O Signal Private Messenger é um aplicativo de mensagens gratuito disponível para celulares Android e iPhone (iOS), além de contar com versão para PC. Concorrente do WhatsApp, seu sistema de proteção avançada faz com que o mensageiro seja reconhecido como um dos mais seguros do mercado. Para isso, o app usa uma forte criptografia de ponta a ponta na troca de textos e arquivos. A interface da plataforma é agradável e ela apresenta vários diferenciais, como o fato de ter o código aberto – isso significa que qualquer pessoa pode examinar a ferramenta e verificar a sua segurança.

Vale lembrar que, em 2017, o serviço ganhou a função de videochamadas, que também são criptografadas. Para aprender como usar o Signal Private Messenger no smartphone, acompanhe o tutorial abaixo preparado pelo TechTudo.

Quer comprar celular, TV e outros produtos com desconto? Conheça o Compare TechTudo

Como se cadastrar no Signal

Passo 1. Faça o download do Signal Private Messenger no TechTudo. Após instalar o app, você precisa inserir o seu número de telefone e digitar o código enviado para o seu celular na tela de verificação. Caso isso não funcione, é possível recorrer a uma chamada de voz;

Passo 2. Em seguida, o usuário pode autorizar o Signal a buscar, em meio à lista de contatos do seu aparelho, amigos que também possuem o mensageiro. Depois disso, os contatos aparecem na sua lista de conversas do Signal.

Como organizar contatos e grupos

Há várias configurações disponíveis na lista de contatos no aplicativo. Ao clicar no menu de três pontos no canto superior, é possível criar um grupo de contatos, marcar todas as suas mensagens como lidas, convidar amigos para o Signal e acessar as configurações do app. A seguir, saiba como criar grupos no Signal.

Passo 1. Após selecionar a opção "Novo grupo", no menu de três pontos no canto superior, você será enviado à tela "Novo Grupo";

Passo 2. Digite o nome do grupo que deseja criar e selecione os membros da conversa. Você pode digitar os nomes ou buscá-los na lista de contatos. Para procurá-los, basta clicar no ícone "+" ao lado da frase "Adicionar membros";

Passo 3. Após selecionar os membros, clique no símbolo de confirmação no canto superior da tela.

Como usar o chat do Signal

Em muitos aspectos, o chat do Signal é semelhante ao de outros mensageiros, incluindo o seu rival WhatsApp. Para iniciar uma conversa, basta digitar no campo de mensagem acima do teclado.

O Signal também permite enviar áudios. Para isso, basta pressionar o símbolo do microfone e, enquanto ele estiver pressionado, falar até completar a mensagem. É possível cancelar a gravação ao deslizar o dedo para o lado esquerdo.

Além disso, você pode fazer chamadas de voz e de vídeo no Signal. Basta clicar no símbolo do telefone, na faixa superior da tela. O aplicativo solicitará acesso ao microfone e à câmera do seu aparelho.

O Signal também permite o compartilhamento de mídias. Apesar de ser mais restrito em comparação com outros mensageiros, é possível compartilhar áudios, imagens, contatos e localização, além de fotos tiradas com a câmera do celular durante a conversa.

Você também pode alterar as configurações das conversas. Para isso, basta selecionar o menu de três pontos, no canto superior da tela de cada chat. Por meio desse menu, o usuário consegue acessar o histórico de mídias de uma conversa e silenciar notificações.

Outra opção oferecida pelo Signal é a de "Mensagens efêmeras". Com o recurso, você faz com que as mensagens enviadas desapareçam após terem sido visualizadas pelo destinatário.

... >

Como editar o seu perfil

Após se cadastrar no Signal, o aplicativo solicita que você adicione um nome de contato e uma imagem ao perfil. No entanto, é possível alterar esses aspectos da sua conta posteriormente.

Passo 1. Para alterar o seu perfil, abra o aplicativo e selecione o menu de três pontos no canto superior. Depois disso, selecione o menu "Configurações";

Passo 2. Clique no seu nome e imagem, na faixa superior do menu. A tela "Informações do seu perfil" será aberta. Você pode trocar a imagem de visualização e seu nome geral – que é visualizado por pessoas que não têm seu número adicionado de modo personalizado na lista de contato de celular.

Configurações de privacidade

Além da criptografia avançada, o Signal também oferece diversos recursos para que o usuário proteja ainda mais sua privacidade.

Passo 1. Clique no menu de três pontos no canto superior do aplicativo. Em seguida, selecione Configurações" e, depois, "Privacidade";

Passo 2. Todas as opções do menu "Privacidade" podem ser ativadas ou desativadas por meio da chave ao lado delas. Se estiver cinza, o recurso está desativado. Para ativá-lo, basta arrastar o círculo para a direita. As chaves ativadas ficam azuis.

As seções de privacidade são quatro: "Acesso ao aplicativo", "Comunicação", "Remetente Oculto" e "Bloqueio de Cadastro". Na imagem acima, por exemplo, o "Bloqueio de tela" é a opção selecionada. Essa função exige que, para abrir o aplicativo, a mesma senha utilizada para desbloquear o aparelho Android seja utilizada também para liberar o app.

Qual o melhor programa para baixar vídeos do YouTube? Comente no Fórum do TechTudo.



>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.