Com o surgimento de novos aparelhos e melhorias em suas baterias, os consumidores ficam em dúvida sobre o tempo de recarga do seu smartphone. Recentemente, a Motorola revelou ao TechTudo com exclusividade que entre as perguntas mais frequentes recebidas pelo seu suporte está a dúvida sobre "o tempo de recarga do aparelho".

De acordo com a empresa, as novas baterias de Li-Ion não possuem mais o efeito memória, portanto é recomendado que os aparelhos sejam carregados até completar 100%. Não é necessário manter o celular na tomada após este período para supostamente garantir maior autonomia na bateria, pois eles são projetados para carregar apenas até este limite.

A Motorola ainda afirma que "este tipo de bateria permite pequenas cargas ao longo do dia", mas é importante seguir, sempre que possível, o ciclo recomendado de recarga, que vai do 5% ao 100%, para que a vida útil da bateria seja maior e para o desenvolvimento da melhor autonomia e performance do aparelho.

O que é o efeito memória de uma bateria?

O efeito memória atinge as baterias mais antigas, feitas de níquel e cádmio (NiCd), e acontece quando elas não são descarregadas até o limite, fazendo com que, nas próximas descargas, a sua capacidade seja reduzida. Dessa forma, a bateria passa a fornecer menos energia ao aparelho, o que faz com que ela seja popularmente conhecida como uma bateria "viciada".

As baterias mais recentes de NiCd sofrem bem menos com este efeito, reduzindo o risco de vício e fazendo com que o seu tempo de vida seja maior do que o de baterias mais antigas produzidas com o mesmo material.

As baterias de Li-Ion, citadas pela Motorola, não sofrem com este efeito memória, e não possuem um ciclo programado para prolongar a sua vida útil. Por esse e outros avanços ela é uma bateria mais cara mas, por conta do seu bom desempenho, é utilizada na maioria dos novos aparelhos com sistema Android.

O que outras empresas dizem sobre o tempo de recarga

O tempo de recarga de um aparelho parece ser consenso entre as grandes marcas. A chinesa Xiaomi já emite uma notificação logo quando o usuário liga o aparelho pela primeira vez. A recomendação, identificada pela equipe do TechTudo no Redmi Note 6 Pro, segue a mesma dica da Motorola: deixar o smartphone carregar até atingir o limite de 100%, sendo desnecessário mantê-lo a noite toda na tomada.

A Samsung, por meio dos seus canais oficiais, confirma os mesmos dados, mas completa que o celular pode ficar na tomada após completar a carga, porém o carregador não vai transmitir mais energia ao aparelho, evitando que ele seja danificado.

As baterias dos novos smartphones da Apple também são feitas de Li-Ion, portanto seguem o mesmo padrão já apresentado. A empresa destaca que o iPhone não precisa ser descarregado completamente para receber energia, e que um ciclo completo de bateria é contado apenas quando 100% da carga é utilizada, mesmo se ela for recarregada antes disso. Após 500 ciclos, a bateria mantém cerca de 80% da sua capacidade original de energia.

Conclusão

Com a utilização deste novo tipo de bateria, é possível identificar que o vício da bateria não é mais um problema para o consumidor. Mas, como todo produto, as baterias dos smartphones possuem uma vida útil, que pode ser conservada seguindo as condições bá

... sicas para sua manutenção, como optar pela recarga completa e manter o aparelho em condições de temperatura ambiente, por exemplo.

O antigo pensamento de que a primeira carga do aparelho precisa durar muitas horas não é mais uma realidade, basta atingir 100% da sua capacidade para que ele possa ser utilizado fora da tomada. O tempo exato para atingir este limite depende de fatores como o carregador utilizado e a capacidade da bateria.

Para conferir o tipo de bateria do seu celular basta acessar os canais de informação do fabricante, ou checar as informações contidas no manual do produto ou na própria caixa do aparelho.



>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.