Mais de 10 milhões de usuários de celulares da Samsung baixaram um falso aplicativo que prometia fazer atualização do Android. Na verdade, o app redirecionava as pessoas para um site cheio de propagandas e ainda cobrava por update de sistema operacional que deveria ser gratuito. Embora a fraude tenha sido descoberta e reportada ao Google, o Atualizações para Samsung - Versões de Android (Updates for Samsung - Android Update Version, em inglês) continua ativo na Play Store na tarde desta sexta-feira (5) e pode fazer novas vítimas. Procurada pelo TechTudo, a empresa afirma que não comenta casos específicos, mas que os fabricantes estão sujeitos às políticas do programa de desenvolvedores.

Quer comprar celular, TV e outros produtos com desconto? Conheça o Compare TechTudo

De acordo com Aleksejs Kuprins, analista de malware do CSIS Security Group, o segredo para o sucesso em enganar tantos usuários foi o nome dado ao aplicativo, que sinaliza atualizações para Samsung, além do fato de ele estar disponível na Play Store oficial. O app despertou suspeitas de ser malicioso pelas propagandas indevidas, pela cobrança de US$ 34,99 por atualizações anuais que deveriam ser gratuitas e também pela forma de pagamento. Em vez de usar o método de assinatura do Google, a página pedia informações de cartão de crédito em uma plataforma externa.

Kuprins adverte que há uma peculiaridade sobre os downloads de firmware: "eles permitem que os usuários registrados de fato façam o download do firmware gratuitamente. No entanto, a taxa de download é limitada a 56 kb/s". Isso quer dizer que um download típico de firmware, se baixado diretamente no aparelho, levaria pelo menos quatro horas, em vez de alguns minutos. O analista também observou que as instalações gratuitas quase nunca foram concluídas, o que motivava o usuário a pagar por downloads mais rápidos por meio de pacotes premium.

Além de enganar cobrando por atualizações gratuitas, o aplicativo pode colocar a privacidade do usuário em risco por meio de coleta de dados. A recomendação para atualizações seguras do Android é seguir os procedimentos sugeridos pelo próprio sistema em suas notificações. Se quiser verificar se está usando a versão mais atualizada do Android, entre em "Configurações" > "Sistema" > "Atualização do sistema". Caso o OS esteja desatualizado, o aparelho indicará o download seguro da versão mais recente, sempre sem custos.

O que diz o Google

"Não comentamos casos específicos, mas ressaltamos que o Google tem o compromisso de proteger a privacidade e a segurança de mais de 2 bilhões de usuários do Android. Todos os desenvolvedores do Google Play estão sujeitos às políticas do programa de desenvolvedores. Se uma violação for comprovada, o aplicativo pode ser removido e o desenvolvedor banido da loja. Qualquer pessoa pode denunciar um aplicativo quando houver violação de nossas políticas.

Este relatório (https:

... //transparencyreport.google.com/android-security/overview) mostra com transparência nossas iniciativas para reduzir as taxas de aplicativos potencialmente nocivos (PHAs, na sigla em inglês) nos dispositivos e no Google Play, incluindo o Play Protect, que escaneia mais de 50 bilhões de apps todos os dias, dentro e fora do Google Play".

Via Forbes e TNW

Qual o melhor app que você tem no seu celular? Opine no Fórum do TechTudo.



>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.