O Skype e o WhatsApp oferecem vers?es web gratuitas, cada uma com funcionalidades diferentes. Nesse caso, o usu?rio s? precisa acessar o site pelo navegador do computador para se conectar e conversar, sem precisar baixar o programa na ?ntegra. Para ajudar a entender um pouco mais das vantagens dos mensageiros da Microsoft e do Facebook, confira este comparativo com mais detalhes.

Badoo ou Tinder? Veja qual a melhor rede social para namorar online

WhatsApp ou Skype? Qual o melhor mensageiro na Web? (Foto: Arte/ TechTudo)

Interface: Skype (permite adicionar amigos)

O WhatsApp apresenta uma interface em tela cheia com um visual muito parecido com a vers?o para celular, por?m estendido. Do lado esquerdo, s?o mostrados os contatos que s?o espelhados automaticamente na visualiza??o web. Ele oferece uma ferramenta de busca para procurar pelo seu amigo na lista de forma mais r?pida, mas n?o permite adicionar novos contatos pelo navegador.

WhatsApp web tem interface f?cil de usar (Foto: Reprodu??o/Barbara Mannara)

Na parte central est? a ?rea para o envio de mensagens, grava??o de ?udio, emoticons, envio de fotos e mais: ? aonde fica a janela de chat com seu contato. O WhatsApp no PC apresenta uma interface mais completa a do que o Skype, e isso pode ser justificado por possuir uma vers?o finalizada para o usu?rio, enquanto o Skype disponibiliza uma op??o de testes Beta, com acesso limitado.

Interface do Skype web com contatos na lateral (Foto: Reprodu??o/Barbara Mannara)

O mensageiro da Microsoft tamb?m oferece um visual com as mesmas cores e identidade visual da vers?o tradicional. Ele permite buscar e visualizar contatos da lateral esquerda da tela, e oferece a op??o de adicionar novos amigos diretamente pelo navegador. H? bot?es para fazer liga??es de ?udio e v?deo, al?m de permitir o envio de mensagens em texto e emoticons divertidos.

Disponibilidade: Empate (WhatsApp est? em v?rios navegadores; Skype dispensa celular)

Nesse ponto est? um grande destaque para o WhatsApp Web: ele pode ser acessado por usu?rios brasileiros por meio de smartphones Android, Windows Phone, BlackBerry, Nokia S40 e S60. J? os navegadores tamb?m s?o m?ltiplos, com acesso pelo Google Chrome, Mozilla Firefox, Baidu Browser e Opera. J? os usu?rios do iPhone, com sistema iOS, ainda est?o de fora e n?o podem us?-lo.

WhatsApp pode ser acess
... ado pelo navegador mas precisa do celular para funcionar (Foto: Reprodu??o/Barbara Mannara)

J? o Skype Web n?o precisa de celular para funcionar, mas a grande desvantagem ? que n?o pode ser utilizado por brasileiros de forma simples. Isso porque ? necess?rio alterar a localiza??o do computador para o Reino Unido por meio de um servi?o de VPN como o Hola para ter acesso ? plataforma.

Os navegadores suportados pelo chat s?o Internet Explorer 10 ou superior e as vers?es mais recentes do Google Chrome e Firefox. No Mac OS ele est? dispon?vel para Safari 6 ou superior.?O acesso pode ser feito tamb?m diretamente com o perfil do Facebook. O Skype est? liberando mais convites para um n?mero maior de usu?rios testarem os servi?os web, saiba como funciona.

Skype web s? precisa do seu login e senha (Foto: Reprodu??o/Barbara Mannara)

Ferramenta: Skype (mesmo beta, conserva fun??es do programa tradicional)

Se por um lado o WhatsApp pode ser conectado de forma mais simples, sem adicionar senha ou cadastro, por outro ele depende do celular para funcionar na vers?o web. Isso porque ele faz apenas um pareamento, espelhando o mensageiro em vers?o web no navegador.

Ou seja, se a bateria do seu celular acabar ou estiver sem Internet, o acesso pelo computador ser? interrompido. J? o Skype n?o mant?m v?nculo com nenhum aparelho, funcionando de forma independente com suas ferramentas. Ent?o, o usu?rio s? precisa fazer o login e come?ar a usar.

