Por Julio Puiati, para o TechTudo 27/02/2019 07h00 Atualizado 2019-02-27T10:00:51.034Z
Em Counter-Strike: Global Offensive (CS:GO), o ADR (Average Damage per Round) é uma das estatísticas usadas para avaliar o desempenho de um jogador. As atuações dos players no competitivo são analisadas de acordo com dados, que qualificam e quantificam a performance de um determinado atleta em algum espaço de tempo: seja um round, um mapa, uma série ou até mesmo um campeonato. Veja, a seguir, como funciona o cálculo do ADR em CS:GO.
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O que é? ADR (Average Damage per Round) é uma estatística que calcula a quantidade média de dano dado por rodada. O cálculo é simples: ao fim da partida, basta dividir o dano total que o player deu (armas e utilitários) pelo número de rounds jogados. O resultado final é uma forma de ilustrar o desempenho do atleta e responder algumas questões, como se o jogador participou ativamente da partida, ajudou os companheiros com eliminações ou acertou a maioria dos tiros. Em geral, 80 de ADR é uma boa média por partida. Números acima disso são melhores ainda, mas difíceis de alcançar. Na maioria dos casos, valores perto de 100 são atingidos em confrontos isolados e não levam em conta uma temporada inteira. Na média anual, por exemplo, Oleksandr "s1mple" Kostyliev conquistou o prêmio de melhor do mundo pela HLTV em 2018 com 87.4 de ADR. Marcelo ''coldzera'' david ficou em 10º lugar com 79.9. Levando em conta que um jogador de Counter-Strike possui 100 de vida a cada início de round, isso significa que, caso um atleta tenha 100-110 de ADR, ele possivelmente está eliminando um adversário por rodada. Quer comprar jogos, consoles e PCs com desconto? Conheça o Compare TechTudo
Posições O ADR varia entre posições. Naturalmente, riflers conseguem acumular números mais altos, pois utilizam fuzis de assalto como AK-47, AUG, M4, Galil e Famas. As armas em questão causam mais dano por segundo do que os rifles de alta precisão (AWP e Scout). Esses últimos não funcionam da base do ''spray'', são pouco móveis e precisam ser recarregados a cada tiro. Além do tipo de armamento, a função executada dentro de uma equipe também influencia o ADR. Pelo lado CT, âncoras e rotativos são jogadores que terão mais chances de segurar entradas de adversários, ao contrário do curinga, que sempre está se movimentando de um bomb...


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