O aplicativo da Netflix está disponível na maioria das smart TVs atuais e é uma forma prática de assistir a filmes, séries e desenhos animados sem depender de outro dispositivo. O que pouca gente sabe é que há alguns truques que podem deixar a experiência ainda mais agradável, como navegar por categorias escondidas ou reiniciar o aplicativo usando um código secreto.

Confira a seguir nove dicas de como aproveitar ao máximo o serviço de streaming por assinatura na sua smart TV. Vale lembrar que alguns itens só vão funcionar em determinadas situações, dependendo do tipo de conta e dos recursos disponíveis no televisor.

Quer comprar uma smart TV barata? Encontre os melhores preços no Compare TechTudo

1. Assistir à Netflix em 4K e HDR

Ter uma smart TV com resolução 4K não basta para curtir as séries e filmes da Netflix em Ultra HD e com a tecnologia HDR. Antes de mais nada, é preciso contratar um plano mensal compatível com esse tipo de resolução, que atualmente sai por R$ 45,90. Além disso, o usuário deve entrar nas configurações da conta e mudar a qualidade de transmissão para Alto ou Automático.

Por fim, o serviço de streaming recomenda que o usuário possua no mínimo 25 Mb/s de conexão estável. Uma dica é usar o próprio medidor de velocidade da Netflix, o Fast.com, para saber se sua Internet chega a esse valor. Se todos esses requisitos forem cumpridos, basta entrar no aplicativo e procurar por 4K ou UltraHD na barra de busca para conferir os conteúdos que suportam a resolução. Para saber se o título é compatível com HDR, é preciso conferir se há o selo indicativo na descrição.

2. Usar sistema Dolby Atmos

Desde 2017, a Netflix disponibiliza conteúdo em Dolby Atmos. Criado inicialmente para salas de cinema, a tecnologia usa 128 canais de áudio, produzindo um nível de imersão inédito para uso doméstico. Títulos como Vingadores, Roma e Bird Box já contam com essa novidade. Só que para usufruir dessa qualidade de som diferenciada também é preciso cumprir alguns requisitos. Além de possuir um smart TV compatível com o sistema Dolby Atmos e assinar um plano com resolução Ultra HD, é preciso ter Internet de 3 Mb/s ou mais. Se for o seu caso, é só usar a barra de busca para encontrar os filmes e séries suportados pela tecnologia.

3. Usar TVs recomendadas pela Netflix

Essa dica é para quem ainda não tem uma smart TV ou pretende fazer um upgrade. Todo ano, a Netflix anuncia os modelos mais recomendados para quem pretende usar o serviço de streaming na tela grande. Entre os critérios usados pela empresa estão facilidade de acesso ao aplicativo (seja pelo controle ou por meio do menu da TV), excelente qualidade de imagem e vir de fábrica com o app atualizado.

Até o momento, a Netflix não anunciou os modelos recomendados de 2019. Já em 2018, a empresa colocou na lista as smart TVs LG 4K UHD com webOS 4.0 e as TVs Sony Series W800F/WF800 com Android TV.

4. Navegar por categorias escondidas da Netflix

Em meio a tantas opções de séries, filmes, documentários e desenhos animados, nem sempre é fácil achar um conteúdo que agrade na Netflix. Por isso, uma das dicas é usar códigos secretos para navegar pelas categorias escondidas dentro do serviço de streaming.

O truque funciona apenas em computadores, sendo necessário buscar pelo PC e, depois que achar um filme interessante, é só procurar pelo nome na smart TV. Para usá-lo, é preciso logar no site da Netflix e acrescentar na barra de url "netflix.com/browse/genre/(código da categoria)", sem as aspas. As opções variam desde as mais simples, como Séries de Anime (código 6721) até mais específicos, como Filmes de Terror com Vampiros (código 75804).

...

5. Reiniciar o app com código da Konami

Se por algum motivo você precisar reiniciar ou restaurar as configurações de fábrica do app da Netflix, há um código secreto para usar na smart TV. Usando as setas do controle faça o seguinte comando: cima, cima, baixo, baixo, esquerda, direita, esquerda, direita, cima, cima, cima, cima. Na tela, vão aparecer as opções "Sair" (Sign Out), "Reiniciar" (Start Over), "Desativar" (Deactivate) ou "Redefinir" (Reset). Com isso, é possível corrigir a maioria dos erros que costumam surgir no aplicativo.

Quem costuma jogar games – principalmente das décadas de 80 e 90 –, deve estar familiarizado com esse comando. Trata-se de uma versão alternativa do famoso código da Konami, que costumava desbloquear cheats e funções extras nos jogos.

6. Mudar fonte e tamanho da legenda

Como a dimensão e a resolução das telas variam de acordo com o modelo da TV, pode ser que o seu aparelho não esteja reproduzindo as legendas da Netflix no tamanho mais adequado. Por isso, o serviço de streaming tem uma opção para alterar tanto o tamanho quanto a fonte da legenda. Para isso, é preciso logar no site da Netflix pelo computador e entrar em "Conta". Em seguida, procure a opção "Exibição de Legenda" e faça as mudanças que achar melhor.

7. Apagar histórico da Netflix e resetar recomendações

Um dos trunfos da Netflix para manter seus usuários engajados é o sistema de recomendações baseado no histórico de cada perfil. Em outras palavras, cada série ou filme que você assistiu no passado, além dos votos que você deu para cada um deles, influencia nas recomendações que aparecerão na tela inicial do aplicativo.

Logo, caso alguém tenha usado seu perfil e assistido algo que você não goste, os algoritmos podem colocar recomendações estranhas ao seu gosto pessoal. Para evitar isso, a própria empresa permite apagar títulos de seu histórico.

Para isso, faça login no site da Netflix e selecione "Conta". Em seguida, procure a opção "O que foi Assistido". Na tela, aparecerão todos os conteúdos vistos por seu perfil pessoal. Clique no ícone ao lado de cada título para apagá-lo do histórico. Se preferir, é possível fazer esse procedimento também no smartphone.

8. Ativar controle dos pais

Quem tem filhos pequenos e não quer que eles acessem todo o conteúdo da Netflix pode usar o sistema de controle dos pais. Para acessar, é preciso entrar em "Conta", depois procurar por "Controle dos Pais". Crie um PIN de quatro algarismos e escolha a melhor configuração para sua família.

Além de restringir filmes, séries e desenhos por faixa etária, também é possível bloquear o acesso a títulos específicos usando o campo de busca. Basta procurar pelo nome da produção e adicionar à lista.

9. Ordenar Minha Lista manualmente

Normalmente, a ordem da lista de filmes e séries para assistir depois é definida de acordo com as recomendações da Netflix. No entanto, pouca gente sabe que é possível customizar a ordem de acordo com as preferências do usuário.

Para fazer isso, basta logar no site e entrar em "netflix.com/mylistorder", sem aspas. Depois, é preciso selecionar a opção "Classificação Manual". A partir daí, você pode usar o computador para colocar a "Minha Lista" na ordem que desejar, e ela manterá essa disposição tanto nas smart TVs quanto nos smartphones e em outros dispositivos.

Via Netflix

Qual o melhor concorrente para o Netflix? Opine no Fórum do TechTudo



>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.