Os carros voadores devem chegar em breve nas grandes cidades. Esses automóveis de decolagem e pouso vertical, conhecidos pela sigla VTOL ou eVTOL (do inglês electric vertical takeoff and landing), poderão prestar serviços para os usuários. Diversos projetos financiados por empresas como Uber, Audi e Rolls-Royce estão em fase final de testes, com previsão de lançamento para os próximos anos.

Os veículos têm capacidade de atuar no transporte de cargas ou de pessoas, tanto para o setor civil quanto militar. Diversos estudos avaliam as peculiaridades da nova modalidade, analisando os benefícios que estão sendo divulgados a respeito dos lançamentos. Pensando nisso, o TechTudo reuniu alguns destes atributos e os impactos positivos que os carros voadores podem trazer.

Quer comprar celular, TV e outros produtos com desconto? Conheça o Compare TechTudo

1. Revolução nos transportes

Essa é uma das principais características, já que muitas das empresas projetam suas pesquisas com o objetivo de oferecer o serviço no futuro. No caso de alguns modelos não-autônomos, o condutor deverá estar habilitado para pilotar, além de dirigir. Sendo assim, a infraestrutura para implementação do sistema pretende formar uma rede conectada com outros meios, contribuindo para a melhoria da mobilidade já existente nas cidades.

2. Tempo de viagens

Os carros voadores certamente vão diminuir distâncias, principalmente entre pontos nos quais veículos aéreos de maior porte não atendem. Alguns modelos, como o Bell Nexus, podem alcançar cerca de 240 km/h e carregar até cinco passageiros. Uma estimativa calculada pelo futuro aplicativo uberAIR prevê que uma viagem padrão de carro que levaria cerca de 2 horas e 10 minutos seria feita em apenas 18 minutos, o que pode ser considerado uma economia de tempo considerável para realizar os compromissos do dia-a-dia.

Além disso, existem exemplos de projetos que envolvem usar os carros tanto no chão quanto no ar. É o caso do PAL-V Liberty, que traz rodas para circular pelas ruas. Em situações de trânsito, portanto, o usuário pode escolher qual a melhor alternativa e planejar sua viagem com mais uma rota alternativa – e, provavelmente, mais rápida.

3. Impacto na qualidade de vida

A ideia dos carros voadores é, também, melhorar a qualidade de vida das pessoas. Certos projetos pretendem disponibilizar recursos de navegação autônoma, por exemplo, sendo possível viajar sem um motorista. Além disso, o estresse causado por longas horas no trânsito em grandes cidades também pode ficar para trás, gerando um conforto ainda maior aos usuários. Viagens previamente agendadas em feriados e finais de semana podem facilitar o ir e vir durante o lazer de famílias, enquanto serviços de entrega de produtos e cargas também têm muito a ganhar.

4. Opção sustentável

Apesar de alguns estudos relativizarem as vantagens desta característica, vale destacar que a intenção é proporcionar uma alternativa mais sustentável. Os questionamentos levam em conta que a vantagem se dá quando os veículos estão totalmente ocupados, ou atuando em centros urbanos com muitos problemas de congestionamento. Nesses casos, a solução pode levar à diminuição do número de automóveis nas ruas, o que significa menor índice de poluição.

Outros fatores, como distâncias muito curtas, emissão de gases por combustão e a química presente nas baterias de alta performance podem comprometer o apelo ecológico dos projetos. De qualquer forma, esse não deixa de ser um importante argumento para o desenvolvimento dos projetos.

... >5. Eficiência energética

A questão energética é um dos objetivos centrais de vários protótipos, sobretudo aqueles que investem na propulsão elétrica. O desempenho destes modelos é superior ao dos motores à combustão, tanto em terra quanto no ar. O BlackFly, por exemplo, promete ter um consumo inferior a média dos carros elétricos comuns. No caso de modelos voadores, toda economia é valida, especialmente em relação a gastos de energia.

Cabify vs Uber: qual o melhor no Brasil? Tire suas dúvidas no Fórum do TechTudo



>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.