Para fazer um fluxograma online, é possível recorrer a serviços online grátis. Plataformas como o Lucidchart, Draw.io e Canva, por exemplo permitem fazer vários tipos de diagramas para representar processos ou atividades em etapas sem instalar nada no PC . Os sites trazem opções como adicionar legenda ao gráfico, salvá-lo em formatos variados (PNG, JPEG, PDF etc) ou personalizar a ilustração com cores e formas diferentes. Conheça, a seguir, seis ferramentas online para criar fluxograma.

Quer comprar celular, TV e outros produtos com desconto? Conheça o Compare TechTudo

1. Lucidchart

Lucidchart é uma plataforma online com recursos para criar e editar fluxogramas das mais variadas categorias. Acessível por qualquer navegador, a ferramenta exige um rápido cadastro usando uma conta de e-mail e já dá acesso todos os seus recursos.

Em uma interface muito organizada e totalmente traduzida para o português, o Lucidchart aceita a importação de dados nos mais diferentes formatos e permite compartilhar projetos para trabalhar de forma cooperativa. Da mesma forma, os usuários contam com um tutorial interativo com vários vídeos e instruções sobre cada recurso.

Com seis opções de formatos para exportar os fluxogramas: PDF, PNG, JPEG, SVG, CSV e DVX, a plataforma exibe uma barra que mede a complexidade e oferece uma biblioteca de modelos com categorias como organogramas de negócios, mapas mentais, diagramas profissionais ou os mais diferentes tipos fluxograma temáticos.

2. Canva

Também operando por browsers, o Canva é um editor de apresentações online que conta com dezenas de templates dinâmicos e fáceis de editar. Dentre estes modelos, há pelo menos uma dúzia de fluxogramas que podem ser personalizados com vários recursos da ferramenta.

O Canvas é compatível com qualquer navegador e o seu login exige um rápido cadastro de e-mail. Apesar de não ter suporte para o português e ter algumas opções de personalização exclusivas para assinantes, os projetos das ferramentas podem ser exportados em PDF, JPEG ou PNG, além de enviados por e-mail, Facebook, Twitter e Linkedln ou via link.

3. Draw.io

O Draw.io é um editor de diagramas e fluxogramas online e gratuito. Com um layout simples e fácil, o serviço permite ao usuário criar seus próprios processos, inserindo uma grande variedade de formas, textos, setas indicativas, e alterar cores e espessuras de traços.

Duas barras de menu, uma superior e outra lateral, oferecem ferramentas de edições rápidas que permitem ornamentar o fluxograma. O usuário pode salvar o arquivo como PDF, JPEG, PNG e SVG, além de sincronizá-los com serviços externos como Google Drive, OneDrive, Dropbox, GitHub e Trello.

4. Creately

Acessível por qualquer navegador, o Creately é uma ferramenta online para criar fluxogramas, gráficos e desenhos de forma colaborativa. A plataforma é gratuita, mas tem recursos limitados para assinaturas pagas, exigindo cadastro de conta de e-mail, Gmail ou Facebook para a utilização.

Sem contar com suporte para o português, a ferramenta tem uma interface é organizada e bonita, exibindo muitos ícones e exemplos de recursos. O Creately ainda oferece vários modelos de fluxogramas, permite importar vários formatos de arquivos e exporta projetos em formato próprio, SVG, PDF, PNG, JPEG ou em diagrama por e-mail.

5. Dia

Inspirado no Visio do pacote Microsoft Office, o Dia é um aplicativo desenvolvido exclusivamente para fazer diagramas. Porém, com suporte para o português e vários recursos específicos para fluxograma, o programa é uma excelente ferramenta para fazer sofisticadas apresentações de fluxos de processos e atividade

... s.

Sem exigir cadastramento, o Dia tem softwares em versões para Windows, macOS e Linux e tem suporte para importar e exportar arquivos em dezenas de formatos diferentes. Apesar de não contar com um tutorial traduzido, a interface do programa é muito intuitiva e os comandos são práticos e simples e usar.

6. HEFLO!

HEFLO! é uma plataforma online que oferece uma estação de trabalho virtual com opções para importar arquivos, trabalhar dados e criar fluxogramas. Acessível por qualquer browser, o cadastro na ferramenta exige uma conta de e-mail, mas também aceita login pelo Gmail e Facebook.

O HEFLO! tem interface totalmente em português, visual bonito e controles intuitivos, porém, a dinâmica das abas pode parecer confusa por poluir a apresentação dos projetos. O serviço também conta com tutorial prático e informativo, explicando cada detalhe dos comandos.

O HEFLO! permite compartilhar projetos com parceiros, bem como enviar por e-mail e postar em redes sociais. Da mesma forma, a ferramenta permite exportar no formato BPMN, PNG, PDF, DOC e HTML.

Como criar fluxogramas em flash? Tire dúvidas no Fórum do TechTudo.



>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.