Ragnarok M: Eternal Love, jogo disponível para celulares Android e iPhone (iOS), tem um sistema de classes bastante parecido com o de Ragnarok Online. Até o momento, há 16 classes disponíveis que podem ser utilizadas de maneiras diferentes dependendo da build escolhida pelo jogador. Cada caminho possui vantagens e desvantagens que serão levadas em conta na hora de upar sozinho ou em grupo. Veja, a seguir, o que esperar de cada uma das classes.

Classes 1-1

As classes 1-1 são as primeiras que os jogadores escolherão, logo após atingir o nível 10/10 (base/job) como Aprendiz.

Swordman (Espadachim)

A classe com o maior bônus em Vit e, portanto, a mais indicada para quem quer ser o tank do grupo. Além da defesa e do HP altos, os Espadachins possuem a skill Taunt, que atrai a atenção e os ataques dos monstros para si, deixando o resto do grupo a salvo. A sobrevivência aumenta ainda mais com a habilidade de aumentar a regeneração de HP. Para finalizar, podem se especializar no uso de espadas para causar mais dano, mas perdem para outras classes quando o assunto é DPS (dano por segundo).

Avança para: Knight (2-1) ou Crusader (2-2).

Thief (Gatuno)

Os Gatunos também são uma classe de combate corpo a corpo, mas, em vez da alta capacidade de absorver dano, preferem tentar se esquivar de golpes enquanto usam suas adagas para atacar rapidamente. Para isso, eles têm o maior bônus em Agi entre as classes iniciais. Eles também contam com habilidades para aumentar ainda mais a Esquiva, causar ataques duplos, esconder-se de inimigos e envenenar os adversários.

Avança para: Assassin (2-1) ou Rogue (2-2)

Merchant (Mercador)

Mercadores podem ser considerados a terceira classe de combate corpo a corpo, já que recebem o melhor bônus em força (maior que o dos Espadachins) de todas as profissões iniciais e podem usar seu carrinho como arma. Porém, eles ficam para trás tanto em defesa quanto em esquiva. Em compensação, contam com habilidades únicas que permitem ganhar dinheiro mais rápido que as outras classes.

Avança para: Blacksmith (2-1) ou Alchemist (2-2).

Archer (Arqueiro)

Os Arqueiros preferem lutar à distância com o uso de arcos e flechas. Por conta disso, não possuem bônus altos em defesa e força. Porém, sua destreza (Dex), atributo que define o dano a distância e precisão dos ataques, é a maior dentre todas as profissões. Archers estão entre os maiores causadores de dano e são uma das classes mais fáceis de upar, pois podem gastar quase todos os seus pontos em apenas dois atributos e matar monstros facilmente. Suas habilidades de ataque são fortes e eles ainda podem usar armadilhas.

Avança para: Hunter (2-1).

Acolyte (Noviço)

Noviço é a classe 1-1 mais equilibrada do jogo, com bônus significativos em quatro atributos: Str, Vit, Int e Dex. Enquanto cada profissão se destaca em algum atributo, Acolytes não são os melhores em nenhum. Isso ocorre porque, apesar de associados à classe de suporte Priest, eles também podem virar Monks, voltados para combate, ou a versão mais "agressiva" dos sacerdotes, conhecida como Battle Priest. Além disso, possuem habilidades que permitem curar companheiros, aumentar atributos e dar mais dano com maças.

Avança para: Priest (2-1) ou Monk (2-2).

Magician (Mago)

Ao contrário dos Noviços, Magos são especialistas no que fazem. Seu bônus em Int — atributo que define o dano mágico — é de 18 pontos, o mais alto em todas classes, superando os 16 em Dex que Archers recebem. Fora isso, eles ainda ganham um bônus considerável em Dex para invocar magias mais rápido. Essas especializações fazem com que a classe seja a melhor para causar grandes q

... uantidades de dano mágico em pouco tempo, com habilidades que ignoram a defesa normal dos inimigos. Vale lembrar que eles requerem cuidados para sobreviver a ataques de monstros mais fortes.

Avança para: Wizard (2-1).

Classes 2-1

As classes 2-1 são as evoluções mais convencionais para as primeiras profissões, pois mantêm os atributos e o estilo de jogo mais parecidos com o usado até este ponto.

Knight (Cavaleiro)

O Cavaleiro é a evolução mais clássica para o Swordman e o tank por excelência. Ele ganha especialização em lanças, o que o torna uma boa opção para caçar MVPs e monstros grandes, mas também pode continuar usando espadas ou optar por machados. Força (Str) e Vitalidade (Vit) são os melhores atributos para a classe, mas também é possível colocar pontos em Agilidade (Agi) e Destreza (Dex), para aumentar a velocidade e a precisão dos ataques. Para completar, eles ganham uma montaria para se deslocar mais rápido.

Opções de build:

  • Tank: Str, Vit, Dex;
  • Espada (Agi): Str, Agi, Dex, Vit;
  • Híbrido: Str, Agi, Vit, Dex.

Avança para: Lord Knight.

Assassin (Mercenário)

O Mercenário mantém a tática do Thief de atacar rápido e se esquivar das investidas inimigas, só que com a capacidade de causar muito mais dano. Sua resistência continua baixa, mas ele ganha a skill Back Sliding para evitar golpes de monstros, além de habilidades para causar muito dano rapidamente e eliminar inimigos antes que eles possam se tornar uma ameaça. Assassins podem se especializar no uso do Katar, uma arma feita para facilitar ataques críticos, ou usar duas adagas.

Opções de build:

  • Katar: Str, Agi, Luk, Dex;
  • Adagas: Str, Agi, Dex.

