A Microsoft finalmente liberou a primeira vers?o do Project Spartan, o novo navegador do Windows 10, e come?a a enterrar de vez o Internet Explorer. No entanto, antes de come?ar a utilizar o novo browser, ? preciso ficar atento a alguns detalhes sobre a pr?via de testes do programa. Confira tudo o que voc? precisa saber sobre a primeira build do Spartan no Windows e como navegar na Internet no software.

Windows 10: tudo o que j? se sabe e o que ? rumor sobre o sistema

1) O navegador ainda n?o est? finalizado e ? suscet?vel a erros

Assim como o Windows 10, a Microsoft liberou o Project Spartan em sua vers?o pr?via para testes, sugest?es e reporte de erros. O navegador ? bastante funcional. Mas, por enquanto, ? melhor reservar tarefas importantes para um browser mais est?vel. Ironia ou n?o, parte deste artigo foi totalmente perdido ap?s um fechamento inesperado do Spartan, o que nos obrigou a trocar de navegador.

Project Spartan foi lan?ado pela Microsoft na build 10049 do Windows 10 (Foto: Reprodu??o/Elson de Souza)

2) O que est? presente no Spartan?

A Microsoft incluiu quase tudo o que se espera de um navegador no Spartan. Atualmente, ? poss?vel, entre outras coisas, abrir e gerenciar diversas abas, acessar favoritos, salvar links, imprimir, usar fun??o tela cheia, fazer download e assistir v?deos no YouTube. O browser tamb?m conta com um modo de leitura que promete eliminar a polui??o visual e ajudar o usu?rio a se concentrar no que ? importante. Outras fun??es exclusivas s?o as anota??es e a assistente virtual Cortana.

3) O que n?o est? presente no Spartan?

A Microsoft deixou de fora da primeira vers?o algumas fun??es b?sicas e outras j? anunciadas. Entre as mais simples, est? o hist?rico, onde ? poss?vel rever os sites visitados recentemente. O gerenciador de downloads ? outra ferramenta que n?o foi finalizada, embora seja poss?vel baixar arquivos.

O browser tamb?m n?o inclui o suporte a extens?es, fun??o prometida pela Microsoft e muito popular no Firefox e no Chrome. Para os brasileiros, ? imposs?vel n?o sentir a falta da assistente Cortana, que ainda n?o est? dispon?vel em portugu?s. O recurso foi inclu?do no Spartan, mas ? preciso mudar o idioma do seu computador para come?ar a utilizar a assistente de voz.

4) Barra de navega??o

Se voc? est? acostumado com o Chrome, n?o vai ter dificuldade em lidar com o Spartan. O navegador da Microsoft adotou uma barra muito similar ao programa do Google, sendo ainda mais simples. No topo ficam as abas de sites, juntamente com um o bot?o para abrir uma nova guia.

Spartan possui barra de navega??o bastante semelhante com a do Chrome (Foto: Reprodu??o/Elson de Souza)

J? na parte inferior h? controles de navega??o, barra de endere?os, e mais quatro bot?es: gerenciar favoritos, downloads, lista de leitura e hist?rico; fazer notas; feedback do Spartan e um menu sandu?che para outras fun??es. O usu?rio ainda pode optar por exibir favoritos, criando uma terceira faixa na tela.

... 95x0/s.glbimg.com/po/tt2/f/original/2015/04/02/project-spartan-navegador-microsoft-internet-explorer-portugues-brasil-67.png" alt="Spartan pode permitir no futuro que usu?rio substitua o Bing pelo Google (Foto: Reprodu??o/Elson de Souza)" height="390" width="695">Spartan pode permitir no futuro que usu?rio substitua o Bing pelo Google (Foto: Reprodu??o/Elson de Souza)

Assim como no Chrome, a barra de navega??o do Spartan pode ser usada tamb?m para pesquisas na web. A diferen?a, claro, ? que em vez de exibir um resultado do Google, o navegador usar? o Bing. Existe uma fun??o que parece permitir a substitui??o do sistema de buscas, mas ela n?o est? acess?vel.

5) Integra??o com os servi?os Microsoft

Embora essa seja uma das grandes promessas, a integra??o do Spartan com os servi?os da Microsoft ainda deixa muito a desejar. ? poss?vel importar os favoritos do Internet Explorer atrav?s da sua conta do Windows, utilizar a pesquisa do Bing (com a Cortana, em ingl?s) e fazer notas no OneNote.

