Notebooks antigos ainda podem ser úteis, mesmo com hardware ultrapassado. Se você tem um laptop em desuso porque não serve mais para rodar programas pesados, jogar Fortnite com os gráficos no máximo, ou com alguma pequena avaria, saiba que é possível dar outro destino para o aparelho ao invés de se desfazer do mesmo.

Pensando nisso, o TechTudo reuniu sete formas divertidas de reutilizar o computador. As soluções incluem usar a máquina para atividades exclusivas, explorar sistemas operacionais mais leves, entre outras.

Quer comprar um notebook barato? Encontre os melhores preços no Compare TechTudo

1. Transformar em um projetor

Uma boa forma de aproveitar um notebook antigo é transformando-o em um projetor caseiro. Para isso, você precisa de uma caixa de papelão, fita isolante e uma lente de aumento tamanho A4, que pode ser encontrada em sites de venda online por cerca de R$ 25. Corte um buraco de tamanho A4 em um dos lados da caixa, tampe a abertura com a lente e posicione o computador do lado de dentro, com a tela de cabeça para baixo. Ao reproduzir vídeos no PC, a imagem será ampliada e projetada na parede.

2. Instalar um sistema mais leve

Computadores que estão lentos demais podem ser revitalizados com sistemas menos exigentes que o Windows. Uma alternativa é instalar o Chrome OS por meio da versão aberta do CloudReady. Outra opção é procurar distribuições leves do Linux, como Absolute Linux, TinyCore ou o Lubuntu, que é baseado no Ubuntu.

3. Usar para navegar anonimamente

Um computador em desuso pode servir de terminal de navegação anônima com o Tails, sistema operacional popularizado por Edward Snowden. O software funciona na memória RAM para não deixar traços no HD, e ainda criptografa todas as conexões para manter o anonimato na Internet, trafegando dados sempre pela rede ToR.

4. Transformar em console de jogos antigos

Com ajuda de um emulador como o Lakka, é possível aproveitar o processador do seu notebook antigo para rodar jogos clássicos de arcade. O programa é baseado no famoso emulador RetroArch, e reúne várias plataformas em uma. Além do software, você precisará apenas de um controle conectado no laptop via USB.

5. Transformar a TV em smart

Se você tem um HD livre no laptop velho, experimente armazenar sua biblioteca pessoal de filmes e instalar o Kodi para gerenciar tudo, como uma central de mídia. Depois, basta conectar o computador na TV usando um cabo HDMI. Como resultado, sua televisão poderá ganhar funções mais inteligentes sem, necessariamente, ser uma smart TV.

6. Fazer uma central de segurança

Um notebook velho pode ser ideal para funcionar como monitor de câmeras IP. Esse tipo de câmera envia as imagens via internet para um endereço pessoal que pode ser acessado no navegador. Portanto, nada melhor que dedicar um computador apenas para exibir o feed de vigilância – e seria um desperdício usar uma máquina nova para uma tarefa tão simples.

... >

7. Utilizar apenas para streaming

Notebooks que ainda funcionam suficientemente bem para abrir o Netflix podem se transformar em centrais de streaming rápido. Desinstale todos os programas inúteis, deixe apenas o Google Chrome e configure o endereço www.netflix.com como a página inicial. Depois, use o Agendador de Tarefas para abrir o navegador sempre ao ligar o laptop.

Quais são os 20 maiores mitos sobre computadores? Confira no Fórum do TechTudo



>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.