A Carteira Nacional de Habilitação (CNH Digital) repercutiu novamente entre os leitores do TechTudo em fevereiro. A facilidade em emitir a versão para celular do documento chamou a atenção dos condutores pela simplicidade no procedimento feito online em celulares Android e iPhone (iOS). Outro tema que ganhou destaque foi o novo aplicativo dos criadores do Sarahah, voltado para o mundo corporativo: Enoff. Com a ferramenta, é possível denunciar em modo anônimo casos de assédio ou corrupção no ambiente de trabalho.

Com promessa de carregar a bateria mais rápido para dispositivos Android, o Fast Charger conquistou o terceiro lugar do pódio entre as mais lidas do mês. O serviço afirma que consegue a façanha ao desativar recursos pouco utilizados pelo smartphone durante a recarga. A nova bicicleta da Uber, a febre dos cartões digitais no Brasil e o novo app de perguntas anônimas Tellonym também chamaram a atenção dos leitores. Confira, a seguir, a lista com os dez conteúdos mais acessados da editoria de aplicativos móveis do TechTudo em fevereiro.

Quer comprar celular, TV e outros produtos com desconto? Conheça o Compare TechTudo

1. CNH Digital e os apps mais baixados de 2018

A retrospectiva de janeiro lembrou o novo formato de emissão da CNH Digital e o assunto voltou a ser destaque em fevereiro. Menos burocrático, o processo agora não exige que o motorista compareça a um posto do Detran ou precise de um certificado digital. A lista ainda apresentou os aplicativos mais baixados de 2018, novidades do WhatsApp, ferramentas para "apimentar" a vida dos casais e consultas ao saldo do PIS e ao Score do Serasa pelo celular.

2. "Sarahah corporativo"

Os criadores do Sarahah, antigo aplicativo de perguntas e respostas anônimas, lançaram uma nova ferramenta voltada para dar feedbacks sem identificação para empresas. Pelo Enoff, os funcionários podem enviar mensagens aos chefes e representantes de recursos humanos, sem precisar se identificar. Dessa forma, a plataforma se torna um ambiente de confiança para relatar casos de assédio, corrupção ou situações adversas no ambiente de trabalho. O serviço está disponível em iPhone e no PC. Vale lembrar que o Sarahah foi removido da App Store em 2018, após ser usado para a prática de cyberbullying.

3. Bateria carregada mais rápido

O aplicativo Fast Charger se tornou sucesso no mês de fevereiro pela promessa de carregar mais rapidamente a bateria de celulares com sistema Android. O serviço consegue agilizar o carregamento ao desativar recursos pouco usados – como o Bluetooth, ao diminuir o brilho da tela e pela otimização da memória RAM do aparelho. Com tais ações, o dispositivo consome menos energia e deixa a recarga mais ágil.

4. Cartões digitais invadem o Brasil

O quarto conteúdo mais acessado apresentou perguntas e respostas para tirar dúvidas sobre os cartões digitais em operação no Brasil. Serviços como Nubank, Credicard Zero e Agibank têm caído no gosto dos brasileiros, principalmente, entre os jovens do país por causa das facilidades e benefícios, como ausência de tarifas e praticidade no uso. As informações explicam como solicitar um cartão digital, as condições de crédito e as recompensas oferecidas pelas operadoras. Vale destacar que o cartão digital é diferente do cartão virtual, usado na ausência da versão física.

5. Patinetes elétricas da Uber chegam ao Brasil

A Uber confirmou a vinda de suas bicicletas e patinetes elétricas para o Brasil. As capitais São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte serão as primeiras a receberem os serviços. Os aparelhos podem ser utilizados em percursos de até 3 km. Em relação à bicicleta, o funcio

... namento será parecido com a Yellow – a vantagem está no fato de serem elétricas, assim como as patinetes. Outra função que deve chegar ao Brasil em breve é o Uber Transit, capaz de integrar a plataforma de corridas particulares ao transporte público. O recurso permite ao usuário visualizar horários e rotas de ônibus e metrô.

6. Todos os detalhes sobre a CNH Digital

Esta matéria trouxe perguntas e respostas sobre a CNH Digital. O texto detalha como funciona a versão digital do serviço, como solicitar, a função do QR Code impresso na carteira e explica a obrigação do agente de trânsito a aceitar o modelo para celular. Também são informados todos os processos de segurança e autenticidade que asseguram a validade deste padrão.

7. Perguntas e respostas anônimas

O Tellonym é um aplicativo de perguntas e respostas anônimas parecido com o polêmico Sarahah, extinto em 2018. Neste modelo, é possível trocar mensagens com os contatos sem saber a identidade de quem enviou os textos. Entre as melhorias do app estão a possibilidade de bloquear pessoas, além só aceitar perguntas de usuários cadastradas e com o perfil visível. A plataforma também é capaz de filtrar as mensagens e excluir os conteúdos considerados impróprios. Nos Estados Unidos, o Tellonym esteve envolvido em casos de cyberbullying entre crianças e jovens.

8. Quanto tempo falta para a aposentadoria?

Três aplicativos podem ajudar a descobrir quanto tempo falta para se aposentar. Os apps Meu INSS, PrevApp e Minha Aposentadoria estão disponíveis gratuitamente para Android e iOS e permitem fazer uma estimativa do período que o usuário ainda tem que trabalhar. O cálculo é feito a partir de informações da Previdência Social ou dados inseridos manualmente pelo trabalhador. As simulações são úteis para que o contribuinte possa fazer um planejamento financeiro e se preparar para a aposentadoria.

9. Aplicativos videntes

Alguns aplicativos "videntes" brincam de fazer previsões do futuro. Com eles, é possível fazer simulações da aparência do usuário quando ele for idoso, visualizar como será o rosto de um futuro filho, além de adivinhar a idade de cada pessoa a partir de sua foto. O FaceApp, por exemplo, também mostra como você seria se fosse do sexo oposto. As ferramentas estão disponíveis para download nas lojas oficiais de aplicativos – Google Play e App Store – e as previsões são feitas com o envio de imagens do próprio usuário ou de amigos.

10. Como assistir a animes pelo celular

Diversos aplicativos permitem assistir a animes pelo celular. Plataformas como Hidive, Netflix e Crunchyroll oferecem catálogos com diversas animações do estilo japonês, inclusive atrações famosas, como Naturo e Hunter X Hunter, com legendas e dublagens em português. Em alguns casos, é possível fazer o download dos episódios para ver offline. As opções são pagas, mas é possível acessar algumas delas por determinados dias de graça.

Cabify vs Uber: qual é o melhor no Brasil? Comente no Fórum do TechTudo.



>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.