Documentos apagados do computador podem ser resgatados com a ajuda de programas parar recuperar arquivos. Há diversos softwares no mercado que fazem uma varredura profunda do HD em busca de itens deletados, com suporte a múltiplos sistemas de arquivos. A maioria desses apps para computador tem versão grátis, limitada a determinados megabytes passíveis de restauração sem custos. Ainda assim, pode ser o suficiente para reaver documentos, fotos e vídeos perdidos que ainda podem ter deixado rastros na memória. Veja, a seguir, cinco programas de recuperação para PC com Windows, Linux e macOS.

1. Recuva

Fabricado pela Piriform, mesma desenvolvedora do CCleaner, o Recuva é um programa focado em recuperar arquivos apagados em qualquer lugar do PC. Embora não tenha um design muito bonito, o software segue sendo uma das principais opções para encontrar fotos, vídeos, documentos e todo tipo de item perdido, seja no HD do PC ou em um dispositivo externo, como pendrive e HD externo. A versão gratuita oferece as principais funções, e está disponível para Windows 10, 8.1, 7, Vista e até o antigo Windows XP. Há ainda uma versão portátil, que não requer instalação.

2. Disk Drill

O Disk Drill, da Cleverfiles, é um software mais fácil de usar e com design mais atrativo. Ele encontra arquivos duplicados e trabalha rapidamente: em poucos segundos, já exibe gigabytes de dados apagados, todos organizados em pastas. Além disso, oferece ferramentas extras para, por exemplo, reconstruir uma partição corrompida. O aplicativo também permite varrer um celular Android ou iPhone (iOS) conectado ao computador. Na versão grátis para Windows ou macOS é possível recuperar até 500 MB – para mais dados, é preciso pagar pela versão Pro.

3. EaseUS Data Recovery Wizard

O EaseUS Data Recovery Wizard é um programa com visual agradável e funcionalidade versátil: ele promete recuperar dados até mesmo de uma partição apagada, oculta, perdida ou em formato RAW. Além disso, permite varrer dispositivos de armazenamento conectados via porta USB e libera até 500 MB de recuperação nas versões grátis para Windows e macOS, além de 1,5 GB adicionais por compartilhar o link do programa nas redes sociais.

4. TestDisk

O TestDisk é uma ferramenta de código aberto que oferece as principais funções esperadas para um recuperador de dados. Totalmente gratuito, o software tem versões para Windows, macOS, Linux e até para o clássico DOS. O programa permite recuperar e reconstruir o setor de inicialização do HD, além de corrigir partições problemáticas e recuperar todo tipo de arquivo apagado de sistemas FAT, exFAT, NTFS e ext2. No entanto, a interface pode assustar usuários iniciantes, já que a operação se dá inteiramente via linha de comando.

5. Stellar Data Recovery

O Stellar Data Recovery é um dos restauradores de arquivos mais famosos para computador. O software tem uma quantidade vasta de funções, pe

... rmitindo varrer, encontrar e recuperar itens perdidos em HD, SSD, pen drive, cartões de memória e demais dispositivos externos, além de diretórios de e-mail armazenados no PC. Seu grande trunfo é permitir selecionar, antes da análise, o tipo de arquivo que você está buscando, algo que encurta o tempo de varredura e agiliza a recuperação. O programa permite restaurar até 1 GB de dados na versão grátis para Windows e Mac.

Como recuperar Arquivos deletados sem querer? Veja dicas no Fórum do TechTudo.



>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.