A promessa de diamantes grátis no Free Fire Battlegrounds está sendo usada em mensagens no WhatsApp para induzir usuários a se inscreverem em canais do YouTube. Esses itens são um recurso popular e desejado pelo público do famoso jogo, que está disponível para celulares Android e iPhone (iOS). Para conseguir benefícios no game, o usuário deve comprar os diamantes com dinheiro real, portanto, os criminosos estão usando a gratuidade como isca no mensageiro.

O golpe foi detectado pelo dfndr.lab, o laboratório da PSafe especializado em cibersegurança, que encontrou, nos últimos 30 dias, oito páginas que espalham a fraude. Os ataques já somam mais de 300 mil acessos e compartilhamentos.

Quer comprar celular, TV e outros produtos com desconto? Conheça o Compare TechTudo

Quando a pessoa clica no link que oferece os supostos itens de graça, é levada a um site que pede para compartilhar a oportunidade enganosa com pelo menos cinco contatos no WhatsApp. Em seguida, precisa se inscrever em uma lista de canais do YouTube. Porém, depois de fazer tudo isso, em vez de ganhar sua recompensa no Free Fire, o usuário é encaminhado para outras páginas com golpes, falsa publicidade ou divulgação de aplicativos de fontes desconhecidas – que ainda podem instalar malwares e comprometer a segurança dos dados do dispositivo.

Golpes propagados pelo WhatsApp têm sido comuns. Recentemente, por exemplo, cibercriminosos espalharam pelo app um site mal-intencionado onde o usuário supostamente poderia consultar se tem direito a sacar seu PIS salarial. Houve também uma página falsa que se passava por marcas de cosméticos para roubar dados pessoais. Já em outro caso de desvio de informações, a promessa era de vagas de emprego nas empresas Cacau Show e Havan e no Samu.

Como se proteger

Para evitar fraudes como essas na Internet, fique atento a promessas muito vantajosas e preços baixos demais, pois há uma boa chance de não ser verdade. É importante saber como se proteger do phishing, ou seja, mensagens falsas usadas para atrair vítimas, se

... ja por e-mail, redes sociais ou apps de mensagens. Você pode ainda verificar a legitimidade de uma página usando serviços como o site do dfndr lab, que identifica links maliciosos.

Fui vítima de ataque hacker no WhatsApp, o que fazer? Veja dicas no Fórum do TechTudo



>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.