Avança para: Assassin Cross.

Blacksmith (Ferreiro)

Quando se torna um Ferreiro, o Mercador ganha a habilidade de forjar equipamentos, além de refinar e trabalhar com materiais brutos. Porém, boa parte dos jogadores escolhe a classe pelos seus buffs e capacidade de combate — e com a vantagem de ganhar mais dinheiro enquanto isso. O ferreiro tem habilidades para aumentar o dano que causam, reduzir o dano que recebem e atacar mais rápido e com mais precisão. Esses buffs afetam tanto a si mesmo quanto o grupo.

Opções de build:

  • Forjador: Dex, Luk;
  • Tank/Cart Revolution: Str, Vit, Dex;
  • Dano por segundo (DPS): Str, Agi/Vit, Dex.

Avança para: Whitesmith.

Hunter (Caçador)

O Caçador é a evolução dos Arqueiros que tem potencial de causar muito dano sem chegar perto dos monstros. Como Hunter, ele ganha ainda mais habilidades de ataque e opções de armadilhas. Também há possibilidade de domesticar um falcão para ajudar na batalha. A ave pode atacar os inimigos ao mesmo tempo que o Hunter atira suas flechas. É uma classe recomendada para player que gostam de jogar sozinhos.

Opções de build:

  • Arrow Shower: Dex, Vit, Int, Luk;
  • Armadilhas: Dex, Int, Vit, Luk;
  • Falcão com Agi/Crit: Agi, Dex, Luk.

Avança para: Sniper.

Priest (Sacerdote)

Sacerdotes são a classe de suporte por excelência, com habilidades que permitem curar, aumentar atributos e defesas e ressuscitar companheiros. Porém o Priest também pode agir sozinho no campo de batalha sem depender de um grupo para upar. Ele consegue destruir monstros das propriedades Morto-Vivo (Undead) e Demônio (Devil) com as skills Turn Undead e Magnus Exorcismus. Além disso pode se especializar no combate com a maça e se tornar um Battle Priest.

Opções de build:

  • Full Support: Int, Vit, Dex;
  • Exorcista: Int, Dex, Vit, Luk;
  • Battle Priest: Str, Agi, Dex.

Avança para: High Priest.

Wizard (Bruxo)

Assim como o Caçador, o Bruxo potencializa a força de sua classe 1-1. Chegando aqui, o personagem ganha muitas de habilidades mágicas, incluindo várias que podem atingir inimigos em uma área de efeito (AoE). Ótimo para grupos em que podem ser protegidos e mostrar que são uma das melhores classes quando se trata de dano por segundo (DPS).

Opções de build:

  • Wizard clássico: Int, Dex.

Avança para: High Wizard.

Classes 2-2

As classes 2-2 desviam um pouco do estilo de jogo, habilidades e da escolha de atributos da classe de origem, sendo recomendadas para jogadores que desejam variar um pouco a forma de jogar.

Crusader (Templário)

O Templário pode ser considerado um Cavaleiro menos especializado e mais versátil. A classe é capaz de desempenhar funções de tank, suporte e causador de dano físico e mágico. Eles também recebem montaria e especialização em lanças, como os cavaleiros, mas ainda ganham skills para curar e proteger aliados e causar dano mágico da propriedade Sagrado (Holy). Entre suas habilidades exclusivas estão um bônus permanente de até 20 pontos em defesa e uma série de técnicas com escudo.

Opções de build:

  • Holy Cross: Str, Vit, Int, Dex;
  • Spear Quicken: Str, Agi, Vit, Dex;
  • Full support: Vit, Int/Dex.

Avança para: Paladin.

Rogue (Arruaceiro)

O Arruaceiro pode ser considerado o espião ou agente secreto do mundo de Ragnarok Mobile. Isso porque suas habilidades vão desde ganhar descontos em lojas, mover-se sem ser detectado, copiar skills de monstros, roubar moedas e forjar novas cópias de materiais obtidos. Em combate, ele tenta atacar seus inimigos pelas costas com uma adaga ou golpear vários alvos, causando condições negativas (debuffs). Além disso, ainda ganha skills de arco e flecha para atacar a distância, se preferir.

Opções de build:

  • Adaga: Str, Agi, Vit, Dex;
  • Arco e flecha: Dex, Agi, Vit, Luk.

Avança para: Stalker.

Alchemist (Alquimista)

Alquimistas podem manipular itens e materiais para diversos fins, desde suporte até causar dano. Por isso, é uma classe difícil para iniciantes, já que depende de recursos que devem ser obtidos com dinheiro ou farmando. Eles possuem habilidades que fogem do padrão que podem interessar a alguns jogadores, como criar homúnculos, seres artificiais criados em laboratório, para lutar em seu lugar.

Opções de build:

  • Ácidos: Str, Int, Dex;
  • Homúnculos: Str, Int, Vit.

Avança para: Creator.

Monk (Monge)

Quando um Noviço decide se especializar em habilidades de combate, o resultado é um Monge. Muito mais voltados para combate, esses guerreiros têm a vantagem de contar com as skills de sua profissão anterior. Além disso, os Monks possuem diversos buffs próprios, além de habilidades de regeneração automática, bônus em esquiva e ataque bastante fortes, incluindo a que talvez seja a skill de dano mais poderosa do jogo, Asura Strike.

Opções de build:

  • Asura: Str, Int, Dex;
  • Combos: Str, Agi, Vit, Dex.

Avança para: Champion.

Quer comprar consoles, jogos e outros produtos com desconto? Conheça o Compare TechTudo



>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.