Uma empresa alem? desenvolveu ?formigas rob?s? que podem transformar o futuro do trabalho, apresentando alta efici?ncia em f?bricas. O modelo, chamado de BionicANT, cujo corpo ? criado atrav?s de impressora 3D, tem aproximadamente o tamanho de uma m?o e funciona imitando o comportamento cooperativo dos insetos de verdade.

Bra?o bi?nico impresso em 3D se conecta com smartphones

BionicANT promete transformar o trabalho em f?bricas no futuro (Foto: Divulga??o/Festo)

O grande objetivo do projeto ? a cria??o de agentes inteligentes que podem trabalhar de forma eficiente em f?bricas do futuro, pois se adaptam a diferentes necessidades de produ??o. Desenvolvidas pela Festo, uma empresa de engenharia alem?, as formigas artificiais s?o capazes de tomar decis?es individuais que se relacionam com um objetivo comum, assim como acontece no Reino Animal.

Comprar, alugar ou baixar filmes em 3D. Qual a melhor forma de consumir essa tecnologia? Opine no F?rum do TechTudo.

Os insetos rob?s possuem um design ?nico, com corpo de pl?stico impresso em 3D com circuitos eletr?nicos sobrepostos no topo com uma m?quina. As seis patas e garras das formigas s?o feitas de forma que permitem se dobrar com rapidez e precis?o, usando pouca energia e mantendo-se compacta.

Batas e garras das formigas se dobram com rapidez (Foto: Reprodu??o/Youtube)

Cada formiga conta com uma c?mera est?reo na cabe?a, para ajudar a determinar sua localiza??o e identifica??o de objetos que podem ser agarrados com pin?as abaixo do seu queixo. Sensores de pavimento tamb?m ajudam a ter uma no??o do seu entorno, enquanto usam redes sem fio para se comunicar.

Ainda, o trabalho em equipe permite que elas concluam tarefas complexas que n?o conseguiriam realizar por conta pr?pria, como mover um objeto

... grande. Dessa forma, prometem ser importantes e capazes de revolucionar o trabalho de produ??o em f?bricas no futuro. As formigas bi?nicas ser?o apresentadas na Hannover Messe, maior feira de tecnologia industrial do mundo, que acontecer? entre os dias 13 e 17 de abril.

Confira um v?deo das BionicANTs:

Via NewScientist?e Festo.



>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.