O Mac OS X ?, assim como outros softwares da Apple, conhecido por sua usabilidade, com comandos e configura??es simples de serem realizados. Mas, para quem vem de uso prolongado do Windows, algumas tarefas podem parecer estranhas demais. Se voc? adquiriu um MacBook recentemente, confira seis dicas para usar seus recursos mais b?sicos e esquecer de vez o sistema operacional da Microsoft.

Dispositivo promete oferecer entradas USB 'infinitas' para PCs; entenda

Conhecendo as portas

Aprenda quais s?o as conex?es do MacBook Pro (Foto: Paulo Alves/TechTudo)

Externamente, um MacBook tem muitas diferen?as se comparado com um PC comum que vem com Windows ou Linux de f?brica, j? que a Apple toma conta tanto do software quanto do hardware da m?quina. Um MacBook Pro, por exemplo, traz na lateral direita portas Thunderbolt para conex?o de acess?rios e monitores externos, FireWire para conectar a dispositivos em alta velocidade, e as tradicionais entradas USB e Ethernet.

H? tamb?m slot para cart?o de mem?ria, entrada de 3,5 mm para fones de ouvido e um medidor de bateria que exibe a carga da m?quina quando clicado. Para recarregar, os Macs v?m com a conex?o MagSafe, que ? magn?tica e ? prova de pux?es, cuja vers?o pode mudar de acordo com o ano de fabrica??o do computador ? a MagSafe 2, que permite conectar o cabo de alimenta??o lateralmente, vem a partir da vers?o 2013.

Atalhos do teclado

Veja os atalhos mais importantes do teclado (Foto: Paulo Alves/TechTudo)

Comandos r?pidos do teclado s?o importantes para agilizar o trabalho, e no Mac eles s?o muitos. Eles v?o desde o b?sico Command+C e Command+V para copiar e colar, passando pelo F3 e F4, que servem para ter uma vis?o em miniatura dos apps abertos ou obter uma lista de todos os programas instalados.

O que ? melhor: notebook, ultrabook, Macbook? Opine no F?rum do TechTudo.

Outro atalho ?til ? para realizar prints de tela. Na verdade, h? quatro deles: Shift+Command+3 para tirar print da tela inteira; Shift+Command+4 para escolher uma por??o exata da tela para obter print; Shift+Command+Control+3 para salvar um print de tela inteira na ?rea de transfer?ncia; ou Shift+Command+4+Espa?o para salvar um print de uma janela aberta. Por padr?o, todos os prints s?o salvos automaticamente na Mesa.

Como usar o dock

Acesse as configura??es do Dock clicando com dois dedos sobre a barra divis?ria (Foto: Reprodu??o/Paulo Alves)

De cara, uma das maiores mudan?as na interface do Mac OS ? a presen?a do dock. Essa barra inferior (que pode ficar dos lados tamb?m) re?ne ?cones de todos os programas abertos na m?quina, atalhos para seus apps favoritos e acesso para a pasta de transfer?ncias e lixeira.

Para deixar o dock

... do jeito mais conveniente para voc?, acesse ?Prefer?ncias do Sistema > Dock? ou simplesmente clique com o bot?o direito do mouse (ou com dois dedos no trackpad, como veremos a seguir) na divis?ria mais ? direita e escolha ?Prefer?ncias do Dock?.

L?, voc? poder? mudar a posi??o que ele aparece na tela, o tamanho dos ?cones, o ocultamento autom?tico e ativar o efeito de amplia??o ? este, quando ativado, destaca os apps no dock ? medida que voc? passa o mouse sobre eles. Voc? tamb?m pode, a qualquer momento, clicar e segurar nos ?cones para mov?-los de lugar.

