A Maratona Behind the Code é um desafio da IBM que tem como objetivo selecionar, por meio de provas online, os cinco melhores desenvolvedores do país. A competição, que acontece pela primeira vez no Brasil, já está com as inscrições abertas. Os vencedores ganharão uma viagem internacional para São Francisco, nos Estados Unidos, onde vão conhecer a sede da IBM e participar de atividades que visam o desenvolvimento de suas habilidades.

A competição consiste em nove desafios sobre tecnologias atuais do mercado, como Inteligência Artificial, Internet das Coisas (IoT), Blockchain, entre outras. Após a fase online, a IBM vai selecionar os 100 melhores do desafio para uma etapa presencial na Bahia, onde eles disputarão o prêmio final. A seguir, saiba todos os detalhes sobre o desafio e como fazer para participar.

Quer comprar celular, TV e outros produtos com desconto? Conheça o Compare TechTudo

O que é a Maratona Behind the Code?

A Maratona Behind the Code é uma competição virtual organizada pela IBM, uma das maiores empresas no ramo da tecnologia, que chega ao Brasil pela primeira vez. A disputa vai reunir desenvolvedores de todo o país em uma competição de programação que tem como foco o desenvolvimento de soluções de negócios por meio da inovação tecnológica, como Inteligência Artificial e Internet das Coisas (IoT), por exemplo.

A iniciativa tem como objetivo fornecer ferramentas e conteúdos para ajudar os desenvolvedores a resolverem os nove desafios da competição. Ao final das oito primeiras provas, os 100 melhores ranqueados irão para uma fase presencial na Praia do Forte, na Bahia.

Desafios

A Maratona consiste em uma competição virtual com nove desafios relacionados a inovação tecnológica por meio da IBM Cloud, a plataforma de desenvolvimento da empresa. Entre os desafios propostos pela Maratona Behind the Code estão alguns testes nas ferramentas existentes na nuvem da IBM que se relacionam com o setor de Blockchain, Inteligência Artificial, Internet das Coisas (IoT), Kubernetes, Serverless e Analytics.

Para facilitar o desenvolvimento do usuário, a IBM oferece alguns guias sobre cada uma das tecnologias que serão utilizadas nas provas. Dessa forma, os participantes podem aprimorar seus conhecimentos e desenvolver suas habilidades ao longo da competição.

IBM Cloud

A IBM Cloud é uma plataforma em nuvem da IBM que permite ao programador acessar uma gama de funções que podem ajudar no desenvolvimento de sua solução tecnológica. Dentro da nuvem, é possível encontrar diferentes ferramentas relacionadas às tecnologias disruptivas, que ajudam no desenvolvimento de soluções de negócios.

Uma delas é o Blockchain. Essa tecnologia é muito utilizada por grandes empresas, pois permite realizar transações de dinheiro em tempo real, com menos custos e altos protocolos de segurança. Ou seja, é uma grande rede segura que gerencia dados e contratos, por exemplo. Outra ferramenta envolve a Inteligência Artificial e a Internet das Coisas (IoT), que facilitam o trabalho das empresas por meio da capacidade tecnológica de processar dados em alta velocidade de forma inteligente.

Essas ferramentas derrubaram tecnologias anteriores e revolucionaram o modo como o mercado trabalha, por isso são conhecidas como inovações disruptivas. Um grande exemplo atual é a Netflix. Com a criação dos serviços de streaming, as tradicionais locadoras de filmes em DVD perderam espaço, mudando totalmente o mercado cinematográfico.

Cronograma e inscrições

As inscrições para a Maratona Behind the Code podem ser feitas por meio do site maratona.dev/registro e até o dia 6 d

... e julho, quando começa a primeira fase da competição. Até o início dessa etapa, os desenvolvedores têm acesso a uma série de guias que vão auxiliá-los durante a competição. Dessa forma, é possível saber, em detalhes, tudo sobre as tecnologias exigidas pela Maratona.

Entre 6 e 28 de julho, acontece a segunda e principal fase da Behind the Code. Nela, os desenvolvedores irão receber uma série de desafios dentro da plataforma IBM Cloud e o sistema irá computar os pontos de cada participante. Após o período de desafios, no dia 15 de agosto, os 100 melhores colocados da plataforma ganharão um final de semana na Praia do Forte, na Bahia, onde irão disputar o último desafio presencialmente.

Premiação

Após a etapa presencial, os cinco primeiros colocados vão ganhar uma viagem internacional para São Francisco, nos Estados Unidos, onde poderão conhecer uma das sedes da IBM e participar de atividades que visam desenvolver as habilidades de programação. Além disso, os mais bem qualificados da plataforma ganham visibilidade para grandes empresas de tecnologia já existentes no mercado, o que pode aumentar as chances de contratação por uma desenvolvedora.

Como saber se um PC ou notebook é bom? Veja dicas no Fórum do TechTudo



>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.