WhatsApp permite enviar fotos pela vers?o web (Foto: Reprodu??o/Barbara Mannara)

O Skype permite fazer liga??es em v?deo e ?udio pelo computador, e o contato pode atender em qualquer outra plataforma, seja desktop, web ou dispositivos m?veis. A usabilidade ? simples e bem parecida com a vers?o ?instal?vel?, com a vantagem de n?o ter que baixar um programa no computador, podendo ser acessado de qualquer m?quina com os navegadores compat?veis.

Para usar ele precisa de um plugin instalado, logo ap?s o login, enquanto para o WhatsApp basta um pareamento entre o celular, por meio de um QR Code.

Skype web permite fazer chamada de v?deo e ?udio, al?m de mandar mensagens (Foto: Reprodu??o/Barbara Mannara)

Para completar, o Skype permite buscar novos contatos dentre os usu?rios do servi?o, adicionar amigos na sua lista, alterar sua foto de perfil, alterar o status de como dispon?vel ou offline e montar conversas em grupo.

Ele tamb?m inclui o ?Echo / Sound Test Service? para fazer testes de ?udio e v?deo na sua conta, e ver se ser? tudo certo.

Acessando o menu do usu?rio (Foto: Reprodu??o/Barbara Mannara)

J? o WhatsApp tamb?m vem com laguns fun??es, sendo poss?vel gravar mensagens em ?udio e v?deo para enviar para os seus amigos, emoticons, mensagens de texto, anexar imagens do seu PC, al?m de permitir ver as informa??es de cada contato e baixar as m?dias para o computador de forma simplificada. Trocar a foto de perfil s? funciona pelo celular, assim como adicionar novos contatos.

WhatsApp permite enviar mensagens de texto, emoticon, ?udios e v?deos gravados (Foto: Reprodu??o/Barbara Mannara)

Desempenho: WhatsApp (mensageiro flui com mais leveza)

O que chama mais a aten??o para o WhatsApp ? seu funcionamento eficiente pelo navegador, e mesmo dependente do celular para fazer o envio das mensagens a sua utiliza??o ? bem pr?tica no dia a dia.

Com isso, o desempenho n?o decepciona, enviando mensagens e recebendo de forma r?pida quando conectado com uma Internet Wi-Fi, por exemplo. Nos testes ele n?o apresenta nenhum bug ou necessita de instala??es externas para funcionar: basta dar as permiss?es necess?rias de acesso pelo navegador e pronto.

WhatsApp tem um funcionamento pleno e sem bugs (Foto: Reprodu??o/Barbara Mannara)

J? o Skype ainda est? em sua vers?o beta de testes e isso dificulta muitas a??es no uso di?rio. Isso porque o programa, para come?ar, precisa de instala??o de um plugin externo. Depois ele apresenta diversos travamentos e erros durante o uso, tanto na liga??o quanto na apresenta??o da pr?pria interface.

Plugin necess?rio para usar o Skype Web (Foto: Reprodu??o/Barbara Mannara)

Sobre as chamadas de v?deo e ?udio, o Skype web leva mais tempo para concluir a??es, come?ar a chamar, responder aos cliques e mais, sendo necess?rio tentar algumas vezes completar uma liga??o, por exemplo. No entanto, o recurso pode ser aberto em duas ou mais janelas ao mesmo tempo, enquanto o WhatsApp s? permite a reprodu??o simult?nea em uma.

Skype web ainda apresenta alguns travamentos e a??es lentas na ver?o beta (Foto: Reprodu??o/Barbara Mannara)

Conclus?o: Skype (Com ressalvas)

Apesar dos dois servi?os serem populares pelo t?tulo de ?mensageiros?, eles apresentam funcionalidades um tanto diferentes: o WhatsApp ? mais voltado para a conversa em texto, no estilo chat, troca de mensagens, emoticons engra?ados, al?m de ?udios e v?deos gravados.

J? o Skype web tamb?m oferece troca de mensagem de texto e emoticons, mas seu destaque ? a chamada em tempo real por ?udio e v?deo, como se fosse uma liga??o telef?nica, s? que consumindo dados de Internet.

Ambos servi?os tem potencial de melhorar suas funcionalidades: o WhatsApp com a independ?ncia do celular e o Skype com a libera??o para os brasileiros e corre??o de bugs. Por?m, assim que o Skype for liberado e sair da fase beta, ? prov?vel que ele se mostre melhor em v?rios quesitos.

Como gravar v?deos do Skype no computador? Comente no F?rum do TechTudo

?



>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.