O Word conta com ferramentas que permitem criar um formulário que pode ser preenchido no computador sem precisar de soluções online, como Google Forms ou Microsoft Forms. Ao ativar funções de desenvolvedor no programa, o usuário pode criar tabelas com botões e seletores que ajudam a criar campos de preenchimento inteligentes, que funcionam mesmo quando o restante do conteúdo está bloqueado para edição. Veja como criar um documento formulário preenchível no Word no PC.

Quer comprar celular, TV e outros produtos com desconto? Conheça o Compare TechTudo

Passo 1. Abra o Word e, antes de criar um documento, clique em “Opções” no menu lateral.

Passo 2. No menu “Personalizar faixa de opções”, marque a caixa ao lado de “Desenvolvedor” e clique em “Ok”.

Passo 3. Abra um novo arquivo do Word e crie uma tabela com a quantidade de linhas requerida pelo seu formulário. Não esqueça de incluir linhas para título, nomes das seções e campos de preenchimento.

Passo 4. Em seguida, preencha a tabela com título, nomes das seções e nomes dos itens de múltipla escolha que deverão compor o formulário. Por enquanto, não é preciso se preocupar com o layout ou o visual do formulário.

Passo 5. A aba “Desenvolvedor” habilitada nas opções do Word contém os elementos necessários para transformar a tabela em um formulário preenchível. Para adicionar uma caixa de seleção, posicione o cursor ao lado da descrição do item e clique na opção correspondente no menu “Controles”. Adicione quantas caixas precisar.

Passo 6. Use o “Modo de Design” para ajustar o espaçamento entre os itens de um campo de preenchimento manualmente.

Passo 7. Outro controle interessante é o “Selecionador de data”, que permite adicionar um calendário dentro do formulário. Mantenha o “Modo de Design” ativo para personalizar o nome dos campos.

Passo 8. O Word também oferece uma opção de lista, que permite incluir vários itens selecionáveis em um único campo. Ao adicionar um controle do tipo, clique em “Propriedades” para personalizar a lista.

Passo 9. Na seção “Propriedades da lista suspensa”, clique em “Adicionar” para incluir novos itens da lista. O campo “Valor” não é obrigatório. Dê “Ok” para finalizar a lista.

Passo 10. Depois de adicionar informações ao formulário, use a ferramenta de imagens do Word para colocar uma foto de capa no documento e personaliza as cores da tabela no menu de design.

Passo 11. Desabilite o “Modo de Design” para testar se o formulário está funcionando da maneira desejada. Se estiver tudo correto, prossiga com a restrição do documento para impedir edições. Acesse o menu “Revisã

... o” e clique em “Restringir edição”. No painel à direita, selecione “Preenchendo formulários” e clique em “Sim, aplicar proteção”.

Passo 12. Ao final, seu formulário estará pronto para ser preenchido com outras pessoas.

Via Microsoft

Como colocar linhas de bordas no documentos criados no Word para Android? Descubra no Fórum do TechTudo.



>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.