O novo MacBook chamou tanta aten??o por suas dimens?es e peso reduzidos quanto para um pequeno detalhe na sua lateral: um novo conector, chamado de USB-C. O novo padr?o substituiu portas Thunderbolt, USB convencional e at? a MagSage para recarregar a bateria. Veja a seguir todas as caracter?sticas dessa conex?o t?o especial e saiba porque a Apple escolheu utiliz?-la como ?nica forma de ligar perif?ricos no Mac.

Vale a pena comprar um pendrive com USB 3.0? Confira nossa an?lise

Saiba tudo sobre o USB-C, uma das grandes novidades do novo MacBook (Foto: Divulga??o/Apple)

O que significa

Ao contr?rio de conectores Lightning ou Thunderbolt, o USB ? um padr?o universal que n?o ? detido por nenhuma fabricante, e a sigla que d? o seu nome significa Universal Serial Bus. ? por isso que essas entradas est?o em dispositivos t?o diferentes no mercado, de celulares e c?meras a adaptadores bluetooth e pendrives. O USB-C ? uma evolu??o do USB 3.0, que se diferencia esteticamente do 2.0 pela cor azul, sendo, portanto, um USB 3.1 com um conector Tipo C.

Tamanho

Uma das principais caracter?sticas que fizeram a Apple adotar o USB-C ? seu tamanho compacto. O conector Tipo C ? muito menor do que os Tipo A e Tipo B, medindo somente 2,5 mm de altura e 8,3 mm de largura, permitindo que o novo MacBook tenha a espessura m?nima de 1,3 cm.

Al?m de pequeno, o novo padr?o ainda se tornou revers?vel, ou seja, pode ser plugado de qualquer lado na entrada de um computador. E ele ? tamb?m perfeitamente compat?vel com as vers?es anteriores, bastando que o cabo correto seja utilizado ? de USB-C para USB 3.0 ou USB 2.0 ou vice-versa.

Mais dados e energia

Uma das vantagens do USB-C ? a substitui??o de cabos de dados, v?deo e energia (Foto: Divulga??o/Apple)

O USB-C traz consigo um aumento de desempenho consider?vel que o torna o substituto ideal para todas as conex?es. Isso porque ele transfere dados a at? 10 Gbps, o suficiente para transmitir v?deos em 4K para monitores externos ou rodar discos SSD com efici?ncia m?xima ? o USB 3.0 s? ? capaz de alcan?ar cerca de 80% a capacidade dos discos de estado s?lido.

O novo USB tamb?m ? sin?nimo de pot?ncia, j? que ? capaz de transferir at? 100 W para recarregar baterias de equipamentos mais robustos, como um computador inteiro, e n?o somente celulares e tablets.

Tem como conectar o PC na TV e usa-l? como monitor vga/hdmi? Comente no F?rum do TechTudo.

Conex?o do futuro

O uso do USB-C depende de suporte do hardware dos aparelhos, que deve englobar o USB 3.1 e a entrada Tipo C lado a lado para proporcionar a versatilidade e desempenho juntos. Caso s? haja USB 3.1, por

... exemplo, ser? necess?rio usar adaptadores. De outro lado, se s? houver a conex?o Tipo C sem suporte ao USB 3.1, haver? versatilidade e discri??o sem velocidade de transfer?ncia de dados.

Mas, tudo indica mesmo que o USB-C ser? o padr?o reinante da nova gera??o de dispositivos que poder?o ser recarregados e trocar dados com mais efici?ncia. O novo MacBook e o Chromebook Pixel, fabricado pelo Google, s?o somente o come?o de uma era de gadgets com conectores universais e poderosos, e, finalmente, carregadores universais, sejam eles computadores, smartphones, tablets ou praticamente todo tipo de eletr?nico.



>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.