Baixar livros gratuitamente e de forma legal é possível na Internet. Vários sites permitem realizar essa tarefa, incentivando a leitura tanto de obras clássicas quanto de novos títulos. Neste cenário, plataformas inteiramente em português cumprem esse papel e possibilitam que brasileiros encontrem livros digitais produzidos aqui e no mundo.

A lista abaixo reúne cinco sites que permitem fazer download de livros de forma gratuita e sem infringir as leis de direitos autorais. As obras são disponibilizadas em diferentes formatos, dependendo da plataforma. Confira a seguir sites para baixar livros e aumente sua biblioteca virtual para ler offline.

Quer comprar celular, TV e outros produtos com desconto? Conheça o Compare TechTudo

1. Biblioteca Brasiliana Mindlin

A Biblioteca Brasiliana Mindlin (digital.bbm.usp.br/handle/bbm/1) é mantida pela Universidade de São Paulo (USP). Com prédio físico, a instituição possui um acervo digital com cerca de 3 mil títulos, reunindo literatura, enciclopédia, poesia, artigos científicos, cartas e diversas outras categorias. O usuário pode localizar a obra desejada a partir das seções ou por meio do campo de buscas. Os downloads gratuitos são disponibilizados em PDF.

O catálogo faz parte da biblioteca pessoal formada pelo bibliófilo José Mindlin e sua esposa Guita ao longo de 80 anos, posteriormente doada à USP pela família do casal. Por conta disso, tratam-se de obras clássicas, documentos antigos e registros históricos. Assim, a Brasiliana é ideal para quem está procurando livros já raros, mas não traz muito resultado para quem procura por leitura contemporânea.

2. Wattpad

O Wattpad é uma plataforma gratuita para ler e publicar livros. Além de permitir a leitura online, o site permite baixar os títulos para o computador ou celular para visualizar offline. Para isso, basta adicionar uma obra à biblioteca e acessá-la a qualquer momento.

O serviço tem foco nas publicações independentes e novos autores. Ainda assim, é possível encontrar livros, contos e crônicas de escritores famosos, como Machado de Assis, Lima Barreto, Clarice Lispector e Edgar Allan Poe, entre outros.

3. Domínio Público

Lançado em 2004, o Portal Domínio Público (dominiopublico.gov.br) é um site do governo com objetivo de promover o aprendizado e o compartilhamento de informações. O acervo de textos engloba títulos de diversos tipos, incluindo literatura, educação, astronomia, educação, direito e sociologia, entre outros. Na parte literária, o portal se destaca por reunir obras completas dos mais importantes autores da língua portuguesa, tais como Machado de Assis, Fernando Pessoa e Joaquim Nabuco.

A plataforma permite pesquisar livros por título, autor, idioma e categoria. Além das obras literárias, o Domínio Público possui conteúdos de imagem, vídeo e som, possibilitando baixar também filmes e músicas de maneira legal e gratuita.

4. Biblioteca Digital Mundial

A Biblioteca Digital Mundial (wdl.org/pt) tem um impressionante acervo de quase 20 mil obras escritas em 193 países, publicadas desde 8.000 a.C. até os dias atuais. Embora seja uma iniciativa internacional — ela é mantida com o apoio a Organização das Nações Unidas (ONU) —, o portal está disponível em português. Também é possível localizar as obras por país, havendo mais de 250 títulos do Brasil.

Um destaque do site é a adaptação para deficientes visuais. Ele possui um player nativo que per

... mite ouvir o texto de descrição das obras antes de baixá-las. Os downloads são disponíveis em PDF e, quando se tratam de mapas, em PNG.

5. Outros Quadrinhos

O Outros Quadrinhos (outrosquadrinhos.com.br) é inteiramente voltado aos amantes de HQ. O portal conta com uma equipe de colaboradores que traduz obras de diferentes lugares do mundo, disponibilizando as histórias em português e em alta resolução de imagens. O leitor pode encontrar as séries pelo título, autor ou palavra-chave, através do campo de busca.

Wattpad: como fazer login na web em português? Tire dúvidas no Fórum do TechTudo.



>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.