Minecraft é um popular game independente de blocos criado pelo programador sueco Markus Persson, que também é conhecido por "Notch". Está disponível em uma grande quantidade de plataformas, como PC, Xbox One, PlayStation 4, Nintendo Switch, Android e iOS, com versões "Legacy" para Xbox 360, PlayStation 3, Wii U, PS Vita, Minecraft: Pocket Edition e mais.

Em 2014, a série foi vendida para a Microsoft e Notch se afastou do desenvolvimento. Porém apenas recentemente a Microsoft apagou certas referências ao criador no Minecraft. Rumores indicam que o motivo seja as declarações polêmicas dadas por Persson recentemente.

Remoção de referências a Notch

Sempre ao iniciar o game Minecraft o jogador vê uma mensagem curiosa ou engraçado na tela título como "Todos os computadores são laptops se você for corajoso" ou "sabor sem tempero". Algumas dessas mensagens faziam referência ao criador do game Markus "Notch" Persson, porém foram removidas dia 28 de março de 2019.

A Microsoft não comentou o motivo da remoção, porém fãs da série especulam que seja devido à imagem pública que Notch tem passado nos últimos meses com declarações polêmicas em sua conta de Twitter. O nome do criador do game ainda consta nos créditos.

Aplicativo do TechTudo: receba as melhores dicas e últimas notícias no seu celular

Primeira versão do jogo foi criada em 6 dias

Minecraft foi criado no dia 10 de maio de 2009 e contava apenas com trabalho de Notch na programação e arte. Em apenas seis dias ele completou a primeira versão do jogo, quando ainda era chamado de "Cave Game".

Essa versão já gerava grandes mundos de blocos para exploração e permitia tirar esses blocos de um lugar e montá-los em outro. O game permaneceu em desenvolvimento pelos dois anos seguintes, mas desde o início permitia que jogadores experimentassem suas versões "incompletas" e participassem com ideias. Em 18 de novembro de 2011 a versão completa do jogo foi lançada, O Minecraft Oficial. As atualizações com novidades continuam até hoje.

O mundo do jogo é maior que a Terra

Cada bloco em Minecraft equivale a uma área de 1 m² e os mapas iniciais do jogo eram capazes de gerar áreas de até 30 milhões de blocos de extensão na vertical e na horizontal. Isso dá uma área total de 900 mil km² enquanto a superfície aproximada da Terra é de 510 mil km².

Atualmente o game possui versões "infinitas" de seu mundo que vão ainda mais longe. Eles são limitados apenas pela capacidade do computador em que roda. Vale ressaltar que as versões para consoles não chegam nem perto desses números.

Foi inspirado por um game chamado Infiniminer

Muitas vezes Notch comentou sobre suas inspirações por trás de Minecraft com games como Dwarf Fortress e Dungeon Keeper. O jogo Infiniminer tem visual muito semelhante. O game foi desenvolvido pela empresa Zachtronics. A principal diferença entre ele e o Minecraft é que o primeiro jogo era multiplayer competitivo e os usuários escavavam para ganhar pontos para as equipes. Escavar e construir era tão atraente para os fãs que versões hackeadas do jogo começaram a surgir sem o elemento competitivo.

Série foi posta à venda no Twitter e Microsoft a comprou

Em junho de 2014, após uma discussão entre Notch e fãs de Minecraft, o criador do jogo postou

... em seu Twitter:
Alguém quer comprar minhas ações na Mojang para que eu possa seguir com a minha vida? Receber ódio por fazer a coisa certa não é o meu lance.
— Markus "Notch" Persson via Twitter/ tradução livre

Esse foi o inesperado início das conversas entre Notch e a Microsoft que levou à compra da franquia por US$ 2,5 bilhões (quase R$ 10 bilhões pelas cotações atuais) em setembro do mesmo ano.

Qual foi o seu maior feito em Minecraft? Comente no Fórum do TechTudo.



>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.