Algumas plataformas gratuitas permitem criar portfólios online para expor seus textos, fotografias, vídeos e itens multimídia com o objetivo de criar um acervo virtual que pode ser acessado por empresas ou clientes. Serviços como Behance, Medium e WordPress são muito utilizados com esta finalidade, especialmente por profissionais das áreas de comunicação, criatividade e audiovisual, possibilitando mostrar seus trabalhos de forma organizada e agradável.

Confira na lista a seguir cinco sites para fazer portfólio pela Internet de forma fácil, por meio de templates prontos e customização de layouts, resultando em páginas personalizadas com aspecto profissional.

Quer comprar celular, TV e outros produtos com desconto? Conheça o Compare TechTudo

1. Behance

O Behance é uma ferramenta da Adobe voltada para a criação de sites muito utilizada para a confecção de portfólios, especialmente por profissionais das áreas de design, publicidade, fotografia, arquitetura e artes visuais. Após a criação do perfil, o usuário pode criar pastas separadas para expor trabalhos de diferentes estilos, como textos e imagens. Por ser de propriedade da Adobe, é possível sincronizar fotos do Lightroom e arquivos do Creative Cloud.

Para deixar as pastas do portfólio organizadas, o Behance permite que o profissional crie um título, adicione uma foto de capa criativa e categorize cada projeto com tags. Para facilitar o acesso de pessoas externas ao portfólio, os usuários podem criar uma URL personalizada, no formato “https://www.behance.net/SeuNome”. É possível criar uma conta no Behance com dados do perfil do Facebook ou do Google.

2. Medium

O Medium é uma plataforma de publicação que aceita textos, imagens, vídeos e outros tipos de conteúdo, reunindo trabalhos em um único espaço. Por possuir formato de rede social, ou seja, permite que você siga perfis e seja “seguido”, o site possibilita ter uma maior distribuição dos trabalhos postados entre a comunidade, dando maior visibilidade à sua página. A plataforma é muito utilizada por jornalistas, escritores e autores de artigos científicos.

O layout dos portfólios pode seguir o estilo de blogs, com textos corridos, ou agrupar arquivos em pastas separadas por tema, destacando um título e criando uma descrição para explicar o projeto. O Medium permite, ainda, criar portfólios colaborativos, em que outras pessoas poderão adicionar trabalhos ao conjunto de obras.

3. WordPress

Famosa plataforma de criação de sites, o WordPress permite criar um portfólio em formato de página pessoal, com menus interativos que levam a diferentes projetos e seções específicas. É possível subir fotos, vídeos, links para páginas externas e redes sociais a partir de um painel de publicação fácil de usar, sem precisar conhecer ou manipular códigos de programação.

Para customizar o portfólio, é possível instalar diferentes temas no WordPress por meio de um vasto catálogo de customização. Alguns deles possuem temáticas específicas que focam na grande exposição de imagens na tela, que podem ser úteis para divulgar projetos de moda, tecnologia e design. Para os criadores de textos também é permitido usar o site em formato de blog, com cores e layout particular.

4. Wix

O Wix é uma plataforma de criação de sites que possui templates prontos para fazer portfólios e currículos online, sem precisar de conhecimentos de programação. Através de um publicador de fácil utilização, o usuário pode criar seus sites rapidamente, apenas manipulando os itens pela tela e mudando cores, tamanhos e fontes. Por se tratar de um site, é possível criar várias subpáginas que levarão o visitante a diferentes trabalhos.

Focado na divulgação de imagens, Wix permite inserir fotos do computador ou sincroniza

... r arquivos do Facebook, Instagram e Google Photos, e ainda disponibiliza um formulário de contato para que clientes e empresas entrem em contato de forma rápida. A ferramenta é responsiva aos dispositivos mobile, permitindo que todos visualizem seu portfólio também por celular ou tablet.

5. Tumblr

O Tumblr possui um formato paralelo de blog e rede social e é bastante utilizado para divulgar fotos e vídeos. Desta forma, a ferramenta pode ser uma boa alternativa para criar portfólios de fotografia, artistas plásticos e videomakers. O serviço possibilita criar álbuns para organizar arquivos com temáticas diferentes, adicionar legendas aos itens e também permite categorizar as imagens com hashtags, o que pode ajudar a disseminar os trabalhos para mais pessoas dentro da comunidade. O Tumblr permite que o profissional trabalhe o layout da sua página, alterando temas, cores e fontes, deixando o estilo da página de acordo com sua identidade.

Arquivo 'portfolio' no WhatsApp é vírus? Tire dúvidas no Fórum do TechTudo.



>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.