O Excel tem uma função que permite calcular, rapidamente, a média ponderada de um conjunto de números. Esse tipo de cálculo vale para uma sequência de valores que têm diferentes pesos. O recurso é útil para encontrar um número que represente um conjunto de dados levando em conta a importância de cada item da tabela – em notas escolares, por exemplo, cada disciplina pode impactar a pontuação geral em diferentes níveis. Veja, a seguir, como encontrar a média aritmética ponderada no editor de planilhas da Microsoft.

Quer comprar celular, TV e outros produtos com desconto? Conheça o Compare TechTudo

Passo 1. Ema planilha com valores que contêm pesos, marque a célula que deverá mostrar a média ponderada dos números e use a função “SomaProduto”. Para isso, digite: =SOMAPRODUTO.

Passo 2. Marque primeiro todos os valores sem peso.

Passo 3. Depois, insira um ponto-e-vírgula na fórmula e marque todos os pesos de uma vez.

Passo 4. Por último, feche os parênteses da fórmula e adicione uma barra. Na sequência, digite a fórmula SOMA, abra outro parêntese e marque, mais uma vez, todos os pesos juntos. Não se esqueça de fechar o parêntese.

Passo 5. Tecle Enter para ver o resultado da média ponderada na célula. A fórmula utilizada soma cada valor multiplicado pelo peso correspondente e, ao final, d

... ivide a somatória de tudo isso pelo total dos pesos.

Qual é a melhor configuração de um computador para usar Excel? Veja no Fórum do TechTudo.



>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.