Problemas com a conex?o Wi-Fi podem interferir na a velocidade de download de arquivos.?Para que voc? n?o passe por isso, selecionamos algumas dicas podem ajudar a otimizar esse sinal e obter um melhor resultado do seu roteador Wi-Fi de forma simples e pr?tica. Confira nossa lista de tutoriais:?

Conhe?a os aparelhos que ir?o te ajudar a economizar energia

Escolhendo a marca do roteador Wi-Fi (Foto: Divulga??o/Link One)

1) Escolhendo a marca do roteador Wi-Fi

Ser? que comprar um bom roteador para conectar a rede Wi-Fi da sua casa faz diferen?a no final das contas? Um dispositivo de determinada marca pode oferecer recursos mais avan?ados para melhorar o sinal, aumentar o alcance da Internet entre seus computadores e dispositivos m?veis, al?m de poder oferecer mais seguran?a. Segundo o gerente de produto da Link One, Fernando Valery, as paredes, portas, colunas ou outras barreiras tamb?m reduzem a performance da rede Wi-Fi, e isso deve ser levado em considera??o na hora de planejar a instala??o do seu roteador.

2) Precisa de um roteador novo?

Os roteadores de Internet, assim como qualquer outro dispositivo, tamb?m de desgastam com o tempo de uso e podem deixar o Wi-Fi ruim. E um dos problemas gerados ? oferecer uma taxa de internet mais baixa do que a contratada pelo plano, por exemplo, por falhas no funcionamento. Se voc? come?ar a notar sua Internet muito lenta, ou o Wi-Fi se desconectar sozinho na m?quina v?rias vezes durante o dia, vale verificar os cabos que conectam no roteador e ainda cogitar comprar um aparelho mais recente, talvez com duas antenas se precisar de uma amplia??o na cobertura do Wi-Fi.

Veja se precisa de um roteador novo (Foto: Pond5)

3) Melhorando o sinal com lata de alum?nio

Caso esteja precisando otimizar o sinal do seu roteador Wi-Fi, saiba que existe uma solu??o caseira pr?tica e barata para ajudar nessa miss?o. E voc? s? vai precisar de uma lata de alum?nio, fita, tesoura, caneta e estilete. Para acompanhar todos os passos, confira o tutorial do TechTudo para entender como fazer o procedimento e melhorar o sinal do seu Wi-Fi. Pode parecer simples, mas, pelo jeito, a amplia??o funciona mesmo.

Melhorando o sinal com lata de alum?nio (Foto: Raquel Feire/TechTudo)

4) Escolhendo roteadores

Est? em d?vida entre os modelos de roteadores Wi-Fi? Ent?o, o TechTudo fez uma lista com os aparelhos com melhor custo-benef?cio para voc?. Dessa forma, voc? pode selecionar um dos modelos bons e baratos para montar sua rede sem fio em casa. Est?o inclu?das marcas como D-Link, Cisco, TP Link e mais, com pre?os a partir de R$ 100. Veja qual ? a melhor op??o para o ambiente de instala??o, com capacidade de envio de sinal e mais. Fique atento para optar por um roteador mais potente caso o apartamento seja maior.

Aparelho com melhor custo-benef?cio para o usu?rio (Foto: Divulga??o/Dlink)

5) Seguran?a para sua rede Wi-Fi

Al?m de melhorar o sinal ? importante lembrar que a seguran?a da sua rede Wi-Fi ? fundamental para ter um funcionamento pleno. Dessa forma, voc? impede que terceiros roubem seu sinal e deixam sua Internet lenta. Por isso, este tutorial mostra como proteger seu roteador de amea?as virtuais com dicas simples. Veja tamb?m como

... impedir que algu?m descubra sua senha do Wi-Fi com sete fun??es selecionadas pela empresa de seguran?a online Kaspersky Lab.
Seguran?a na rede Wi-Fi (Foto: Divulga??o/Multilaser)

6) Configurando o roteador

Para que a Internet Wi-Fi funcione da maneira correta na sua casa ? necess?rio configurar seu roteador logo ap?s a instala??o. Para ajudar, o TechTudo tem alguns tutoriais para a marca D-Link, configurar um roteador Linksys, fazer a instala??o necess?ria nos aparelhos da marca Multilaser. Al?m disso, veja tamb?m como fazer a instala??o do seu roteador TP Link, bem popular no mercado, com op??es baratas.

Configurando roteador Wi-Fi para melhor uso (Foto: Divulga??o)

7) Modem com roteador ou aparelho separados?

Alguns modelos no mercado oferecem op??es no estilo combo: com recurso de modem e roteador no mesmo aparelho. Para ajudar o usu?rio, a an?lise do TechTudo mostra se essa escolha pode limitar sua velocidade de Internet Wi-Fi ou se n?o h? diferen?a no resultado final. Tamb?m ? poss?vel saber se um roteador com alta capacidade, que oferece apenas essa fun??o dedicada, vale mais a pena, dependendo do tipo de uso di?rio. Vale conferir para saber qual ? a melhor escolha antes de comprar os aparelhos.

Escolha modem e roteador juntos ou aparelhos diferentes (Foto: Reprodu??o/Dario Coutinho)

8) Entenda mais sobre o assunto

Antes de comprar um roteador e caso esteja precisando melhorar o sinal Wi-Fi da sua casa, vale a pena conhecer mais detalhes sobre os aparelhos dispon?veis no mercado. Assim, voc? entende dos requisitos necess?rios para fazer a instala??o, quais s?o as vantagens e al?m de escolher qual ? a melhor op??o para sua casa. Com isso, fica mais f?cil selecionar um modelo com a capacidade correta, conforme o tamanho do ambiente, funcionamento e mais detalhes. Tamb?m vale a pena entender como funciona a conex?o Wi-Fi, que fornece Internet sem fio para os seus dispositivos via instala??o de um roteador.

Entenda mais sobre roteadores e Wi-Fi (Foto: Divulga??o/Dlink)

9) Escolhendo o tipo de roteador ideal

Na hora da compra ? necess?rio estar atento para algumas configura??es e informa??es do roteador escolhido para sua casa. Dessa forma, voc? garante uma velocidade de Internet otimizada, conex?o em todos os ambientes que desejar e ainda consegue saber o melhor pre?o que pode pagar pelo equipamento. Para ajudar, selecionamos algumas dicas do que levar em conta na hora de comprar um roteador wireless. Fique atento para os detalhes e opte pela melhor op??o.

Escolhendo roteador ideal (Foto: Divulga??o/D-Link)

10) Melhorando o sinal Wi-Fi

Est? com o Wi-Fi lento? Ent?o, conhe?a algumas dicas especialmente pensadas para melhorar o sinal wireless do roteador na sua casa. Entenda quais aparelhos externos podem ser adicionados para aumentar a taxa de transfer?ncia de dados e a extens?o no ambiente, como os repetidores de sinal. Al?m disso, veja qual ? o melhor posicionamento para seu aparelho, reinicie em caso de problemas, troque antenas e mais op??es.

Dicas para melhorar o sinal Wi-Fi (Foto: Divulga??o/TPlink)

Agora ? s? seguir uma das dez dicas dos tutoriais para melhorar a qualidade da sua rede ?Wi-Fi disponibilizada pelo roteador. Lembre sempre de fazer um teste de velocidade, para conferir a taxa de entrega de dados para download e upload de arquivos nos seus dispositivos e computadores.

Por que a Internet est? lenta? Descubra no F?rum do TechTudo.

?



>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.