"Nenhum alto-falante ou fone de ouvido conectado" é um erro que acontece quando o Windows não reconhece o dispositivo de áudio conectado ao PC, seja uma caixa de som ou fone. Existem alguns fatores que podem contribuir para que isso ocorra, como drivers, configurações ou até mesmo um dispositivo desabilitado, causando erros que impedem a reprodução dos sons .
A seguir, vamos apresentar algumas medidas que podem ajudar a corrigir as falhas mais comuns dos dispositivos de áudio no Windows.
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Solucionar problemas com o som
O Windows possui uma ferramenta nativa que pode auxiliar a encontrar o defeito em seu som. Para usá-la, clique com o botão direito sobre o ícone de som, na barra de tarefas, e selecione a opção “Solucionar problema de som”. O sistema automaticamente vai verificar possíveis falhas com o dispositivo e apresentar algumas soluções em um passo a passo.
Verificar os drivers
O primeiro fator que pode implicar em uma falha no sistema de som de seu computador é a ausência dos drivers do dispositivo de áudio. Para solucionar esse problema, você precisa acessar o Gerenciador de Dispositivos do Windows e verificar se o dispositivo foi reconhecido corretamente no item “Entradas e saídas de som”. É importante observar se existem itens com um ponto de exclamação amarelo, indicando que esses dispositivos não estão instalados corretamente.
Para isso, no Menu Iniciar do Windows 7, localize e clique com o botão direito no item “Computador”, em seguida, selecione gerenciar. Na janela aberta, vá em "Gerenciador de Dispositivo listado ao lado esquerdo. Já nos Windows 8.1 e 10, clique com o botão direito sobre o ícone do menu iniciar e selecione a opção "Gerenciador de Dispositivos".
Você pode atualizar os drivers de som de duas formas: utilizando a atualização automática do Windows, que depende de conexão com Internet, mas nem sempre é capaz de localizar o mais adequado, ou realizando o download do driver diretamente no site da fabricante do dispositivo. Se você for baixar manualmente, observe se o driver encontrado é o correto para a versão de seu sistema operacional, e evite o uso de versões beta.
Habilitando um dispositivo
Ainda no Gerenciador de Dispositivos, é interessante observar se seu aparelho de som está habilitado. Localize o componente de áudio e clique com o botão direito. Uma caixa de diálogo vai abrir. Nela, além da possibilidade de atualizar o driver, existem as opções de “desabilitar” e “desinstalar” o dispositivo. Se aparecer a opção “Desabilitar o dispositivo”, isso quer dizer que ele está funcionando. Caso não esteja, habilite-o na mesma caixa de diálogo e verifique se o problema com o áudio foi solucionado.
Verificar conexão de som
Se você utiliza caixas de som externas conectadas ao computador, deve observar também se elas estão conectadas à saída correta de áudio e se estão ligadas. A maioria dos dispositivos utiliza a conexão USB para alimentação, mas alguns sistemas mais robustos precisam ser ligados à tomada.
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