Programas para desenhar plantas de casas fornecem ferramentas para planejar residências pelo computador. Os usuários podem desenhar cômodos, reproduzir decorações ou planejar a posição de móveis. Os programas podem se diferenciar pela quantidade de recursos disponíveis: alguns permitem fazer tours simulados pela planta, enquanto outros dão a opção de conferir as projeções em 2D ou 3D.

A lista a seguir traz cinco opções de programas gratuitos para desenhar plantas. A interface dos aplicativos é completamente em português, e alguns oferecem planos pagos para acessar mais funcionalidades. Conheça abaixo o software mais adequado para você planejar sua casa.

Quer comprar celular, TV e outros produtos com desconto? Conheça o Compare TechTudo

1. Sweet Home 3D

O Sweet Home 3D exige um rápido cadastro para acessar a plataforma online ou baixar o programa para desktop. O principal requisito para o funcionamento da aplicação é ter a versão 6 ou superior do Java Web Start instalada no PC.

Com recursos para planejar imóveis do zero ou reformular modelos de projetos já cadastrados, o aplicativo apresenta simultaneamente dois ambientes: o primeiro em 2D, para edições, e outro em 3D para simulação em tempo real.

Sweet Home 3D tem comandos intuitivos e recursos variados, fornecendo dezenas de tipos de partes de imóvel, bem como centenas de desenhos para inserir na planta. O usuário também tem a opção de criar seus próprios modelos de estamparias para móveis.

O programa permite imprimir os projetos, importar bibliotecas de móveis e texturas de bancos de dados online, exportar a planta em diferentes formatos e criar diversos tipos de vídeos que simulam visitas e maquetes tridimensionais.

2. SketchUp

SketchUp é uma ferramenta de modelagem 3D disponível como programa para desktop ou plataforma online para navegadores. A interface intuitiva abriga um painel de instruções com uma série de explicações didáticas sobre cada recurso da aplicação.

O tutorial do SketchUp está totalmente em português e o software auxilia leigos e profissionais com uma série de exemplos de dimensões, recursos variados e variedade de opções para desenhos.

O SketchUp fornece uma biblioteca de projetos em que os usuários podem compartilhar os modelos criados, apresentando um repositório gratuito com vários modelos 3D para experimentar. O programa oferece quatro tipos de licenças pagas: pessoal, ensino fundamental e médio, ensino superior e profissional. Cada espécie inclui planos com serviços de nuvem e recursos extras diferentes, de acordo com o nível de experiência do usuário.

3. pCon Planner

pCon Planner é um programa para desktop com todos os recursos disponíveis em português. A interface exibe ambientes que reproduzem diferentes ângulos e perspectivas do projeto, destacando melhor o posicionamento e as dimensões de cada objeto.

Os recursos são exibidos em abas e ícones com breves instruções, facilitando em parte o entendimento dos usuários quanto aos comandos. No entanto, a ausência de tutoriais acaba exigindo mais tempo para que os leigos se acostumem com as funcionalidades.

As opções de construção e decoração do pCon Planner são bem simples, e usuários cadastrados têm vantagem com um serviço de navegação por bibliotecas com centenas de plantas. O programa permite importar imagens externas ou até criar os seus próprios objetos de móveis e decoração, podendo exportá-los para o repositório dos desenvolvedores.

4. Planoplan

Com versão para desktop e para navegadores, o Planoplan é um modelador intuitivo, prático e versátil. A interface organizada exibe os recursos em abas e ícones, e possui ainda um buscador de funcionalidades e itens. O programa tem

... um editor bidimensional que ajuda a planejar os ambientes e a decorar os espaços, e a alternativa 3D é como ferramenta de renderização que dá forma e acabamento às plantas.

A opção 3D também aciona a simulação de visitas tridimensionais do Planoplan, permitindo fotografar, filmar e interagir com os ambientes para melhorar a apresentação e edição das plantas. A plataforma não requer muito da conexão com a Internet ou da memória do PC, porém a versão gratuita é bem limitada. Somente usuários do plano Pro podem ativar os tours, o modo de fotografia da simulação e os recursos de cálculos de custos.

5. Mooble

Produzida por desenvolvedores brasileiros, a ferramenta de modelagem Mooble é fácil e prática de usar. A interface exibe botões de edição e abas para montar a planta de imóveis, pintar paredes ou escolher pisos e decorar espaços com móveis.

Ideal para criar modelos tanto em 2D quanto em 3D, a plataforma oferece recursos para calcular orçamentos, gravar vídeos de tour, tirar fotografias, salvar em diferentes formatos de arquivos ou compartilhar projetos por mensageiros ou redes sociais.

O Mooble também disponibiliza um enorme repositório online de projetos compartilhados por outros usuários, permitindo visualizar as plantas, bem como comentar, importar e até personalizá-las. A versão Pro da ferramenta permite fazer simulações de tours tridimensionais, com suporte para realidade virtual, permitindo também ativar notificações de acessos a projetos ou criar plantas de acesso privado.

Como eliminar figuras na guia do Chrome? Tire dúvidas no Fórum do TechTudo.



>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.