O boato sobre o Facebook limitar o alcance de posts para 25 amigos foi desmentido pela própria rede social. Em uma publicação em seu blog oficial, a plataforma fez questão de explicar que a corrente sobre um "novo algoritmo" que faria com que os conteúdos chegassem a apenas 25 ou 26 pessoas é falsa. O boato vem se espalhando pela rede no Brasil e em outros países.

O texto circula desde 2017, sendo copiado e colado com pequenas alterações. Além da quantidade de amigos, outra característica comum na estrutura é o pedido para que os contatos comentem na publicação, pois isso "burlaria o sistema" e faria com que os posts do autor começassem a aparecer para além dos tais 25 ou 26 amigos.

Quer comprar celular, TV e outros produtos com desconto? Conheça o Compare TechTudo

O falso alerta é similar ao que ocorre com o Instagram, em que um boato afirma que uma mudança no algoritmo restringiu o alcance das postagens dos usuários para 6% ou 7% dos seguidores — viral também desmentido pela rede social de fotos.

Em relação ao Facebook, o texto sobre a suposta atualização no código começou nos Estados Unidos, mas desde o início do rumor já era possível encontrar publicações de brasileiros com a mesma mensagem. Uma busca rápida na plataforma retorna resultados em português do final de 2017 e início de 2018.

A nota do Facebook não deixa claro se o volume de posts com esse boato voltou a crescer nas últimas semanas, mas o TechTudo encontrou publicações recentes com a mensagem, o que pode ter motivado o comunicado. Como toda corrente, esta também pede para que os leitores passem a mensagem adiante, copiando e colando o texto em seu próprio Feed.

O que há de verdade por trás do post?

O que esse rumor tem de diferente em relação a muitos outros que circulam por aí é que ele tem um certo fundo de verdade. Desde 2015 o Facebook prioriza publicações de amigos próximos, em detrimento de páginas e contatos mais distantes.

Ao longo do tempo, a plataforma fez mais atualizações em seu algoritmo para reforçar essa medida, anunciadas em 2016 e em janeiro de 2018. Em todas essas situações, a empresa garantiu que a mudança foi baseada no feedback de usuários e teve como objetivo proporcionar uma experiência mais agradável na rede social, fazendo com que posts de amigos e familiares tomassem mais espaço no feed de notícias.

Para identificar quem são os amigos próximos, o Facebook se baseia nas interações entre as pessoas, o que inclui comentários, curtidas, compartilhamentos e reações. Essa é a razão pela qual os usuários tendem a ver mais ou menos as mesmas pessoas no topo de feed de notícias, o que faz o boato parecer legítimo.

Mas é preciso chamar atenção para uma falha lógica primária da corrente: se o algoritmo realmente restringisse a visualização de posts para 26 pessoas, ninguém fora deste círculo teria acesso à mensagem. Consequentemente, ela não teria efeito para "burlar o sistema".

O que realmente é possível fazer para mudar o feed de Facebook?

Você pode alterar o que vê no seu feed do Facebook pelas configurações. Para isso, na versão desktop da rede social, clique na setinha no canto superior direito da página principal e selecione "Preferências do feed de notícias".

Nesta janela é possível escolher as 30 pessoas e páginas que você gostaria de ver primeiro; deixar de seguir pessoas e grupos; voltar a visualizar pessoas e grupos que você deixou de seguir; colocar amigos, páginas e grupos em modo soneca. Também é possível passar a exibir apli

... cativos que você desejou ocultar por meio do menu "Ver mais opções".

Outra forma de alterar o conteúdo do feed e mudar o sistema de visualização e configurá-lo para exibir "Mais recentes". Vale notar que esta configuração não fica salva. Ao fechar e abrir novamente o Facebook, o feed terá voltado para o padrão "Principais histórias". Você deverá repetir o procedimento sempre que desejar rolar pelos conteúdos em ordem cronológica.

Via Facebook

Qual emoji falta no seu teclado do WhatsApp ou Facebook? Deixe sua opinião no Fórum do TechTudo.



>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.