Como usar o trackpad

Veja nas prefer?ncias todos os gestos do trackpad Acesse as configura??es do Dock clicando com dois dedos sobre a barra divis?ria (Foto: Reprodu??o/Paulo Alves)

Todo MacBook vem com um trackpad multitoque que aceita diversos comandos que facilitam o uso do sistema. Al?m dos b?sicos cliques com o bot?o direito (toque com um dedo) ou com o bot?o esquerdo (toque com dois dedos), h? uma s?rie de outros gestos que permitem, por exemplo, exibir uma vis?o expandida de todos os apps abertos, mover entre programas em tela cheia ou, com um movimento de pin?a, ver a mesa (o desktop).

Para personalizar cada um deles e aprender todos os gestos dispon?veis, incluindo anima??es com o comando exato a se fazer, clique no ?cone de ma??, v? em ?Prefer?ncias do Sistema? e selecione ?Trackpad?.

Como instalar e desinstalar apps

Para excluir um app, basta mov?-lo para a lixeira (Foto: Reprodu??o/Paulo Alves)

A n?o ser que voc? baixasse muitos apps da Windows Store, o que n?o ? t?o comum, instalar e desinstalar programas no Windows s?o complicados demais se comparado ao Mac. Na plataforma desktop da Apple, muitos softwares podem ser adquiridos por meio da Mac App Store, como no iPhone.

Outros, baixados em sites de terceiros, s?o, na maioria, t?o simples de instalar quanto mover um arquivo para a pasta ?Aplicativos? do computador. Para excluir tamb?m n?o poderia ser mais f?cil: mova os itens indesejados para a lixeira e, quando quiser se livrar para sempre, esvazie-a.

Como personalizar a apar?ncia

Mude cores principais e de destaque na interface (Foto: Reprodu??o/Paulo Alves)

N?o h? tantas maneiras assim para personalizar a interface do seu Mac, ao menos n?o oficialmente. Mas voc? ainda pode trocar algumas cores e, ? claro, a imagem de plano de fundo. Todas essas op??es podem ser acessadas nos itens ?Geral? e ?Mesa e Protetor de Tela? no menu de prefer?ncias pessoais. Primeiro, troque as cores prim?rias do sistema entre azul e grafite e deixe textos e caixas de destaque de qualquer cor. No segundo item, escolha uma das imagens dispon?veis como seu plano de fundo ou selecione outra armazenada na mem?ria ? para tal, clique em ?Pastas? no menu ? esquerda.

Como encontrar seus arquivos e pastas

Pesquisa qualquer coisa usando o Spotlight (Foto: Reprodu??o/Paulo Alves)

O Finder, cujo atalho fica no dock por padr?o, ? o equivalente do Mac ao Windows Explorer no sistema operacional da Microsoft. Assim como em seu antigo PC, ele permite incluir itens favoritos para acesso r?pido e mostra atalhos para as pasta mais importantes do computador, como ?Documentos?, ?Filmes?, ?Aplicativos? e ?Mesa?.

Mas, para localizar algo rapidamente, o melhor mesmo ? usar o Spotlight, um campo de buscas que pode ser acessado de qualquer lugar do Mac, bastando clicar com o mouse no ?cone de lupa na barra superior ou digitando Command+Espa?o.

Como usar a barra de ferramentas

Barra superior sempre ter? um bot?o com as principais op??es do app aberto (Foto: Reprodu??o/Paulo Alves)

Diferente do Windows, o Mac sempre ter? uma barra de ferramentas ? mostra. As op??es que aparecem ali s?o sempre contextuais, ou seja, dependem do app que estiver aberto e maximizado no momento. Qualquer app tamb?m re?ne, sempre, suas principais configura??es em um bot?o com seu nome. Ou seja, as prefer?ncias do Chrome estar?o em um bot?o com o nome ?Chrome? e assim por diante.

Mas, independente do app que o usu?rio estiver utilizando, a barra sempre exibir? os ?cones dos programas rodando no plano de fundo, estado do Wi-Fi, n?vel de bateria, data e hora, entre outras informa??es pertinentes al?m do cl?ssico bot?o com o ?cone da ma?? para acessar as configura??es do computador.



>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.