição é organizada pela Confederação Brasileira de Futebol. Ela ocorre anualmente e reúne profissionais de clubes da série A do Campeonato Brasileiro. O atual campeão do torneio é o mineiro Henrique "Henrykinho" Mesquita, representante do Cruzeiro. Aos 17 anos, o jogador se tornou bi-campeão da competição, alcançando o primeiro lugar em 2017 e 2018. Já em 2016, quem inaugurou o torneio com vitória foi o paulista Guilherme "GuiFera" Fonseca.



>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.