A expectativa ? que o Spartan fique mais completo futuramente, conforme vers?es para celulares e outros aparelhos forem lan?ados. Assim, ser? poss?vel ver uma maior integra??o entre os dispositivos, bem como ver o Spartan funcionando melhor em conjunto com o pr?prio Windows 10.

6) Como fazer anota??es

Spartan pode fazer anota??es na Internet e inserir coment?rios em caixas (Foto: Reprodu??o/Elson de Souza)

A maior novidade Spartan, por enquanto, ? a fun??o de anota??es. Basta clicar no bot?o com um l?pis e um papel, ? direita da barra de navega??o. Atualmente, ? poss?vel fazer anota??es com uma caneta de ponta fina, usar um marcador de texto, adicionar coment?rios em bal?es e recortar parte da p?gina.

Spartan oferece compartilhamento de anota??es com aplicativos do Win 10 (Foto: Reprodu??o/Elson de Souza)

Todos esses recursos podem ser usados com o mouse, mas prometem ser mais intuitivos em telas sens?veis ao toque e com o uso de uma caneta Stylus. Ao fim, ? poss?vel compartilhar sua anota??o em outros aplicativos, salv?-la no OneNote ou simplesmente sair sem guardar nenhuma modifica??o.

7) Como salvar links

Spartan oferece lista de leitura nativa para salvar links para ler mais tarde (Foto: Reprodu??o/Elson de Souza)

? poss?vel salvar links de tr?s formas no Spartan: A primeira, e mais f?cil, marca um conte?do como favorito. Basta acessar a p?gina e tocar sobre o bot?o em forma de estrela, dando todas as confirma??es necess?rias. No mesmo local, ? poss?vel adicionar o conte?do ? lista de leitura do navegador. A ?ltima ? compartilhando a p?gina atrav?s da ferramenta padr?o do Windows.

8) Modo de leitura

Spartan apresenta modo de leitura para facilitar a concentra??o do usu?rio (Foto: Reprodu??o/Elson de Souza)

O Spartan trouxe para os computadores uma fun??o j? famosa do Internet Explorer para smartphones: o modo leitura. O recurso permite que o usu?rio elimine elementos da p?gina web, como cabe?alhos, rodap?s e propagandas, exibindo apenas o conte?do principal, dando destaque ao que importa.

Qual ? o melhor Windows de todos os tempos??Opine no F?rum do TechTudo.?

Ao abrir uma not?cia, por exemplo, o recurso exibir? o texto disposto como em uma p?gina de papel ou um documento do Word: as linhas ter?o mais espa?o entre si e as fontes ficar?o maiores. Para ativar e desativar a fun??o, basta clicar em um ?cone de livro (Modo Leitura) na barra de navega??o.

9) Integra??o com a Cortana

Cortana pode ser usada no Spartan para procurar informa??es clim?ticas (Foto: Reprodu??o/Elson de Souza)

O grande destaque do sucessor do Internet Explorer ? a integra??o do navegador com a assistente Cortana. Para usar o recurso, basta mudar o idioma do seu computador para o ingl?s e a regi?o para os Estados Unidos nas configura??es. Feito isso, abra o navegador. A primeira fun??o de destaque ? a pesquisa inteligente, que exibe resultados conforme o usu?rio digita. Ao inserir a palavra ?weather? (clima, em ingl?s), a Cortana mostra temperatura e as condi??es atuais.

Ask Cortana pode fornecer dados sobre uma localidade e outros detalhes (Foto: Reprodu??o/Elson de Souza)

J? a fun??o ?Ask Cortana? (Pergunte ? Cortana) promete revolucionar a forma como as pessoas obt?m informa??es. Basta selecionar um texto, clicar com o bot?o direito e selecionar a op??o. Uma barra com a Cortana parecer? com a informa??o desejada. ? poss?vel, por exemplo, obter informa??es como endere?o de um local e defini??o de uma palavra no dicion?rio.

10) Como dar um feedback para a Microsoft

Para aprimorar o desenvolvimento do navegador, a Microsoft incluiu no programa uma sess?o especialmente dedicada ao feedback dos usu?rios. Caso voc? tenha algum problema com o browser, basta tocar no ?cone de rosto na parte superior direita da tela e preencher informa??es.

Atualmente, ? poss?vel informar tr?s tipos de eventos: problemas com um site espec?fico, erros do navegador ou fazer uma solicita??o ou sugest?o de recurso. Em todos os casos, o usu?rio deve preencher formul?rios adicionais e pode informar o e-mail, caso deseje receber algum tipo de resposta.

Spartan traz fun??o de feedback voltado para usu?rios darem opini?o (Foto: Reprodu??o/Elson de Souza)


>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.